Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Eliane Reame MARÇO DE 2014
2
PONTO DE PARTIDA: VÁRIOS OLHARES
Olhar para um espaço onde as crianças possam: falar, ouvir, sonhar, realizar, imaginar, criar, transformar, questionar, brincar, aprender... Olhar, compreender o que os alunos já sabem e quais suas hipóteses acerca dos novos conhecimentos. Olhar com distanciamento da disciplinaridade. Olhar para os eixos de trabalho e todas as interfaces possíveis.
3
Matemática no ciclo de alfabetização: por quê?
Presente nos contextos de utilização social. Presente no cotidiano extraescolar das crianças. Presente no dia a dia escolar. É uma ferramenta para o desenvolvimento de competências pessoais. É um sistema de representação da realidade. DA3 É uma ciência construída e organizada pelo homem. DA1 É uma ferramenta para a resolução de problemas. DA4
4
Ideias matemáticas: quais?
Conteúdos (conceitos) escolares relativos aos campos/eixos estruturantes: Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação Pensamento Algébrico (PNAIC)
5
Modalidades de organização didática:
Diferentes formas de pensar em cada momento Crescente domínio das relações envolvidas Cuidado com o desgaste! Situações do cotidiano trazidas pelas crianças Situações/ atividades permanentes Sequências didáticas Projetos Selecionados e planejados em relação aos problemas a serem resolvidos. -- Socialização, ampliação e aprofundamento dos saberes Imprevisto, inusitado Negociação Espaço de excelência de resolução de problemas em contextos interdisciplinares Cuidado com a repetição dos projetos Supõe integração, conexão. Não é justaposição de atividades. Ex.: Procedimentos de contagem
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.