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Maratona de Programação: Uma abordagem teórica e prática

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Apresentação em tema: "Maratona de Programação: Uma abordagem teórica e prática"— Transcrição da apresentação:

1 Maratona de Programação: Uma abordagem teórica e prática
Iniciação Científica 1 Maratona de Programação: Uma abordagem teórica e prática Aluno: Hallan Cosmo dos Santos

2 Motivação A Maratona de Programação é uma competição brasileira destinada a alunos da graduação e pós-graduação nas áreas de computação, matemática e afins.

3 Motivação O prazer em resolver problemas e a pesquisa em algoritmos X A rápida migração do meio acadêmico para o mercado Fazer uma análise dos ambientes teórico e prático, envolvidos durante as atividades de preparação para Maratona de Programação, e que cercam os alunos após encerrarem sua participação na competição.

4 Introdução A Maratona de Programação é uma competição onde são apresentados alguns problemas às equipes (que possuem três integrantes). Por sua vez, elas têm um tempo limitado para resolver o máximo destes problemas.

5 Introdução A Maratona também funciona como a prova nacional que classifica os times brasileiros que participam do ICPC – International Collegiate Programming Contest. O ICPC é uma competição internacional onde competem os melhores times de todo o mundo.

6 Momentos da Maratona Inerentes à maratona - onde o ritmo de treino e os tópicos abordados mudam de acordo com o calendário de competições. Particulares ou estratégicos, onde a estratégia da equipe determina os assuntos estudados/implementados pelo time em cada fase do calendário.

7 Momentos Inerentes à Maratona
Fase de Impulso de treino Fase de Foco Fase de Fronteira

8 Fase de Impulso de treino
Esta fase costuma começar, nos últimos anos, em Abril. É onde se mede a velocidade com que a equipe consegue sair do estado inerte para o ritmo de treinos intensos. Determina o impulso que foi tomado para se chegar ao ritmo ideal de treino.

9 Fase de Foco O universo de algoritmos que deve ser implemetado diminui bastante. A maioria das equipes não consegue chegar até aqui. Dura aproximadamente um mês e meio e é quando onde a equipe já tem um banco de questões resolvidas e outro de banco de questões a serem resolvidas.

10 Fase de Fronteira Aqui acaba a Maratona de Programação propriamente dita do ponto de vista dos competidores que chegaram até à final nacional. É o hora que os treinos para o ICPC começam, e a partir de agora cada time adota uma nova metodologia de estudo e preparo.

11 Pontos relevantes As fases formam um ciclo.
Nem sempre a equipe consegue manter uma determinada estratégia de treinamento, sem sacrificar parte das fases descritas.

12 Pontos relevantes Estes momentos englobam uma série de situações e circunstâncias que permitem aos competidores um melhor desempenho acadêmico. A estes elementos, chamamos de ambiente teórico da maratona. Ao mesmo tempo, a grande exposição que há em competições on-line e em serviços que empregam, como TopCoder, é um dos fenômenos que faz surgir o que chamamos de ambiente prático da maratona.

13 O ambiente teórico Grande parte da graduação resolvendo problemas.
Contato com grande número de referências em algoritmos e estrutura de dados Rede de contatos em que o competidor se insere em redor do mundo todo

14 O ambiente prático Treinamento na capacidade de encontrar soluções exigidas pelo mercado de TI. Realização de competições abertas por empresas privadas, inclusive de outros países.

15 Considerações finais É isso! Dúvidas?


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