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Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento
Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:

2 Objetivos da aula Apresentar o plano geral da disciplina focando a gestão do conhecimentos como uma memória organizacional Introduzir os objetivos, conceitos e modelos ligados a uma memória organizacional

3 Plano - Introdução Memória de uma organização
Necessidades industrias de uma memória organizacional Conhecimentos em uma organização Tipologias de memórias de uma organização

4 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional
A detecção das necessidades de uma memória organizacional Análise das necessidades Questões que concernem os usuários Questões que concernem os conceptores Abordagem subjacente: “a concepção centrada sobre os interessados”

5 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional
A construção de uma memória organizacional Generalidades Informatizar ou não a memória da organização Os atores humanos implicados nesta construção Questões preliminares Detecção das necessidades Construção Difusão Avaliação Evolução

6 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional
A construção de uma memória organizacional Memória documentária Documentos na empresa Etapas de “consultação” de documentos técnicos Hipertextos XML Memória baseada em conhecimentos Nível de modelagem dos conhecimentos Técnicas de aquisição Os métodos CommonKADS e KOD Ontologias (Continuação)

7 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional
A construção de uma memória organizacional Memória baseada em casos CSCW ou “groupware” “Workflows” Memória organizacional distribuída Combinação de várias técnicas CGKAT ( Conceptual Graph Knowledge Acquisition Tool ) WebCokace (COmmonKADS-CEntaur) (Continuação)

8 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional
A difusão e a utilização de uma memória organizacional Objetivos da difusão Possíveis modos de difusão Difusão via intranet/Internet Difusão por correio eletrônico Levando em conta o contexto Servidor de “news” Servidor de conhecimentos na Web ou na intranet Abordagem centrada em processo

9 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional
A difusão e a utilização de uma memória organizacional ( continuação ) Busca de informações Software para a busca de informações Modos de busca Agentes inteligentes de busca de informação na Internet Busca pelo conteúdo Busca guiada por ontologias Interesse das ontologias Busca em uma memória baseada em casos

10 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional
A difusão e a utilização de uma memória organizacional ( continuação ) Interesse de XML para a difusão Acesso a fontes de informações heterogêneas RDF ( Resource Description Frameworks ) Diferentes apresentações de um documento XML Servidor de dados e de documentos Linguagem de interrogação Mídia de apresentação de documentos Navegação hipertexto SMIL ( Synchronized Multimedia Integration Language )

11 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional
Avaliação e evolução da memória organizacional Avaliação Questões ligadas à avaliação Abordagem “centrada sobre os interessados” Métodos de avaliação Critérios e medidas de avaliação Avaliação a priori e reavaliação Manutenção e evolução A memória como um sistema evolutivo Evolução da memória e evolução da organização

12 Plano - Parte II Métodos para a memória organizacional
Gestão de múltiplos pontos de vista Aquisição de conhecimentos de múltiplos especialistas Representação de conhecimentos multi-especialistas Memória de projeto O que é uma memória de projeto ? Fontes de conhecimentos para a memória Abordagens de capitalização de memória de projeto Métodos de capitalização de conhecimentos Método REX, e outros Aplicações

13 Referência Rose Dieng, Olivier Corby, Alain Ciboin, Joanna Golebiowska, Nada Matta, Myriam Ribière, Méthodes et outils pour la gestion des connaissances, DUNOD, Paris, 2000, ISBN

14 Segundo objetivo da aula
Introduzir os objetivos, conceitos e modelos ligados a memória organizacional

15 Introdução Memória organizacional
Por que uma memória organizacional ? “ O compartilhamento do trabalho necessita de um compartilhamento de conhecimentos nas empresas e esta necessidade pode tornar-se ainda mais crucial com a redução do tempo de trabalho ” [ Dieng el at 2000 ]. Para sobreviver e ter sucesso, as empresas não devem apenas gerir melhor seu capital de conhecimentos mas também inovar e criar novos conhecimentos. Um verdadeiro compartilhamento de conhecimentos deve melhor as condições de trabalho dos membros de uma organização.

16 Introdução Memória organizacional
Objetivo I - capitalização de conhecimentos Favorecer o crescimento, a transmissão e a conservação dos conhecimentos dentro de uma organização [ Steels 93 ]. Quais conhecimentos estão envolvidos? conhecimentos teóricos e/ou “saber-fazer” da empresa

17 Introdução Memória organizacional
A capitalização de conhecimentos requer: a gestão dos recursos de conhecimentos da empresa no intuito de facilitar seu acesso e sua reutilização; isto implica em: capturar e representar os conhecimentos da empresa para facilitar seu acesso, seu compartilhamento e sua reutilização.

18 Introdução Memória organizacional
Capitalização de conhecimentos É um problema bastante complexo, que envolve diferentes pontos de vista: sócio-organizacional econômico financeiro técnico humano e legal

19 Introdução Memória organizacional
Definição I “ É uma representação explicita, persistente, e desencarnada, dos conhecimentos e das informações em uma organização. ” ( Van Heijst et al. 96) O que pode existir nesta memória ? Os conhecimentos sobre os produtos, os processos de produção, os clientes, as estratégias de venda, os resultados financeiros, os planos e objetivos estratégicos, . . .

