A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Introdução: Materiais manuseáveis e atividades Sala ambiente... Cantinho da Matemática Pouco investimento; Elaborado pelos próprios alunos; O lab pode incluir um museu e uma biblioteca

2 Manuseio não é a mesma coisa que construtivismo
Não podemos pensar que qto mais manuseio mais construtivismo Manusear por si só, não implica o construtivismo O mais das vezes significa somente empirismo Todo método ativo leva a construções mentais que podem ficar sem objetivo e sem continuidade.

3 Importante: objetivos bem definidos; um plano para seqüênciar, com bastante abertura, as ações que participam de determinada construção; Agora sim... Levar à prática O construtivismo pressupõe o interacionismo como gênese do conhecimento.

4 Empirista e interacionista Mesmo material
Métodos e objetivos diferentes

5 Empirista: repete a experiência várias vezes, explica como retirar as informações do material, repete a atividade até o aluno acertar O aluno constrói esquemas de ação

6 no seu acervo de conhecimento
Interacionista Troca o explicar pelo perguntar Promove atividades seqüenciais Pressupõe etapas de desenvolvimento O aluno constroí o novo apoiando-se no seu acervo de conhecimento já estabelecido

7 Materiais para conjuntos
Blocos lógicos (uso para lógica e conjuntos) 48 peças de madeira, plásticos ou papelão: Formas Quadrados, Triângulos, Tamanho Grande Retângulos Pequeno Círculos Amarelo Espess* Grosso Cores Vermelho Fino Azul

8 Sugestões de atividades
1. Jogo livre – deixar o aluno brincar livremente para promovera familiarização com o material. Depois de manusear, a criança começa a formar grupos, classificar por cores, espontaneamente. Construção do concreto pensado


Carregar ppt "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google