Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Introdução: Materiais manuseáveis e atividades Sala ambiente... Cantinho da Matemática Pouco investimento; Elaborado pelos próprios alunos; O lab pode incluir um museu e uma biblioteca
2
Manuseio não é a mesma coisa que construtivismo
Não podemos pensar que qto mais manuseio mais construtivismo Manusear por si só, não implica o construtivismo O mais das vezes significa somente empirismo Todo método ativo leva a construções mentais que podem ficar sem objetivo e sem continuidade.
3
Importante: objetivos bem definidos; um plano para seqüênciar, com bastante abertura, as ações que participam de determinada construção; Agora sim... Levar à prática O construtivismo pressupõe o interacionismo como gênese do conhecimento.
4
Empirista e interacionista Mesmo material
Métodos e objetivos diferentes
5
Empirista: repete a experiência várias vezes, explica como retirar as informações do material, repete a atividade até o aluno acertar O aluno constrói esquemas de ação
6
no seu acervo de conhecimento
Interacionista Troca o explicar pelo perguntar Promove atividades seqüenciais Pressupõe etapas de desenvolvimento O aluno constroí o novo apoiando-se no seu acervo de conhecimento já estabelecido
7
Materiais para conjuntos
Blocos lógicos (uso para lógica e conjuntos) 48 peças de madeira, plásticos ou papelão: Formas Quadrados, Triângulos, Tamanho Grande Retângulos Pequeno Círculos Amarelo Espess* Grosso Cores Vermelho Fino Azul
8
Sugestões de atividades
1. Jogo livre – deixar o aluno brincar livremente para promovera familiarização com o material. Depois de manusear, a criança começa a formar grupos, classificar por cores, espontaneamente. Construção do concreto pensado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.