A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia: conceitos e subdivisões Universidade Federal de Minas Gerais Ecologia Energética – 10/2004 Cecília Gontijo Leal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia: conceitos e subdivisões Universidade Federal de Minas Gerais Ecologia Energética – 10/2004 Cecília Gontijo Leal."— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia: conceitos e subdivisões Universidade Federal de Minas Gerais Ecologia Energética – 10/2004 Cecília Gontijo Leal

2 Ecologia: Histórico e Conceito Interesse prático do homem pela ecologia Sociedade primitiva: sobrevivência intimamente ligada ao conhecimento do meio ambiente (forças da natureza, plantas animais) ao qual o homem fazia parte. O termo Ecologia foi cunhado pelo biólogo alemão Ernst Haeckel em 1866: estudo das relações de um organismo com seu ambiente inorgânico e orgânico, incluindo as relações amistosas e agonísticas com as plantas e animais com que convive.

3 Etimologia: do grego oikos = casa, e logos = estudo. O termo tornou-se popular com o surgimento dos movimentos ambientais em 1960 e 1970; Em português, apareceu pela primeira vez em Pontes de Miranda, 1924, "Introdução à Política Científica". O conceito original evoluiu até o presente no sentido de designar uma ciência, parte da Biologia, e uma área específica do conhecimento humano que trata do estudo das relações entre os organismos e com todos os demais fatores naturais e sociais que compreendem seu meio.

4 Ecologia: uma ciência interdisciplinar Bioquímica ECOLOGIA Zoologia Botânica Evolução Etologia Geociências Fisiologia Hidrologia Genética

5 Subdivisões modernas da ecologia Ecologia Histórica Ecologia Energética Ecologia de Paisagem Ecologia de Ecossistemas Ecofisiologia Ecologia do Comportamento Ecologia de Populações Ecologia de Comunidades

6 Ecologia Histórica Estuda as causas e fenômenos responsáveis pela formação de paisagens, comunidades. Tenta explicar o atual com base em evidências do passado. Artigo publicado na Science (19/09/03, pp ) ecologia histórica e fisionomia sócio-política da Amazônia pré-colombiana. Abalar a idéia de que a Amazônia por volta do descobrimento era quase um vazio humano, ocupada por tribos pequenas, esparsas e móveis. A região do alto Xingu era densamente povoada, com grandes aldeias, habitadas por milhares de pessoas e interligadas por imponentes estradas floresta cultural O ápice desta estrutura se deu por volta do descobrimento e o início da decadência, por volta de com os primeiros contatos com os colonizadores.

7 Imagens feitas por satélite empregadas pelos pesquisadores. Em A, duas aldeias pré-descobrimento unidas por estradas – nos detalhes, é possível ver a praça central e, em vermelho, as valas de proteção. Em B, estrutura radial de uma antiga aldeia, com as valas de proteção (vermelho, no detalhe) e estradas e caminhos que chegam à praça central.

8 Ecologia Energética Estuda o fluxo de energia através dos diferentes níveis tróficos que compõem um ecossistema. Modelo trófico-dinâmico de Cedar Bog Lake em Minnesota, EUA. Representa uma comunidade através do fluxo de energia entre os diferentes compartimentos desta comunidade.

9 a) A respiração é proporcionalmente maior em organismos heterotróficos b) A relação entre energia utilizada / não utilizada é diferenciada entre produtores primários e secundários c) É baixa a eficiência das trocas energéticas entre diferentes níveis tróficos.

10 Ecologia de Paisagem Paisagem: área composta por diferentes fragmentos, caracterizada por diferentes organismos e ambientes. Lida de forma integrada, com as paisagens naturais e as produzidas pela ação humana trabalho articulado com a ecologia urbana, industrial e rural Trata das relações que se rebatem no território e no uso e ocupação do solo.

11 A) Mapa (Wiscosin) mostrando a distribuição e conectividade de lagos e riachos (vermelho) e áreas alagadas (cinza) dentro do ambiente terrestre (branco). B) Imagem de satélite (Wiscosin). Em preto, lagos e áreas alagadas; em vermelho, a vegetação e em branco, a cidade.

12 Ecologia de Ecossistemas Estuda o fluxo de energia e matéria através dos organismos e seu meio. O que é ecossitema? –Unidade espacial da Terra e todos os organismos ali residentes juntamente com o meio abiótico (Linkens, 1992) Diversidade de conceitos; Difícil delimitar um ecossistema; Podem ser classificados quanto à latitude (floresta temperada, tropical), fisionomia (savana, tundra), terrestre/aquático.

13 A) Daphnia pulex B) Daphnia dubia, Tropocyclops, Keratella e Kellicottia As duas comunidades possuem a mesma biomassa mas seus papeis no ecossistema são diferentes: A consome mais espécies de fitoplâncton e B recicla fósforo numa taxa mais elevada.

14 A) Modelo desenvolvido por Odum em 1957 para representar o fluxo de energia do sol para os organismos fotossintetizantes, herbívoros e carnívoros. B) Fluxo de fósforo (em Kg.) entre os organismos de um lago

15 Ecofisiologia É o estudo da interação dos organismos com o meio ambiente e como isto influencia os processos bioquímicos e expressa adaptações e comportamentos que garantem a homeostase e sobrevivência.

