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Unidade VIII Arquitetura Organizacional
ADM005 – Organização, Sistemas e Métodos Professora Michelle Luz
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Introdução Eficiência com que a organização atua no ambiente
Desenho ou configuração organizacional Eficiência com que a organização atua no ambiente Aperfeiçoamento do formato organizacional Otimização de fatores cruciais TECNOLOGIA Arquitetura física e pressupostos fundamentais
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Arquitetura Organizacional
“Modelo que pode ser usado para representar o ciclo de vida de uma organização.” (PERA, 2000)
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Arquitetura Organizacional
“Configuração, dinâmica e estética por intermédio da qual muitos elementos organizacionais se combinam para criar uma realidade produtiva.” (ARAUJO, 2001)
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Arquitetura Organizacional
Abordagem que prima pelo aperfeiçoamento do formato organizacional Otimização fatores-chave Otimização pessoas que executam Otimização regras regentes
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Arquitetura Organizacional
Construção de projetos empresariais superiores Capacidade de responder ao quadro de competitividade Suporte à Gestão de Processos Modelo representativo do ciclo de vida da organização
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Arquitetura Organizacional
Modelagem do espaço organizacional a fim de satisfazer necessidades e aspirações humanas Conjunto de características organizacionais Levados em consideração pela alta administração
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Arquitetura Organizacional
“Sem a arquitetura organizacional, gestores de uma organização andam às cegas no tocante às decisões de caráter fundamental.” (PERA, 2000)
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Modelo de Congruência Nadler, Gerstein e Shaw
Como os executivos arquitetos conseguirão obter formas arquitetônicas de alta performance? Que decisões tomar para atingir tal forma? O que é necessário ter em mente para projetar a organização?
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Modelo de Congruência Binômio arquitetura / estratégia
Como a arquitetura adotada permite a realização da estratégia Binômio arquitetura / cultura Como a arquitetura se harmoniza com os indivíduos que trabalham na organização
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BINÔMIO ARQUITETURA / ESTRATÉGIA
Modelo de Congruência BINÔMIO ARQUITETURA / ESTRATÉGIA Cunho mecanicista Realidade organizacional = criação de valor para o acionista, clientes e sociedade Foco estratégico
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Modelo de Congruência BINÔMIO ARQUITETURA / CULTURA
Organizações Satisfação das necessidades, desejos e aspirações dos envolvidos
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Modelo de Congruência Visão dos gestores Baseada no organograma
Prisma formal Modelos estáticos e estáveis Falta de correspondência com a realidade
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Modelo de Congruência Conceito de sistema
Série de elementos inter-relacionados A mudança em um afeta os demais Interação com o ambiente externo Permanência das características de sistemas nas organizações
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Modelo de Congruência Interdependência interna Capacidade de feedback
Mudança em um componente organizacional repercute sobre os demais Capacidade de feedback Correção de erros e melhor gestão dos processos Uso das informações colhidas do meio sobre os produtos
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Modelo de Congruência Equilíbrio Equifinalidade
O sistema reage buscando recompor o equilíbrio quando ele é afetado Equifinalidade Diferentes configurações organizacionais podem conduzir a um mesmo fim desejado Não há melhor maneira de se organizar Busca da melhor arquitetura
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Modelo de Congruência Adaptação
Equilíbrio nas transações de trocas com o meio ambiente Organizações não podem ser dissociadas da visão sistêmica Modelo: elementos que interagem entre si e com o ambiente externo Congruência entre os elementos
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Modelo de Congruência Elementos-chave TRABALHO
Atividade básica a que a organização se dedica PESSOAL Indivíduos que realizam a tarefa (características, conhecimento, habilitações) ORGANIZAÇÃO FORMAL Procedimentos e regras formais que determinam a estrutura organizacional ORGANIZAÇÃO INFORMAL Disposições paralelas à formal. Surgem com o tempo. Tácitas, exercem influência no funcionamento
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Modelo de Congruência Insumo Ambiente Recursos História Produto
Nível do Sistema Nível da Unidade Nível individual Organização Informal Trabalho Organização Formal Pessoal
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Modelo de Congruência Proposição do modelo
Ajuste entre componentes =>pré-requisito para a eficiência organizacional Congruência entre os elementos-chave constituintes de uma empresa Elementos considerados pelo gestor ao projetar uma organização Quanto maior a congruência, maiores as chances de sucesso da empresa
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Por que Usar? Sete Cs Confiança Comprometimento Co-criação Conexão
Comunicação Celebração e correção do curso Clima bom
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Os Sete Cs Confiança Membros crêem no poder de uma nova organização (forte e competitiva) Crença nas habilidades e conhecimentos das pessoas Busca de soluções rápidas e de excelência
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Os Sete Cs Comprometimento
Afirmação constante dos valores da organização União e sentido de direção para os membros
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Os Sete Cs Co-criação Todos os membros envolvidos no processo de criação da organização
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Os Sete Cs Conexão Todos os esforços organizacionais para determinar a visão do futuro convertidos em ações
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Os Sete Cs Comunicação Fator fundamental para a criação de uma nova organização Capaz de promover o comprometimento e confiança entre as pessoas nas idéias de aperfeiçoamento
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Os Sete Cs Celebração e correção do curso Celebrar as vitórias obtidas
Corrigir falhas e erros de planejamento
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Os Sete Cs Clima bom Estabelecimento de um clima positivo na organização Elemento humano ouvido e respeitado
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Razões para Declínio Tentação de ignorar os clientes
Não investir em qualidade Não ter um projeto Não dar ênfase à manufatura Não se importar com “como é feito”
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Razões para Declínio Acreditar que é possível fazer tudo sozinho
Subestimar a concorrência Organizar-se tradicionalmente, acreditando ser a única forma Não desenvolver talentos na organização Nunca questionar o sucesso
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