A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROFESSOR UMA PEÇA CHAVE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROFESSOR UMA PEÇA CHAVE"— Transcrição da apresentação:

1 O PROFESSOR UMA PEÇA CHAVE
CAPÍTULO 2 O PROFESSOR UMA PEÇA CHAVE

2 2.475.969 Membros da Esc. Sabatina.
Congregações. 8.545 Igrejas Organizadas. Pequenos Grupos. 8 Países. Membros da Igreja, Membros da Esc. Sabatina. 2.021 Pastores. Professores da E.S. CAPÍTULO 2

3 Primeira Divisão em Crescimento. Segunda Divisão em Membros.
1. OS “Ps” DO PROFESSOR DE ESCOLA SABATINA Primeira Divisão em Crescimento. Segunda Divisão em Membros. Somos o 18,47 % do Mundo. Segunda Divisão Missionários Exterior. Primeira Divisão em Batismos. CAPÍTULO 2

4 QUATRO PERGUNTAS PARA PENSAR:
1. Como vamos conservar tantos membros em nossa igreja? A apostasia é inevitável, a Bíblia a prevê. É bem verdade que Cristo sofreu isto. Como fazer para que diminua o mínimo possível? Nossa responsabilidade para com cada um de nossos irmãos não termina por ocasião do batismo, mas começa bem nesse momento. CAPÍTULO 2

5 QUATRO PERGUNTAS PARA PENSAR:
2. Como vamos resistir aos enganos de Satanás? Aparecem críticas que mostram claramente um alarmante infantilismo espiritual. O incrível dessas críticas é que, às vezes, encontram terreno fértil, esta faltando estudo da Bíblia. CAPÍTULO 2

6 QUATRO PERGUNTAS PARA PENSAR:
3. Como vamos preparar um povo para se encontrar com Jesus? Cada minuto que se passa, mais se aproxima o glorioso retorno de nosso Senhor. Certamente, não estamos reagindo como deveria ser, ainda existe uma grande mornidão. CAPÍTULO 2

7 QUATRO PERGUNTAS PARA PENSAR:
4. Como vamos dirigir nosso crescimento com tão poucos pastores? O galopante crescimento de nossos membros não é acompanhado pelo mesmo crescimento em relação à quantidade de pastores, como seria o ideal. CAPÍTULO 2

8 QUATRO SOLUÇÕES SIMPLES E DESAFIANTES:
A apostasia é neutralizada ou diminui quando a igreja está unida, ativa e é amigável. As críticas que sempre existirão perdem seu poder quando se encontram com um povo maduro e firmemente cimentado na Palavra de Deus. A mornidão não suporta o calor do Espírito Santo em uma igreja consagrada a Deus. O aumento dos pastores e lento, mais o crescimento dos professores proporcional. CAPÍTULO 2

9 A ES é a PEÇA CHAVE Programa Mundial - Estável. Programa Bíblico.
É o melhor ambiente para participação. É um ambiente muito informal. É um ambiente excelente para a confraternização. CAPÍTULO 2

10 “A obra da Escola Sabatina é importante, e todos os que se interessam na verdade devem esforçar-se por torná-la próspera”. White, CSES, pág. 9. CAPÍTULO 2

11 O Professor é a Peça Chave
70 horas mínimo p/ano. Reuniões com participação, ambiente muito informal e fraterno. Mini – Igreja. CAPÍTULO 2

12 O PROFESSOR É A PEÇA CHAVE
No programa oficial da ES na DSA, o professor tem 55 para: (1) Um momento de Confraternização, 10 Minutos, onde pode atuar como Pastor, (2) Um momento Missionário, outros 10 Minutos onde atua como Diretor ou Promotor Missionário, e o (3) Momento da Recapitulação da Lição, 35 Minutos, onde atua como Professor propriamente dito. CAPÍTULO 2

13 Programa de Escola Sabatina
- Testemunhos - Planos Missionários - Oração Horário Ideal: 9:00 ás 10:20hs - Chamada - Visitas - Ofertas - Confraternização 10´ 10´ 35´ Estudo da Lição Início da Classe 20´ - Boas Vindas - Hino e Oração - Informativo - Música Especial Fim da Classe - Encerramento - Hino - Oração CAPÍTULO 2

14 Os 3s “Ps” do Professor CAPÍTULO 2

15 1º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR
1. Temos Poucos Pastores. Em 1968 tínhamos 531 pastores e em 2003,1.966. Em 1968 tínhamos membros e em 2003 já Proporcionalmente, em 1968 tínhamos um pastor para cada 430 membros, e agora temos um pastor para cada membros. Em 1968 cada pastor na América do Sul tinha 1,75 igrejas, e agora são 8,80. CAPÍTULO 2

16 1º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR
Temos Poucos Pastores. Não vão aumentar muito. Cada vez será pior. Em algum momento, não teremos mais. CAPÍTULO 2

17 2. Os Professores podem Personalizar melhor seu trabalho.
1º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR 2. Os Professores podem Personalizar melhor seu trabalho. O pastor tem na media irmãos em 8,8 igrejas. O professor de ES tem em média 13,91 membros em sua classe. Quem poderá personalizar melhor atenção pastoral? O professor com 14 alunos ou o pastor com 1.156? O professor vive mais perto dos membros que o pastor. CAPÍTULO 2

