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Comportamento do consumidor

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Apresentação em tema: "Comportamento do consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento do consumidor
Caldas

2 O surgimento de uma nova perspectiva...
O final da década de 1960 foi marcado pelo surgimento dos estudos do comportamento do consumidor. Importante campo a ser explorado. Uma estratégia indispensável na construção do planejamento de marketing das empresas. (RENNÓ, 2009, p. 16).

3 Por que surgiu? Necessidade?
As preocupações com o comportamento do consumidor surgiram a partir do aumento da competição entre as empresas e da concorrência acirrada nos mercados. Isto pressiona as organizações a buscarem alternativas que garantam sua sobrevivência, Identificando a satisfação das necessidades do consumidor como uma opção viável para suas estratégias de marketing.

4 * Por que? Em função da evolução constante da competitividade nos mercados e da concorrência acelerada, cresce a importância de monitorar os valores, gostos e desejos dos consumidores. Rennó (2009),

5 Conceitos O comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos. (SOLOMON, 2011, p. 33).

6 O comportamento do consumidor envolve não apenas as pessoas em si, mas também os grupos sociais dos quais fazem parte, evidenciando a preocupação em descobrir desejos e necessidades coerentes com as mercadorias ofertadas pela empresa.

7 O comportamento do consumidor representa as ações praticadas pelas pessoas ao adquirir, usar e descartar produtos e serviços. Leva em conta o que é feito antes, durante e depois da compra. Engel, Blackwell e Miniardi (2005)

8 O que influencia o comportamento do consumidor???
O comportamento do consumidor significa as várias informações e reações, ocorridas como resultado de aspectos e estímulos variados. O marketing, que influencia o ato de adquirir produtos pelas pessoas. (Limeira, 2007)

9 Fatores pessoais Fatores que representam a análise das características individuais do cliente. Leva em conta suas necessidades, grupo social, cultura, idade etc.

10 Fatores pessoais necessidades, grupo social, cultura, idade etc.

11 Fatores Ambientais As opiniões e conceitos que permeiam o meio social onde o consumidor está inserido significam os fatores ambientais. Ex. economia, políticas governamentais, cultura etc.

12 Aspectos psicológicos
Motivação por fatores internos ou externos (ambiente, sociedade ou necessidade fisiológica/social) Fatores levam o consumidor a se comportar de certo modo e criam dados que serão memorizados sensorialmente, temporariamente ou permanentemente;

13 Aspectos psicológicos
Envolvimento que é a importância ou o interesse percebido na aquisição/consumo do produto;

14 Aspectos psicológicos
Percepção é a seleção, organização e a interpretação das sensações do consumidor. Esse processo ocorre em três etapas: exposição, atenção, interpretação

15 Aspectos psicológicos
O aprendizado também influencia o comportamento do consumidor uma vez que abrange as mudanças ocorridas no indivíduo e o conteúdo de sua memória.

16 Atributos de compra Os atributos inerentes a um serviço ou mercadoria significam um dos aspectos de grande relevância na decisão de compra do consumidor. São as particularidades de serviço ou produto podem influenciar decisivamente na opção de compra do consumidor, Em função dos vários aspectos de cada pessoa, como a religião, cultura, subcultura, que acabam por fazer com que determinadas características sejam mais valorizadas no objeto de compra.

17 Atributos de produto Tais atributos significam o que o produto é, quais as suas características, suas funções e seus componentes. Os atributos são fatores decisivos na opção de compra de um consumidor, quando coincidem com suas preferências e características individuais. Inclusive aspectos relacionados com a sua participação no meio social.

18 A identificação dos atributos de um produto ou serviço recebe intensa influência de veículos como a propaganda.

19 A propaganda atua decisivamente também nas fases de:
decisão de compra, identificação da necessidade, consumo e avaliação de opções disponíveis, motivando o cliente a optar por determinado produto ou serviço.

20 Os atributos do produto ou sua marca são fortemente evidenciados pela propaganda, como uma importante estratégia de comunicação, Assim insere na mente do consumidor as principais vantagens e características, influenciando decisivamente em sua aceitação no mercado.

21 Assim, a compreensão dos atributos é imprescindível para que se entenda os fatores capazes de motivar o cliente a escolher um produto ou serviço.

22 O comportamento do consumidor é um fator importante a ser explorado pelas organizações uma estratégia indispensável na construção do planejamento de marketing das empresas. Dessa forma responda quais são os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor? Explique o que são os fatores pessoais e como eles estariam presentes no processo de compra dos consumidores? De exemplos Como os fatores ambientais estão presentes na análise do comportamento de consumo? De exemplos Como estão divididos os aspectos psicológicos nos estudos do comportamento de consumo? De exemplos.


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