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PublicouPietra Macias Alterado mais de 9 anos atrás
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UFF / IC / PPGC Modelagem de um Sistema Multiagente para Geração Automática de Estórias em Jogos de Computadores Sildenir Alves Ribeiro Priscila Pereira de Camargo
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Propósito Modelar um sistema multi-agente para geração automática de estórias utilizando: Estrutura da Engenharia de Estórias e Narratologia Metodologia GAIA Ferramentas de modelagem: AUML e MAS-ML
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Por que usar agentes? Storytelling requer dinamismo e interatividade
Os agentes oferem Dinamismo Flexibilidade Autonomia Capacidade de Interação com outros agentes / módulos do SMA Aumentar a interação com o jogador
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Interactive Storytelling
Definição: Termo em inglês comumente usado em textos sobre jogos digitais que pode ser traduzido para geração de estórias, e serve principalmente para aumentar a imersão dos jogadores no mundo virtual. Problema: Gerar estórias semanticamente e lexicamente estruturadas para a representação de um papel por um ator em um ambiente onde se estabelece o enredo. 4
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Narrativa: Esquema de Freytag
No ponto de vista da narrativa, a geração de estória deve obedecer a um conjunto de três restrições: Início, Meio e Fim.
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Arquitetura de um Sistema Gerador de Estória Automático
Arquitetura Geral de um Sistema Gerador de Estória Automático.
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Núcleo Gerador de Estórias
Modelo Geral de Um Gerador de Estórias Gerador de Estórias Narrador Diretor Dramatizador
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Gerador Léxico/Semântico
Arquitetura Proposta Arquitetura do SMA Usuário Narrador Diretor Dramatizador Interface Cenário Enredo Ator Gerador de Estórias Script Gerador Léxico/Semântico Base de Conhecimentos
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Modelo Conceitual 9
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Modelo de Objetivos 10
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Modelo Objetivos 11
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Modelo Objetivos (cont...)
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Modelo Interação entre Papeis
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Modelagem do SMA Diagrama Classe do SMA
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Modelagem do SMA Diagrama de Seqüência dos Agentes 15
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Modelagem do SMA Diagrama de estados do Agente Apresentador
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Modelagem do SMA Diagrama de estados do Agente Ator 17
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Modelagem do SMA Diagrama de estados do Agente Diretor 18
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Modelagem do SMA Diagrama de estados do Agente Dramatizador 19
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Modelagem do SMA Diagrama de estados do Agente Narrador 20
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Base de Conhecimentos A Base de Conhecimentos é uma estrutura que permite armazenar as características iniciais desejáveis que servirão como fonte de alimentação para que os agentes do sistema possam produzir a estória a partir da informações previamente inseridas na base. O ideal é que a base de conhecimentos possua: Mecanismo de inferência Regras de produção. MidleWares
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Trabalhos Futuros Melhorar a Comunicação entre os agentes;
Melhorar o Gerador Léxico/Semântico para que possa gerar o script bem estruturado e funcional; Inserir Agentes Controladores, Gerentes Implementar um agente Killer para eliminar os agentes que não produzindo conhecimento ou respostas relevantes. Construir uma base de conhecimentos com inferência. Inserir agentes na base de conhecimento para melhorar a troca a comunicação entre os agentes externos à base. Integrar o sistema ou desenvolver uma aplicação gráfica com atores, eventos e ambientes bem definidos para melhorar as respostas.
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Considerações Finais A geração automáticas de estórias é um processo complexo, pois implica várias questões que envolve desde arranjos lingüísticos e literários até a construção de algoritmos computacionais complexos. A grande dificuldade está em encontrar meio de desenvolver eventos que represente as ações e maneira de pensar do homem. A inteligência artificial através do emprego de agentes inteligentes e outras técnicas não apresentadas neste trabalho vêm surgindo como uma frente de pesquisa bastante promissora, mas que ainda tem muito a evoluir para que este tipo de tarefa possa gerar resultados realmente relevantes.
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Referências [01] CARMO, M. B.; CLAUDIO, A. P.; CUNHA, J. D.; COELHO, H.; SILVESTRE, M. - Plataforma de Suporte à Geração de Cenas Animadas com Agentes Inteligentes; DCTI; Universidade de Lisboa; Lisboa; 2005. [02] CORREIA, J.S.S.; GIRARDI, M.R; Análise e Projeto de um Sistema Multiagente para a Geração Automática de Histórias; DCC, UFMA – São Luiz – MA; 2007. [03] GUERRA, F. W.; FURTADO, A. L.; Engenharia de Estórias: Um estudo sobre a geração e narração automática de estórias; Dissertação de Mestrado; Programa de Pós-graduação em Informática; Departamento de Informática da PUC–RJ; Rio de Janeiro-RJ, 2008. [04] HORLING, B.; LESSER, V.; A Survey of Multi-Agent Organizational Paradigms. Multi-Agent Systems Lab, Departament of Computer Science, University of Massachusetts, Amherst, USA; 2001. [05] JENNINGS, N. R.; WOOLDRIDGE M. A.; Intelligent Agents: Theory and Practice. The Knowledge Engineering Review; 1995. [06] LIRA, M.; Gerador de Personagens para o RPG Tagmar 2; UFPE – Recife - PE; 2008. < [07] MATEAS, M.; SENGERS, P.; Narrative Intelligence; Carnegie Mellon,University, Pittsburgh, PA; Cornell University, Ithaca, NY [08] PASSOS, E. B., CLUA, E. W. G., APOLINARO, V. AZEVEDO, V. MONTENEGRO, A. POZZER, C.; Neuronal Editor Agent for Scene Cutting in Game Cinematography, proceedings in SBGAMES, 2007. [09] RUSSEL, S., NORVIG, P.; Inteligência Artificial, Ed. Campus–Elsevier, 2ª. Ed. Rio de Janeiro – RJ, 2004. [10] THEUNE, Mariet; FASS, Sander. NIJHOLT, Anton. HEYLEN, Dirk. The Virtual Storyteller: Story Creation by Intelligent Agents. Netherlands, p. 1-12, 2003. [11] WOOLDRIDGE, M. J.; An Introduction to Multi-Agent Systems, John Wiley & Sons; 2002.
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Obrigado! Priscila Pereira de Camargo Sildenir Alves Ribeiro 2009
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