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Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO.

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1 Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO NATUREZA É VIDA ORGÂNICA Não há criador - é o princípio dos ciclos - epiciclos Essência e princípio de cada ser singular movimento Aristóteles METAFÍSICA DIVERSIDADE HOMEM – ALMA RACIONAL ALMA Princípio das capacidades e qualidades específicas de cada ser vivo PHYSIS

2 Ocidente cristão Concepção bíblica Oriente A natureza é âmbito da criação divina Mundo finito A Natureza é o princípio interno de movimento e repouso Presença de um criador, externo ao mundo DEUS, criador e preservador da criação ALMA Aristóteles Bondade e Sabedoria divina A Bíblia era tida como o “Livro da Natureza” O devir da Arte é imitar a Natureza Homem é criação divina – faz parte da Natureza Direitos humanos a partir de Cristo

3 Influências (1ª fase) Séc. XV Aprofundamento de uma TRADIÇÃO EXPERIMENTAL na pesquisa sobre Natureza Heranças do Pensamento Teológico Medieval O Humanismo da época, que redescobre a Antiguidade PLATÃO GEOMETRIA A Natureza sob uma perspectiva quantitativa Nicolau Cusano (1401 – 1464) esboça um programa de Ciência Natural Moderna Copérnico (1473 – 1543) – HOMEM no centro do Universo Kepler (1571 – 1630) Visão Heliocêntrica O Sol – O bem Leis Naturais criam e preservam a Natureza DETERMINISMO: o Universo como um grande aparelho mecânico O HOMEM como máquina e dono da Natureza Os experimentos existiam na Id. Média em tradições mágicas e ocultas Posição externa a Natureza, equiparando-se a posição de DEUS NATUREZA como objeto de manipulação humana Fora, além da Natureza e abandonad o por Deus ASTRONOMIA A RELIGIÃO perde sua função dentras das Cien Naturais A FILOSOFIA perde a importância em favor da Ciência Ao HOMEM cabe: mexer na Natureza p/ indagar as Leis Naturais, sem mexer nos eventos naturais HOMEM x NATUREZA mundo do pensamento ≠ mundo dos corpos mortais Cosmologia cartesiana Mundo bipartido

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