A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Tutores a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Tutores a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Tutores a Distância
Curso de Licenciatura em Biologia Coordenadora Adjunta UAB: Flaviana dos Santos Silva Coordenador do Curso: Ana Cristina Caribé Coordenador de Tutoria: Eliuma de Fatima de Souza Silva

2 Objetivo Formar tutores para atuarem no ambiente virtual de aprendizagem Moodle nos cursos de graduação de Licenciatura a distância do Sistema UAB – UESC

3 Carga horária 20 horas 4 horas presencial
16 horas a distância (Ambiente Virtual Moodle)

4 Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil
Educação a Distância (abordagens) Tutoria a distância Ambiente virtual de aprendizagem Moodle (apresentação, origem e gerenciamento)

5 Programa Ferramentas tecnológicas Perfil Fórum de discussão Bate-papo
Correio Wik Produção de texto Produção de Web Questionários (tipos) Relatórios de acompanhamento Arquivos

6 Programa Dificuldades Comunicação com os estudantes Acesso ao ambiente
Acompanhamento dos estudantes

7 O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
tem como prioridade a formação de professores para atuarem na Educação Básica por meio da modalidade de ensino distância; realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros promovendo o acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.

8 Abordagens dos cursos a distância

9 broadcast: a tecnologia computacional é “empregada para entregar a informação ao aluno”;

10 virtualização da sala de aula presencial
Quando os recursos são utilizados da mesma forma que a aula presencial, procurando transferir para o meio virtual o paradigma do espaço-tempo da aula e da comunicação bidirecional entre o professor e aluno.

11 Exemplos de virtualização da sala de aula...

12 Estar junto virtual há uma aproximação entre os emissores e receptores dos cursos, permitindo criar condições de aprendizagem e colaboração, inter-relações entre pessoas, práticas, valores, hábitos, crenças, formando uma “ecologia da informação” (Nardi, 1999).

13

14 TUTOR - Fazer a ligação entre a instituição e o aluno
Enriquecer o processo de aprendizagem com seu conhecimento e experiência Facilitar a construção do saber através da reflexão e do intercâmbio de informações Estabelecer relações entre alunos e professores (Gutiérrez e Prieto, 1994)

15 Tutor Instituição Estudante Professor Orientador aprendizagem
Conhecimento Coordenador tutoria Professor Orientador aprendizagem

16 Funções de tutoria Função Pedagógica – criar um ambiente social amigável; fazer perguntas visando estimular o pensamento crítico; comentar as mensagens dos alunos Função Gerencial – agendamento do curso, seu ritmo, objetivos, tarefas a realizar; elaborar as diretrizes e as regras de comportamento Função Técnica – conhecimento da tecnologia; acompanhar o fluxo da aprendizagem Função Social – estimular as relações humanas; manter o grupo unido; estimular o trabalho em grupo; construir e manter a comunidade virtual (Collins e Berge)

17 Atribuições do tutor no AVA
ajudá-los a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações no fórum, bate-papo ; Esclarecer as dúvidas dos estudantes; Acessar o ambiente diariamente; Observar o acesso dos alunos por meio dos relatórios de acompanhamento; Participar dos fóruns, bate-papo ou qualquer outra produção no ambiente

18 Estratégias de Organização
Conhecer a fundamentação pedagógica da EAD Conhecer seus aprendizes e colegas tutores Conhecer os professores da disciplina Definir uma rotina de acompanhamento online ABED

19 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAs)
Ponto de vista tecnológico: conjuntos organizados de recursos, funcionalidades ou ferramentas multimídias; Ponto de vista educacional: “um espaço ou uma comunidade organizada com o propósito de aprender” (Barajas 2003)

20 Exemplos de AVAs Eproinfo, http://www.eproinfo.mec.gov.br/
TelEduc, Ensinarnet, Dokeos, Moodle

21 Moodle é um sistema de gestão de conteúdos (CMS – content management system), em código de fonte aberta (open source). Quando utilizados em educação, tendem a ser designados como sistemas (ou plataformas) em linha de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo

22 Acesso Alterar a senha

23 clicar em ativar edição
Gerenciamento Para acrescentar recurso ou propor uma atividade é necessário clicar em ativar edição

24 Recursos tecnológicos
Perfil: apresentação geral do usuário Forum: discussão sobre determinado assunto Chat: ferramenta de interação sincrona Wiki: é a construção colaborativa de documentos com o uso do navegador web Produção de texto: permite criar texto simples Produção de WEB: permite criar páginas da web com mais recursos

25 Recursos Tecnológicos
Questionários com questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e respostas rápidas. Relatórios de acompanhamento Arquivos


Carregar ppt "Formação de Tutores a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google