A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAQUIAVEL: (1496-1527) Em Florença, onde Maquiavel nasceu em 1469, também reina a confusão. Ali, quem governa de fato são os Médici, que, no entanto,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAQUIAVEL: (1496-1527) Em Florença, onde Maquiavel nasceu em 1469, também reina a confusão. Ali, quem governa de fato são os Médici, que, no entanto,"— Transcrição da apresentação:

1

2 MAQUIAVEL: (1496-1527) Em Florença, onde Maquiavel nasceu em 1469, também reina a confusão. Ali, quem governa de fato são os Médici, que, no entanto, são expulsos em 1494, quando se reorganiza a república. Maquiavel ingressa na vida pública nesse período e, como segundo chanceler, conhece os bastidores da política de Florença. Em 1512, porém, uma nova rebelião traz de volta os Médici, obrigando Maquiavel ao exílio - ocasião em que escreveria O Príncipe, Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio e obras literárias como a comédia A Mandrágora. Os Médici são novamente expulsos em 1527. Maquiavel, que devido a suas convicções republicanas esperava ser chamado de novo à vida política, cai, porém, no esquecimento. Desgostoso e doente, morre no mesmo ano

3

4 Um homem que domina a fortuna: O Príncipe O príncipe deve ser um homem de virtù, aquele que, conhecendo as circunstâncias, é capaz de arrebatá-Ias a seu favor, valendo- se da liberdade de que o homem dispõe. Pois, diz Maquiavel, "penso poder ser verdade que a fortuna seja árbitra de metade de nossas ações, mas que, ainda assim, ela nos deixe governar quase a outra metade' '. Mais do que isso, o príncipe é aquele que não esperará que a fortuna "deixe governar",' esta "é mulher e, para dominá-Ia, é preciso bater e contrariá-Ia' '. Por isso, quando for preciso, o príncipe deve lançar mão da dissimulação e da violência, para resistir e mudar o curso dos acontecimentos.

5 Recomendações ao príncipe de virtù: Maquiavel recomenda, por exemplo, que "um príncipe deve gastar pouco para não ser obrigado a roubar seus súditos", mesmo que isso lhe valha a fama de miserável, o que é sempre preferível a ser odiado pela população por cobrar pesados impostos. Aconselha também que é melhor ser considerado cruel, pois tolerância pode gerar "desordens, das quais podem nascer assassínios ou rapinagem ", que "prejudicam todo um povo ". Além disso, afirma que o governante, para não ser derrubado, deve ser estimado e que, para isso, é preciso assegurar e estimular o livre exercício das atividades dos súditos.

6 Recomendações ao príncipe de virtù: "A um príncipe pouco devem importar as conspirações se é amado pelo povo; mas quando este é seu inimigo e o odeia, deve temer tudo e a todos' '. "Não se pode honestamente satisfazer aos grandes sem injúria para os' outros, mas o povo pode ser satisfeito. Porque o objetivo do povo é mais honesto que o dos poderosos,‘ estes querem oprimir, e aquele não ser oprimido ".


Carregar ppt "MAQUIAVEL: (1496-1527) Em Florença, onde Maquiavel nasceu em 1469, também reina a confusão. Ali, quem governa de fato são os Médici, que, no entanto,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google