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Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida

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Apresentação em tema: "Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
RETÓRICA Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida

2 O que é retórica? Uso da comunicação para definir as coisas da maneira como desejamos que os outros as vejam. Retórica – apresenta razões, combina interesses do emissor com os do receptores. Influencia percepções, sentimentos, atitudes e ações com palavras e símbolos. “Ajuda a celebrar o casamento dos interesses do influenciador com os do influenciado. É o instrumento democrático do diálogo.

3 O que é retórica? A persuasão é uma forma de poder, é um modo de convencer alguém por meio de recursos retóricos.

4 Linguagem e persuasão O papel da retórica: Grécia clássica – harmonia do falar. Depois, tornou-se sinônimo de discurso bonito mas vazio ou enganador.

5 Retórica de Aristóteles
Não é persuasão, apenas revela como persuadir, serve para que se descubra o que é próprio para persuadir. Abarca todas as formas discursivas.

6 Retórica moderna Estuda as figuras e técnicas de argumentação, a organização do discurso, os procedimentos que facilitam a adesão, a articulação dos raciocínios.

7 Esquema utilizado pela propaganda para obter convencimento
Uso de estereótipos – esquemas, fórmulas consagradas. Substituição de nomes – eufemismos. Apelo à autoridade – testemunho autorizado, líder de opinião. Afirmação e repetição - certeza, imperativo.

8 Aristóteles – Arte retórica (320 a.C)
Discursos verbais: Poéticos – modalidade narrativa científicos –defesa de uma tese, apoiada em argumentos Descritivos – indicativos, enumerativos

9 Aristóteles – Arte retórica
- Dissertação – predomínio de argumentos, exposição e veiculação de idéias, debate de pontos de vista, ataque /defesa de concepçoes.

10 Retórica Def.: conjunto de técnicas persuasivas.
Obj.: fazer o receptor compreender / ver o que e como queremos, influenciar pelo discurso. Retórica – propõe a visão da realidade que corresponde aos desejos e às necessidades do emissor e à sensibilidade e aos interesses do receptor.

11 Passos da ação retórica
. Estabelecer objetivos . Conhecimento do público . Usar recursos lingüísticos . Usar recursos não verbais . Usar recursos financeiros . Usar recursos tecnológicos . Credibilidade do emissor

12 Momentos da ação retórica
. Força na narração . Impacto do conhecimento . Mudança de opinião . Retórica de manutenção . Conseguir uma ação . Construir a realidade por metáforas ou eufemismos.

13 Modalidades discursivas Discurso lúdico
. Mais aberto e democrático . Jogo de interlocutores . Movimento dialógico . Signo múltiplo, plural e polissêmico . Cômico e poético . Uso da linguagem pelo prazer de usá-la

14 Modalidades discursivas Discurso polêmico
. Alto grau de persuasão . Debate de vozes . Baixo grau de polissemia . Argumento pode ser contestado . Enunciado de abertura controlada . Diálogo . Desejo de dominar o referente

15 Persuasão Toda palavra precisa de alguém que assuma, de outro alguém que a ouça e tem por finalidade persuadir. Isso vale para todos os tipos de discursos. “Para que a persuasão tenha condições mínimas de estabelecer-se, os discursos terão de ser verossímeis, entendendo-se aqui a palavra verossímil como a possibilidade da existência desse discurso já prevista naquele domínio (histórico ou literário) e assim reconhecida socialmente.

16 Persuasão Caso contrário, o ato de comunicação não se efetivará. E o discurso cairá no vazio”. (M. Aparecida Baccega)

17 Persuasão Pressupõe acordo entre emissor e receptor.
Graus de persuasão influenciar a percepção, os sentimentos, as atitudes e as ações; levar a crer; convencer; mostrar conveniência; induzir, mover, aconselhar, indicar, recomendar; defender/ atacar visão / posição; exercer influência.

18 Personalidade e persuasibilidade
Pessoas mais suscetíveis à persuasão: . Possuem baixa-estima . Gostam de autoritarismo, respeitam fontes de prestígio, poder e autoridade . Não gostam de isolamento, precisam de aprovação do grupo . São fantasiosas . São conformistas, adaptam-se com extrema facilidade . São mulheres.

19 Persuasão (Elaine Zuker)
. Criar empatia, usando recursos verbais e não verbais . Entender como as pessoas processam as informações . Obter informações precisas . Ouvir . Facilitar decisões . Estruturar e adaptar a comunicação a cada pessoa e situação, ter flexibilidade . Ganhar credibilidade

20 Tipos de influência Diretiva – visa obter das pessoas ações e modo de execução específicos. Colaboradora – usada para grupos, através de habilidades sociais, para obter cooperação. Simbólica – através de exemplos pessoais, busca dar identidade ao grupo, enfatizando o papel de vencedor.


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