A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Maria Helena Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Maria Helena Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Maria Helena Carvalho
ENSINO DO BASQUETEBOL Profª. Maria Helena Carvalho

2 REGULAMENTOS DO JOGO O jogo consistirá de quatro (4) períodos de dez (10) minutos. Existirão intervalos de jogo de dois (2) minutos entre o primeiro e o segundo período (primeira metade), entre o terceiro e o quarto período (segunda metade). Haverá um intervalo de jogo, no meio tempo, de quinze (15) minutos. Se o placar estiver empatado ao final do tempo de jogo do quarto período, o jogo continuará com tantos períodos extras de cinco (5) minutos quanto necessários para desfazer o empate.

3 Início e final de um período ou do jogo
O primeiro período começa quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro na bola ao alto. Todos os outros períodos começam quando a bola está à disposição do jogador que efetuará a reposição. Para todos os jogos, a primeira equipe nomeada na programação (equipe local) deverá ter o banco da equipe e seu próprio cesto do lado esquerdo da mesa de controle, de frente para a quadra de jogo. Obs.: se as duas (2) equipes concordarem, eles podem trocar os bancos das equipes e/ou cestos.

4 Status da bola A bola pode estar viva ou morta.
A bola se torna viva quando: Durante a bola ao alto, a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro no lançamento. Durante um lance livre, a bola está à disposição do arremessador do lance livre. Durante uma reposição, a bola está à disposição do jogador que irá repor.

5 A bola se torna morta quando:
Qualquer cesta de campo ou lance livre é convertido. Um oficial apita enquanto a bola está viva. Está claro que a bola não irá entrar no cesto em um lance livre que será seguido por: Outro(s) lance(s) livre(s) Outra penalidade (lance(s) livre(s) e/ou reposição). O sinal do cronômetro de jogo soa para o fim do período. O sinal do dispositivo de vinte e quatro (24) segundos soa enquanto uma equipe está com o controle da bola. A bola, que está no ar em um arremesso para uma cesta de campo, é tocada por um jogador de qualquer das equipes após: Um oficial apitar. O sinal do cronômetro de jogo soar para o fim do período. O sinal do dispositivo de vinte e quatro (24) segundos soar.

6 A bola não se torna morta e a cesta contará se convertida, quando:
A bola está no ar em um arremesso para uma cesta de campo e: Um oficial apita. O sinal do cronômetro de jogo soar para o fim do período. O sinal do dispositivo de vinte e quatro (24) segundos soar. Obs.: qualquer que seja a interrupção do jogo antes da conversão da cesta após o arremesso, a não ser uma infração do próprio executor do arremesso, este arremesso será validado.

7 Bola ao alto e posse alternada
Uma bola ao alto ocorre quando um oficial lança a bola, no círculo central, entre dois (2) adversários quaisquer no início do primeiro período. Uma bola presa ocorre quando um ou mais jogadores adversário têm uma ou ambas as mãos firmemente sobre a bola de modo que nenhum jogador possa obter o controle sem usar de violência. Procedimento na bola ao alto Cada saltador estará com ambos os pés dentro da metade do círculo central mais próxima da cesta da sua própria equipe, com um pé próximo à linha central. Obs.: Nenhum saltador poderá segurar a bola ou tapeá-la mais que duas vezes até que ela tenha tocado um dos que não saltaram ou o solo. Se a bola não for tapeada por pelo menos um dos saltadores a bola ao alto deverá ser repetida.

8 Definição de posse alternada
Posse alternada é um método de fazer a bola se tornar viva através de uma reposição ao invés de uma bola ao alto. Procedimento na posse alternada Em todas as situações de bola ao alto as equipes alternarão a posse da bola para uma reposição no ponto mais próximo onde a situação de bola ao alto ocorreu.

9 Como a bola é jogada Durante o jogo, a bola é jogada somente com a(s) mão(s) e pode ser passada, lançada, tapeada, rolada ou driblada em qualquer direção, sujeita às restrições destas regras. Um jogador não poderá correr com a bola, chutá-la ou bloqueá-la deliberadamente com qualquer parte da perna, ou golpeá-la com o punho. Contudo, vir a ter contato ou tocar a bola com qualquer parte da perna acidentalmente não é uma violação.

10 Controle da bola O controle da bola por uma equipe começa quando um jogador daquela equipe está com o controle de uma bola viva por estar segurando ou driblando a bola, ou por ter uma bola viva à sua disposição. O controle pela equipe continua quando: Um jogador desta equipe está com o controle de uma bola viva. A bola está sendo passada entre companheiros de equipe O controle pela equipe termina quando: Um adversário obtém o controle da bola. A bola se torna morta. A bola deixa a(s) mão(s) do arremessador em um arremesso para uma cesta de campo ou para um lance livre.

11 OBS. IMPORTANTES Se um jogador marcar, acidentalmente, uma cesta de campo na cesta da sua própria equipe, a cesta valerá dois (2) pontos e será registrada como tendo sido marcada pelo capitão da equipe adversária na quadra de jogo. Se um jogador marcar deliberadamente uma cesta de campo na cesta de sua própria equipe, isto é uma violação e a cesta não valerá. Se um jogador fizer com que a bola passe inteira através da cesta por baixo, isto é uma violação.

12 Jogo perdido por desistência
Uma equipe perderá o jogo por desistência se: Quinze (15) minutos após o horário marcado para o início do jogo a equipe não está presente ou não é capaz de apresentar cinco (5) jogadores prontos para jogar. Suas ações impedirem que o jogo de seja disputado. Recusar-se a jogar após ter sido instruída, pelo Árbitro, a fazê-lo. A partida é concedida aos oponentes e o placar será de vinte a zero (20 a 0). Além disso, o time desistente receberá zero (0) ponto na classificação.

13 Se a equipe para qual a vitória será concedida estiver vencendo, o placar permanecerá como no momento em que o jogo foi interrompido. Se a equipe para qual a vitória será concedida não estiver vencendo, o placar será registrado como dois a zero (2 x 0) a seu favor. A equipe que perder o jogo por número insuficiente de jogadores receberá um (1) ponto na classificação.

14 ALGUNS SINAIS DOS OFICIAIS

15 ALGUNS SINAIS DOS OFICIAIS

16 ALGUNS SINAIS DOS OFICIAIS

17 POR HOJE!!!


Carregar ppt "Profª. Maria Helena Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google