20 Introdução Memória organizacional
Definição II “ É o conjunto de dados coletivos e dos recursos de conhecimentos de uma empresa ” ( Nagendra Prasad et Plaza 96) O que pode existir nesta memória ? Bases de dados, documentos eletrônicos, relatórios, especificações de produtos, a lógica de concepção, . . .

21 Introdução Memória organizacional
Sobre qual princípio repousa a construção de uma memória organizacional ? Sobre a vontade de “preservar, a fim de os utilizar mais tarde ou o mais rapidamente possível: os raciocínios, os comportamentos, os conhecimentos, mesmo em suas contradições e em toda sua diversidade.” [ Pomian 96 ]

22 Introdução Memória organizacional
Objetivo II - capitalização de conhecimentos “ Localizar e tornar visível os conhecimentos da empresa, ser capaz de os conservar, acessar e os atualizar, saber como os difundir e melhor utilizar, os colocar em sinergia e os valorizar ” [ Grundstein 95 ].

23 Introdução Memória organizacional
Objetivo III - capitalização de conhecimentos “ Coletivizar os conhecimentos, capitalizar as experiências e amplificar a eficiência dos saberes da empresa graças a um melhoramento e à informatização das práticas observadas na empresa ” [ Poitou 97 ].

24 Introdução Memória organizacional
Tipos de conhecimentos em uma empresa explícitos tácitos Por que é importante identificar os conhecimentos estratégicos a capitalizar ? Para permitir determinar o tipo de memória organizacional necessária

25 Introdução Memória organizacional
Conclusão I uma memória organizacional deveria fornecer “o bom conhecimento ou informação à pessoa certa no momento certo e no nível correto” em francês, “la bonne connaissance ou information à la bonne personne au bom moment et au bon niveau”

26 Introdução Memória organizacional
Ciclos de vida da gestão do conhecimento: modelo de Jaspers ( 1999 ); modelo de Grundstein ( 1995 ); modelo de Dieng et al. ( 2000 );

27 Introdução Memória organizacional
Modelo de Jaspers Disseminar ( Push ) Reformular ( opcional ) Criar Procurar ( Pull ) Capturar Organizar Internalizar Aplicar Descobrir Manter

28 Introdução Memória organizacional
ENCONTRAR Identificar Localizar Caracterizar CONHECIMENTOS CRUCIAIS MANTER Atualizar Enriquecer PRESERVAR Formalizar Conservar Modelo de Grundstein VALORIZAR Acessar Disseminar Melhor utilizar Combinar, criar

29 Introdução Memória organizacional
Modelo de Dieng et al. Detectar as necessidades de memória organizacional Utilizar a memória organizacional Avaliar a memória organizacional Manter e fazer evoluir a memória organizacional Construir a memória organizacional Difundir a memória organizacional

30 Introdução Memória organizacional
As setes etapas da cadeia de valorização dos conhecimentos são: fazer um levantamento dos conhecimentos existentes determinar os conhecimentos necessários desenvolver novos conhecimentos alocar os conhecimentos, aplicar os conhecimentos, manter os conhecimentos e subtrair os conhecimentos obsoletos

31 Introdução Memória organizacional
Definição - Memória Organizacional “ É uma representação persistente, explicita, desencarnada, dos conhecimentos e das informações em uma organização, a fim de facilitar seu acesso, seu compartilhamento e sua reutilização pelos membros adequados da organização, no contexto de suas tarefas ” [Dieng et al. 2000] OBS: Definição adotada nesta disciplina

32 Introdução Memória organizacional
Considerações para suplantar a complexidade deve-se levar em conta tanto os aspectos humanos e organizacionais quando os aspectos técnicos são os homens e as mulheres de uma empresa que são, ao mesmo tempo, fontes e usuários de seu patrimônio de conhecimentos deve-se respeitar as condições e restrições especificas da empresa não se deve reduzir o problema da capitalização em um problema apenas técnico: construir e gerir uma memória requer uma abordagem multidisciplinar

33 Introdução Memória organizacional
Necessidades/motivações industrias evitar a perda do saber-fazer/know-how de um especialista após sua aposentadoria, seu deslocamento na organização ou saída para outra explorar a experiência adquirida de projetos passados e conservar as lições passadas, no intuito de evitar reproduzir certos erros explorar a cartografia das competências da empresa para fins estratégicos: um inventário regular do know-how da empresa deverá melhorar a capacidade da mesma em reagir e adaptar-se às mudanças em seu ambiente melhorar a circulação da informação e da comunicação na empresa melhorar o aprendizagem dos empregados da empresa, podendo esta aprendizagem ser individual, em grupo ou organizacional integrar os diferentes saber-fazer de uma organização

34 Introdução Memória organizacional
Aspectos múltiplos da gestão do conhecimento, segundo Ermine (1998): a pesquisa e desenvolvimento a gestão dos serviços de qualidade, etc. . . a produção gestão de dados, gestão documentária, kown-how a gestão dos recursos humanos gestão das competências, formação

35 Introdução Memória organizacional
Dúvidas ?


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