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TÓPICOS AVANÇADOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI Cynara Carvalho Autarquia Educacional do Vale do.

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1 TÓPICOS AVANÇADOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI Cynara Carvalho Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE Curso de Ciências da Computação

2 POR QUE USAR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO? Algumas razões que levaram à disseminação do uso da TI: Melhorar processos internos; Aplicar melhores controles; Reduzir custos; Melhorar a qualidade e disponibilidade das informações importantes interna e externamente à organização; Agregar valor aos serviços e produtos ofertados por uma organização.

3 Laudon & Laudon salienta que, um sistema de informação é uma entidade sociotécnica, um arranjo metódico de elementos sociais e técnicos. A introdução de um novo sistema de informação envolve muito mais do que novos hardwares e softwares. Inclui também mudanças em atribuições, habilidades, gerenciamento e organização. Segundo a filosofia sociotécnica, não se pode instalar nova tecnologia sem considerar as pessoas que deverão trabalhar com ela. Então esse processo deve ser encarado como uma espécie de mudança organizacional planejada.

4 Novos sistemas podem proporcionar sucessos técnicos mas fracassos organizacionais, por causa de falha nos processos políticos e sociais envolvidos em sua montagem. Decidir qual novo sistema adotar deve ser um componente essencial do processo de planejamento organizacional.

5 O Planejamento Estratégico é a etapa inicial da gestão da tecnologia da informação nas organizações. Onde se estabelecem os propósitos básicos para que as organizações possam implantar sistemas computadores estáveis e de apoio à tomada de decisões. Pode-se definir o planejamento estratégico da tecnologia da informação como parte do planejamento estratégico da organização. Além de definir ou rever todos os componentes da diretriz organizacional, também criam oportunidades de identificar: Funções duplicadas Apontar problemas e, principalmente Oportunidades

6 Planejamento Determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingí-los. Esquema, programa ou método previamente composto contendo cursos de ação objetivando a consecução de objetivos. As primeira atitude ao Planejarmos: A tecnologia a ser adotada deverá estar de acordo com o plano estratégico da empresa qual tecnologia será utilizada ; quanto investiremos na nova tecnologia como será utilizada, quando será implantada e

7 Por que é importante planejar estrategicamente TI? - Desperta preocupação pela eficiência em todos os processos. - Cria uma série de vantagens competitivas. - Cria novas oportunidades de negócios. - Aumenta a competitividade. 1.Necessidade 2.Softwares : - Comprado pronto; - Feito em casa; 3. Hardware Como se divide um plano estratégico de TI?

8 Objetivos do planejamento da organização com uso da TI Investigar oportunidades de ganho e vantagens competitivas por meio do melhor uso de tecnologias Estabelecer objetivos e fatores críticos de sucesso para a organização Facilitar a consecução dos objetivos organizacionais mediante a análise de FCS Determinar quais informações e conhecimentos que podem auxiliar a gestão a realizar melhor seu trabalho Priorizar o uso da TI em função das necessidades, prioridades e capacidades da organização Contribuir efetivamente com a inteligência empresarial ou organizacional Criar um modelo funcional de dados do negócio, de modo que permita à alta administração visualizar o negócio em termos dos objetivos, funções, informações, FCS e estrutura organizacional

9 Tecnologia da Informação – recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes: hardware e seus dispositivos e periféricos; software e seus recursos; sistemas de telecomunicação; gestão de dados e informação Todos esses componentes interagem e necessitam do componente fundamental que é o recurso humano. O contexto organizacional compreende: o setor de atuação; o tamanho da organização; a estrutura operacional; a agilidade de comunicação; a execução das funções empresariais; a formalização de papéis e responsabilidades; a competência para a realização de ações competitivas, inovadoras e empreendedoras.

10 Uma metodologia completa constitui-se de uma abordagem organizada para atingir um objetivo, por meio de passos preestabelecidos. A metodologia deve auxiliar, de modo que atenda de maneira adequada: às necessidades do cliente ou usuário; com os recursos disponíveis; dentro de um prazo ideal definido em conjunto com os envolvidos; não deve limitar a criatividade profissional; deve ser um instrumento que determine um planejamento metódico, que harmonize e coordene as áreas envolvidas.

11 Para desenvolver um plano efetivo de sistemas de informação, a organização deve ter uma clara compreensão de seus requisitos de informação, tanto de longo quanto de curto prazo. Análise de Negócios - BSP Fatores Críticos de Sucesso - CSF análise de negócios A análise de negócios (também chamada de planejamento de sistemas empresariais) argumenta que os requisitos de informação da empresa somente podem ser compreendidos pela observação de toda a organização em termos de unidades, funções, processos e elementos de dados. O método central utilizado consiste em selecionar uma grande amostra de gerentes e perguntar a eles : - como usam a informação; - onde a obtêm; - como são seus ambientes; - quais são seus objetivos; - como tomam decisões e - quais são suas necessidades de dados.

12 O ponto fraco da análise de negócios é que ela produz uma enorme quantidade de dados a um custo alto e de difícil análise. A maioria das entrevistas é realizada com gerentes de alto e de médio escalão, mas pouco esforço é feito para coletar informações de trabalhadores burocráticos e gerentes supervisores. As perguntas não focalizam os objetos críticos da administração e onde as informações são necessárias, mas sim qual informação existente é utilizada. O resultado é uma tendência de automatizar o que quer que exista. Mas, em muitos casos, são necessárias abordagens inteiramente novas ao modo como os negócios são realizados, e essas necessidades não são atacadas.