16 Modelo bio- energético desenvolvido por Mitsch & Gosselink em O modelo utiliza os processos metabólicos (perda e ganho de energia) para inferir sobre sobrevivência, produção e distribuição dos organismos

17 Ecologia do Comportamento Estuda o papel que um padrão de comportamento ou estrutura tem na sobrevivência e reprodução animal; O comportamento é visto como uma adaptação favorecida pela seleção natural; Vários conceitos e controvérsias: –qualquer coisa que um animal faz –as plantas não são incluídas mas possuem estratégias reprodutivas, de alocação de recursos, de atração de polinizadores, etc.

18 Dois coleópteros machos lutando pelo acesso à fêmea. Os chifres são usados para arremessar o oponente.

19 Ecologia de Populações Um dos enfoques é em como e por que as populações mudam em tamanho e ocupação espacial ao longo do tempo. Grupo de indivíduos da mesma espécie que ocupa determinada área.

20 A) População mundial de 1770 até o presente. B) Dinâmica populacional predador-presa.

21 Ecologia de Comunidades Estuda os padrões e interações existentes em grupos ou agregações de diferentes espécies, partindo do princípio que a distribuição das espécies é influenciada por fatores biológicos (predação, competição etc) e ambientais (temperatura, umidade etc).

22 História de crescimento da vegetação em uma floresta.

23 Ecologia e as diferentes maneiras de olhar os organismos no meio ambiente Exemplo: Foto de uma paisagem rural

24 Ecologia de Paisagem: Como a disposição da floresta, do campo e da construção da fazenda podem afetar a habilidade dos cervos de se moverem entre os fragmentos de floresta? Ecologia de Ecossistema: Como ocorre o fluxo de fósforo no curso dágua? Ecofisiologia: O clima local é adequado para o plantio de milho? Ecologia de Comportamento: Como o tamanho, condição e idade dos pássaros pretos afetam sua habilidade de defesa territorial ao longo do curso dágua e como isso pode influenciar seu sucesso reprodutivo? Ecologia de Populações: Que fatores podem estar funcionando como controladores do tamanho da população de trutas do riacho? Ecologia de Comunidade: Quantas espécies de plantas nativas e de insetos existe na floresta, e existe diversidade suficiente de polinizadores para manter a diversidade de plantas? Ecologia Energética: Como ocorre o fluxo de energia entre as cadeias tróficas do riacho? Ecologia Histórica: Como se deu a formação dos fisionomias vegetais e como este processo foi afetado pela ocupação humana?

25 Técnicas e Ferramentas Ecologia de Paisagem satélites, fotos, mapas, GIS (Geographic Information Systems) Ecologia de Ecossistema análises quantitativas químicas, calorímetro Ecofisiologia respirômetro, sensores de luz, termômetro, Ecologia de Populações petrechos de coleta e amostragem, casa de vegetação Ecologia de Comunidades guia de identificação de espécies, quadrante Ecologia de Comportamento gravador, equipamento de vídeo, binóculo

26 Ecologia e Evolução Evolução é um conceito presente em todas as áreas da Ecologia: Ecossistema: As taxas de transferência de energias das plantas para os animais é resultado da seleção natural? População: A coevolução entre espécies de presas e predadores determina a dinâmica populacional em ciclos? Energética: As cadeias e teias alimentares são moldadas pela seleção natural? Fisiologia: Como um organismo é adaptado para viver em determinado ambiente com valores limitados de temperatura, água e alimento? Comunidade: A grande diversidade de espécies nos trópicos está relacionada a menores taxas de extinção, maiores taxa de especiação ou outros fatores? Paisagem: Como o tamanho e distribuição espacial das ilhas afeta a evolução e especiação das espécies de pássaros? Histórica: A ação antrópica no meio teve/tem interferência no processo de seleção natural das espécies? Comportamento: O comportamento reprodutivo é moldado pelo seleção sexual? Como?

27 Referências Bibliográficas DODSON, S. I.; ALLEN, T.; CARPENTER, S.; IVES, A.; JEANNE, R.; KITCHELL, J.; LANGSTON, N. & TURNER, M Ecology, Oxford. 434p. PINTO-COELHO, R Fundamentos em Ecologia. Artmed. Porto Alegre. 252p. ODUM, E. P Fundamentos de Ecologia. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. 927p. SMITH, R. L. & SMITH, T. M Elements of Ecology. B. Cummings Co. USA. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR Informação e documentação: referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, PINTO-COELHO, R. Disponível em: Acesso em: 04/out/2004http://www.icb.ufmg.br/~rmpc/energetica/MD3_A2.htg/ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. Disponível em: anais/I_simp_inter_monit_autom_sist_agua/01.doc. Acesso em: 18/out/2004 CIÊNCIA HOJE. Disponível em: Acesso em: 18/out/2004http://www2.uol.com.br/cienciahoje/chmais/pass/ch199/umc.pdf


Carregar ppt "Ecologia: conceitos e subdivisões Universidade Federal de Minas Gerais Ecologia Energética – 10/2004 Cecília Gontijo Leal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google