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Descrição do gênero Artigo de opinião Jacqueline P. Barbosa.

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1 Descrição do gênero Artigo de opinião Jacqueline P. Barbosa

2 Condições de produção Condições de produção Esfera: Jornalística Finalidade: convencer o outro de que a tese defendida é a mais adequada; Influenciar o pensamento dos leitores, isto é, fortalecer ou transformar (inverter, reforçar, enfraquecer) a posição dos destinatários sobre uma questão controversa de interesse social e, eventualmente, influenciar o comportamento desses destinatários;

3 Condições de produção (2) Autor: alguém que domina o assunto (ou pelo menos está razoavelmente informado sobre o assunto), em geral está vinculado a alguma instituição; Suporte/circulação: jornais, revistas, internet etc.; Leitores: leitores de uma publicação (em geral uma elite privilegiada, formadora de opinião)

4 Vozes que circulam Podem ser: Explícitas ou implícitas; Explícitas ou implícitas; Definidas ou genéricas. Definidas ou genéricas.

5 Conteúdo temático Questões controversas que se supõe de relevância social (nem sempre explícitas nos artigos de opinião).

6 Exemplos de questões polêmicas O Brasil deve permitir a livre produção de alimentos transgênicos? O Brasil deve permitir a livre produção de alimentos transgênicos? A clonagem humana deve ser permitida? A clonagem humana deve ser permitida? Qual a função da arte? Qual a função da arte? O aborto deve ser legalizado? O aborto deve ser legalizado? A existência de cotas nas universidades para alunos provenientes de escola pública é justa? A existência de cotas nas universidades para alunos provenientes de escola pública é justa? A falta de informação é a grande responsável pela alta incidência de gravidez na adolescência? A falta de informação é a grande responsável pela alta incidência de gravidez na adolescência? A maioridade penal deve ser revista? A maioridade penal deve ser revista?

7 Forma composicional É variável, mas sempre terá: – Uma tese/posição/opinião que é defendida; –Argumentos que sustentam essa tese (que podem ser de vários tipos – de autoridade, de exemplificação, de princípio, de causalidade etc.); –Movimentos argumentativos - sustentação, refutação, negociação

8 Forma composicional (2) Também é comum trazer uma contextualização inicial da questão; Também é comum trazer uma contextualização inicial da questão; Conclusão que, em geral, retoma a tese ou conclama à ação; Conclusão que, em geral, retoma a tese ou conclama à ação;

9 Estilo – marcas/recursos lingüísticos Operadores argumentativos – conectivos e organizadores textuais - ou construções que os tornem implícitos; Operadores argumentativos – conectivos e organizadores textuais - ou construções que os tornem implícitos; 3ª ou 1ª pessoa; 3ª ou 1ª pessoa; Uso freqüente de qualificadores e, por vezes, de modalizadores; Uso freqüente de qualificadores e, por vezes, de modalizadores;

10 Carta Pessoal

11 Condições de produção Interlocutores conhecidos Interlocutores conhecidos Objetivos variados: contar/relatar algo, solicitar algo, manter contato, aconselhar, defender uma idéia etc. Objetivos variados: contar/relatar algo, solicitar algo, manter contato, aconselhar, defender uma idéia etc.

12 Conteúdo temático Em geral, questões de natureza pessoal Em geral, questões de natureza pessoal

13 Forma composicional Determinação do destinatário; Determinação do destinatário; Interpelação inicial e fórmula de cortesia; Interpelação inicial e fórmula de cortesia; Possibilidade de uso de várias seqüências textuais – injuntiva, expositiva, descritiva, argumentativa, narrativa – definidas pela situação sociocomunicativa Possibilidade de uso de várias seqüências textuais – injuntiva, expositiva, descritiva, argumentativa, narrativa – definidas pela situação sociocomunicativa Saudação Saudação Fórmula de despedida Fórmula de despedida Identificação do remetente Identificação do remetente

14 Marcas/recursos lingüísticos Em geral, predomina o uso do registro coloquial Em geral, predomina o uso do registro coloquial Uso da 1ª pessoa Uso da 1ª pessoa Presença de perguntas e outros tipos de formulações que incitam resposta (muitas vezes, promovem um diálogo assíncrono) Presença de perguntas e outros tipos de formulações que incitam resposta (muitas vezes, promovem um diálogo assíncrono) Muitas marcas/recursos lingüísticos dependem das seqüências textuais predominantes Muitas marcas/recursos lingüísticos dependem das seqüências textuais predominantes

15 Propostas de redação

16 Tema I – Vida Virtual Pesquisa divulgada há pouco revelou que, no mês de julho, o internauta brasileiro passou 23 horas e 30 minutos navegando na internet. Essa marca é uma hora e três minutos maior que a de junho, que por sua vez era quase uma hora maior que a de maio, e assim por diante. Ou seja, de 30 em 30 dias, o brasileiro já está passando quase um dia inteiro com os olhos na telinha, os dedos no mouse ou no teclado, as pernas criando varizes, a coluna indo para o beleléu e o cérebro mais na virtual que na real. (...) Segundo outra pesquisa, por causa da internet o jovem brasileiro tem deixado de praticar esportes, dormir, ler livros, sair com os amigos, ir ao cinema ou ao teatro ou estudar. E, com certeza, está deixando também de praticar outros itens não contemplados na pesquisa, como namorar, ir à praia ou ao futebol, visitar a avó, conversar fiado ao telefone e flanar pelas ruas chutando tampinhas. (CASTRO, Ruy. Folha de S.Paulo, 05/09/2007, p.02)

17 O texto aborda a relação do brasileiro com a internet, numa perspectiva crítica. Depois de refletir sobre esse assunto, escreva um artigo de opinião, apresentando argumentos consistentes para a defesa de um ponto de vista sobre o tema: O JOVEM BRASILEIRO E A INTERNET Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão (norma culta) da língua portuguesa. Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão (norma culta) da língua portuguesa. O texto NÃO deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração. O texto NÃO deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração. O texto deve ter no mínimo 20. O texto deve ter no mínimo 20. A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta. A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta. O rascunho pode ser feito na última página deste caderno. O rascunho pode ser feito na última página deste caderno.


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