13 Passos principais da metodologia: 1.Identificação dos processos do negócio 2.Identificação dos dados do negócio (os que são usados pelos processos) 3.Identificação da arquitetura atual de informação (tecnologia) 4.Identificação do ambiente e objetivos de negócio 5.Definição de uma nova arquitetura

14 Identificação dos processos do negócio Busca identificar toda e qualquer função, tarefa ou procedimento executado(a) na organização, desde as funções a nível operacional, quanto decisões a níveis tático e estratégico. Por isso, é uma metodologia bastante abrangente.

15 Identificação dos dados do negócio ( os que são usados pelos processos ) Faz-se necessário coletar todas as informações que são utilizadas nestes processos (identificados no passo anterior), tendo especial atenção àquelas informações que são necessárias e úteis mas que ainda não estão disponíveis aos processos. 13

16 Identificação da arquitetura atual de informação (tecnologia) O passo terceiro tem por objetivo observar a situação atual da Informática (seus recursos) e a forma como está apoiando os processos.

17 O quarto passo visa comparar esta situação atual da Informática com os objetivos da organização e verificar se aquela suporta adequadamente estes objetivos ou se algo não está bem satisfeito. Identificação do ambiente e objetivos de negócio Definição de uma nova arquitetura O quinto passo se encarrega de definir uma nova estrutura de Informática, capaz de resolver os problemas identificados anteriormente.

18 Abordagem por FCS (Fatores Críticos de Sucesso) Fatores Críticos de Sucesso são uma abordagem metodológica para a identificação dos fatores que possam ser críticos e decisivos para o sucesso das operações de negócios da organização. Esta metodologia pode e deve encorajar os executivos a identificar o que é ou não prioritário ou importante. Identificando de que SI podem ser realmente necessários.

19 Análise estratégica ou fatores críticos de sucesso Argumenta que os requisitos de informação de uma organização são determinados por: Pequeno número de metas operacionais facilmente identificáveis Moldados pelo setor, pela empresa, pelo gerente e pelo ambiente geral Há um pequeno número de objetivos que os gerentes podem facilmente identificar e os sistemas de informação focalizar. Diferentemente da análise de negócios, o método FCS concentra a atenção organizacional sobre o modo como a informação deve ser administrada.

20 O ponto forte da FCS é a produção de um conjunto de dados menor do que o produzido pela análise de negócios e somente os gerentes de alto nível são entrevistados e as perguntas enfocam um número pequeno de FCSs e não uma ampla investigação. Passos da metodologia: 1.Identificação da missão da organização 2.Identificação dos FCSs 3.Identificação dos indicadores de desempenho (informações necessárias para saber se os FCS estão sendo atingidos) 4.Definição dos sistemas para tratamento destas informações

21 1 - Identificação da missão da organização Sem se conhecer e definir claramente a missão e os objetivos da organização, qualquer SI irá operar no vazio, tornando-se difícil explicar porque determinado fator de sucesso é ou não realmente importante.

22 2 Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso Um fator crítico de sucesso é algo que concorre objetiva e diretamente para que os negócios ou desempenho venham a ser bem sucedidos. Exemplos de FCS são: melhoria do relacionamento com clientes; controle de custos; melhoria na utilização dos estoques; utilização mais eficiente dos recursos humanos;

23 3 Identificação dos indicadores de desempenho Aqui se trata de localizar, para cada FCS, os indicadores que possam ser mensurados em função de suas disponibilidades, para que possam ser utilizados no planejamento dos SI. índice de reclamações em relação aos procedimentos administrativos; evolução do consumo do estoque; índice de consumo de energia elétrica, água e telefonia.

24 4 Definição dos Sistemas para Tratamento das Informações A identificação de indicadores críticos aponta que problemas existem, mas não os resolve. Para tanto, torna-se necessário adquirir ou desenvolver um sistema que possa coletar, processar e exibir (em tela) as informações pertinentes. Esta metodologia será provavelmente mais efetiva se aplicada por gerentes seniores do que por gerentes juniores, já que estes estão mais atentos e focados para suas áreas específicas e menos preocupados com a organização como um todo.

25 As linhas representam associações a serem levantadas e modeladas, por exemplo, para cada objetivo funcional identificar seus FCS.

26 CaracterísticaFCSBSP abrangência na organização menor (visão de partes)maior (visão do todo) tempo elaboração do plano rápidolongo ênfasesomente nos FCSem todos os processos visão da situaçãofuturaatual Lacunas a preencher o que falta para atingir os FCSproblemas atuais nos processos problemas e cuidados pode não integrar outros fatores no futuro, porque é feita sobre uma parte somente pode deixar de fora fatores importantes por não prever o futuro vantagensconcentra esforços e poucos recursos para execução do plano planejamento mais geral e amplo aplicaçãopara concentrar recursos e esforços em alguns poucos benefícios, geralmente para tirar a organização de problemas sérios quando se quer começar do zero e formar uma base sólida para o futuro, desde que a organização não esteja tão mal no momento Características da Metodologia Planejamento de Sistemas de Negócios


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