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Disfunções da Burocracia segundo outros autores

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Apresentação em tema: "Disfunções da Burocracia segundo outros autores"— Transcrição da apresentação:

1 Disfunções da Burocracia segundo outros autores
PROF. FLAVIO OLIVEIRA

2 Além de ter estimulado o desenvolvimento de tipologias alternativas, como a de Etzioni, o trabalho de Weber também provocou a reflexão sobre as próprias organizações reais. Serão elas realmente como Weber as retratou em seu tipo ideal?

3 Não será o tipo ideal uma abstração por demais idealizadas?
PROF. FLAVIO OLIVEIRA

4 Questões como essas passaram pela cabeça de muitos autores, que se propuseram a analisar criticamente a própria realidade retratada por weber. PROF. FLAVIO OLIVEIRA

5 Estão nesse caso Charles Perrow, Wlliamn Roth e Robert K
Estão nesse caso Charles Perrow, Wlliamn Roth e Robert K. Merton, que se propuseram a catalogar as disfunções da burocracia. O Panorama das disfunções organizacionais, segundo esses diversos autores são: PROF. FLAVIO OLIVEIRA

6 Disfunções segundo Perrow
PROF. FLAVIO OLIVEIRA

7 As organizações são essencialmente sistemas sociais, feito de pessoas, e as pessoas não existem apenas para as organizações.

8 As pessoas segundo Perrow, tem interesses independentes das organizações em que vivem ou trabalham e levam dentro delas toda sua vida externa.

9 Portanto, dentro das organizações coexistem a vida profissional do funcionário e seus interesses pessoais.

10 Os funcionários não são seres exclusivamente burocráticos e as organizações refletem as imperfeições dos seres humanos.

11 A Organização burocrática que Weber idealizou parece servir melhor para lidar com rotina e tarefas estáveis, nas quais se baseia na eficiência.

12 Portanto, não é tipo ideal para retratar as organizações dinâmicas, para as quais as mudanças sao constantes.

13 De fato, o modelo Weberiano parece retratar com mais propriedade as organizações mecanicistas, pouco dinâmicas, orientadas praticamente para as atividades padronizadas e repetitivas.

14 Disfunções segundo Perrow
Disfunção Características Particularismo Dentro das organizações, defender os interesses de grupos externos, por motivo de convicção, amizade ou interesse material. Fazer “panelinhas” com colegas na faculdade. Satisfação de Interesses Pessoais Defender Interesses Pessoais dentro da organização, contratar parentes, fazer negócios com a empresa do amigo ou da família. Excesso de regras Multiplicidade de regras e exigências para a realização de atividades. Firmas reconhecidas, encaminhamento de processos, etc... Hierarquia e Individualismo A hierarquia divide responsabilidades e atravanca o processo decisório. Realça vaidades e estimula a luta pelo poder. Hierarquia das grandes empresas e dos militares. Mecanicismo Burocracias são sistemas de cargos limitados, que colocam pessoas em situações alienantes. Cargos de escritórios, montadores de peças.

15 Disfunções segundo Roth

16 Analisando a expansão das empresas industriais no início deste século, Roth propôs-se a comentar os males do crescimento das organizações utilizando o esquema conceitual de Weber. PROF. FLAVIO OLIVEIRA

17 Cita o ponto de vista de Katz e Kahn de que as burocracias hiererquizadas reduzem a incerteza do comportamento dos empregados.

18 No entanto, o crescimento das organizações acentua as desvantagens da burocracia, dificultando o processo de tomar decisões, por causa de cinco obstáculos principais, são eles: PROF. FLAVIO OLIVEIRA

19 Disfunções segundo Roth
Características Mecanicismo Exige que as pessoas desempenhem papéis limitados, com responsabilidades limitadas e autonomia reduzida. Individualismo A burocracia oferece muitas vantagens para as pessoas com cargo de chefias, como símbolos deferenciadores e vantagens materiais. Consequentemente a burocracia incentiva o conflito entre as pessoas que desejam essas posições por causa das suas vantagens. Interrupção do Fluxo de Informação. O executivos que tomam as decisões estão formalmente separados dos trabalhadores que executam as tarefas. Desestímulo à inovação As pessoas que têm poder são perigosas e nunca se sabe como reagem. Aqueles que se encontram nos escalões intermediários não tem interesse que seus subordinados revelem talentos para a administração superior. Definição de responsabilidade. A administração hierarquizada não tem a responsabilidade pelos resultados e sua eficiência não pode ser avaliada com precisão.

20 Valorização excessiva dos regulamentos
Disfunção segundo Merton Valorização excessiva dos regulamentos PROF. FLAVIO OLIVEIRA

21 Excesso de formalidades
Disfunção segundo Merton Excesso de formalidades PROF. FLAVIO OLIVEIRA

22 Resistência a mudanças
Disfunção segundo Merton Resistência a mudanças PROF. FLAVIO OLIVEIRA

23 Despersonalização das relações humanas
Disfunção segundo Merton Despersonalização das relações humanas PROF. FLAVIO OLIVEIRA

24 Hierarquização dos processos decisórios
Disfunção segundo Merton Hierarquização dos processos decisórios PROF. FLAVIO OLIVEIRA

25 Exibição dos sinais de autoridade
Disfunção segundo Merton Exibição dos sinais de autoridade PROF. FLAVIO OLIVEIRA

26 Dificuldades no atendimento dos clientes.
Disfunção segundo Merton Dificuldades no atendimento dos clientes. PROF. FLAVIO OLIVEIRA

27 Exibição dos sinais de autoridade
Disfunção segundo Merton Exibição dos sinais de autoridade PROF. FLAVIO OLIVEIRA

28 Obrigado Pela Atenção!


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