18 3. No Futuro teremos mais Provas.
1º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR 3. No Futuro teremos mais Provas. Quando a crise do Sábado x Domingo estiver no auge do seu momento, chegará a hora em que perderemos alguns de nossos irmãos, templos, instituições e até pastores. Mesmo que o inimigo possa destruir os “templos”… jamais poderá destruir “a igreja”. Nessa hora cada professor deve tomar conta de sua igreja (a classe de ES). CAPÍTULO 2

19 “Não se há de animar aos nossos ministros a borboletear sobre as igrejas para repetir aos crentes, semana após semana, as mesmas verdades. Possuímos uma verdade que é preciosa e salvadora”. CAPÍTULO 2

20 1. Deve promover a PARTICIPAÇÃO de seus alunos.
2º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR 1. Deve promover a PARTICIPAÇÃO de seus alunos. Não apenas porque o Senhor “necessita” O trabalho por outros é o melhor antídoto que se conhece contra a apostasia, o desânimo e o desalento. Desenvolve o carácter. CAPÍTULO 2

21 “A menos que avancemos diariamente
na exemplificação das virtudes cristãs ativas, não estaremos em condições de reconhecer a manifestação do Espírito Santo na chuva tardia. Ao redor, outros corações a poderão estar recebendo, mas nós não o advertiremos nem a receberemos.” Review and Herald, 2 de março de Pág. 28. CAPÍTULO 2

22 2. Deve desenvolver o POTENCIAL de cada aluno.
2º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR 2. Deve desenvolver o POTENCIAL de cada aluno. - Ele deve procurar o desenvolvimento de todos os dons de todos os seus alunos. CAPÍTULO 2

23 3. Deve PROMOVER a assinatura da Lição ES.
2º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR 3. Deve PROMOVER a assinatura da Lição ES. Alguns dos alunos não têm a lição e, por conseguinte, não a estudam diariamente, pelo simples fato de não ter captado a importância de fazê-lo. CAPÍTULO 2

24 1. Deve fazer PENSAR os seus alunos.
3º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR 1. Deve fazer PENSAR os seus alunos. Nem tudo o que se “ensina”, se “aprende”. Por muito tempo, temos dado mais importância ao ensino, do que à aprendizagem... Nossa sociedade tem a tendência de pensar cada vez menos. Na ES nosso alvo é que cada aluno pense e que cada vez o faça com mais freqüência. CAPÍTULO 2

25 “Cada ser humano criado à imagem de Deus, é dotado de certa faculdade própria do Criador – a individualidade, faculdade esta de pensar e agir. Os homens nos quais se desenvolvem esta faculdade, são os que arrostam responsabilidade, que são os dirigentes nos empreendimentos e que influenciam nos caracteres. É a obra da verdadeira educação desenvolver esta faculdade, adestrar os jovens, para que sejam pensantes e não meros refletores do pensamento de outrem.” Educação, págs. 17 e 18. CAPÍTULO 2

26 2. Deve fazer PARTICIPAR os seus alunos.
3º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR 2. Deve fazer PARTICIPAR os seus alunos. Diz um velho refrão: “O que escuto esqueço; o que vejo lembro; o que faço aprendo”. Vivemos em uma sociedade que ama a participação, portanto devemos ter aulas participativas. CAPÍTULO 2

27 É possível cair em situações extremas.
(1) O professor que faz do estudo da lição um “sermão”, (2) A classes onde todos falam o que lhes parece... sem, contudo, dar lugar ao “parecer de Deus”. “Não é o melhor plano falarem os professores, unicamente, mas devem levar a classe a dizer o que sabe. Então, com umas poucas observações ou ilustrações claras e breves, deve o professor gravar-lhes na mente a lição”. CSES, pág. 115 Educação, págs. 17 e 18. CAPÍTULO 2

28 Segundo o pastor Betz, há quatro níveis de aprendizagem:
3º “P” - O PROFESSOR COMO UM PASTOR 3. Deve ajudar aos seus alunos a PRATICAR o que foi aprendido. Segundo o pastor Betz, há quatro níveis de aprendizagem: (1) A memorização, (2) A compreensão, (3) Poder extrair um ensino e (4) Pôr em prática, o que foi aprendido. - Milhares que conhecem, sem ter dúvidas ou erros quanto aos ensinos da Bíblia, no entanto se perderão, porque não têm decidido pôr em prática estas verdades. - A missão máxima do professor de ES não é que seus alunos apenas SAIBAM, mas que SEJAM verdadeiros filhos de Deus. CAPÍTULO 2

29 O Modelo do Trem CAPÍTULO 2

30 Dormentes Vias del Tren

31 Informação Formação espiritual
Vias do Trem

32 Guia de Estudo da Bíblia
Informação Guia de Estudo da Bíblia CAPÍTULO 2

33 Informação Formação espiritual Aplicação
Vias do Trem

34 “Não é o melhor plano falarem os professores, unicamente, mas devem levar a classe a dizer o que sabe. Então, com umas poucas observações ou ilustrações claras e breves, deve o professor gravar-lhes na mente a lição”. CSES, pág. 115 Educação, págs. 17 e 18. CAPÍTULO 2

35 1º P - Pastor 2º P - Professor São POUCOS Pode PERSONALIZAR. Temos PROVAS. Deve fazer PENSAR. Deve fazer PARTICIPAR. Deve levá-los a PRATICAR. Alcançar a PARTICIPACÃO. Desenvolver seu POTENCIAL. Deve PROMOCIONAR 3º P - Promotor CAPÍTULO 2


Carregar ppt "O PROFESSOR UMA PEÇA CHAVE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google