A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2-ILUSTRAÇÃO PROFESSORA : ROSÂNGELA ALVES CURSO DESIGN-2009.2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2-ILUSTRAÇÃO PROFESSORA : ROSÂNGELA ALVES CURSO DESIGN-2009.2."— Transcrição da apresentação:

1 2-ILUSTRAÇÃO PROFESSORA : ROSÂNGELA ALVES CURSO DESIGN-2009.2

2 HISTÓRIA Desde os tempos da pré-história os homens se comunicavam por meio do desenho. As cavernas eram ilustradas com a maestria de artistas que, ao riscar a rocha,revelavam acontecimentos, emoções, vontades. A pré- história fez história com rabiscos.

3

4 O desenho sempre foi uma poderosa forma de comunicação. Antes da fotografia, a realidade era retratada com pigmentos de cores e traços de lápis. E mesmo com a fotografia, a ilustração não perdeu lugar. Enfraqueceu muito, é verdade, a partir da década de 90. Mas nos anos 60,70 e 80, assim como a fotografia, as ilustrações eram muito solicitadas para completar um texto. Com os computadores, os ilustradores saíram das agências e foram para suas casas, alguns encararam os computadores como aliados, uma ferramenta e passaram a fornecer ilustrações digitais. Outros, heróicos, insistiram e insistem até hoje em trabalhar com a arte sem a interferência da máquina. A sobrevivência desses profissionais é por causa de que em alguns casos a melhor opção ainda é a ilustração tradicional.

5 ALGUNS TIPOS DE ILUSTRAÇÃO TIPOS DE ILUSTRAÇÃO 1- ILUSTRAÇÃO TÉCNICA 2- ILUSTRAÇÃO EDITORIAL 3- CARICACTURAS 4-ILUSTRAÇÃO DE MODA 5-HISTÓRIA EM QUADRINHOS 6-ILUSTRAÇÃO HIPER-REALISTAS 7-ILUSTRAÇÃO DE ESTILO 8-CHARGE 9-ILUSTRAÇÃO DIGITAL 2D 10-ILUSTRAÇÃO 3D

6 ILUSTRAÇÃO TÉCNICA Nesse tipo de ilustração, valores subjetivos são o que menos conta. Não há margens para várias interpretações. O lustrador não altera formas e texturas. Não incorpora uma visão pessoal ao que está desenhando. É técnica, precisa mostrar as coisas como de fato são. Esse tipo de desenho é muito usado para peça históricas, espécies de animais e vegetais, arquitetura, medicina, máquinas, equipamentos e gráficos.

7 Aquarela voltada para a Ilustração Botânica

8 Carmen Sylvia Zocchio Fidalqo Cristina Midori Yoshioka

9 Maria Cecília Tomasi Maria Cristina de Carvalho Miranda

10

11 2.0-ILUSTRAÇÃO EDITORIAL A ilustração editorial tem origens na iluminura, utilizada largamente na idade Média nos manuscritos, mas atualmente difere desta por se servir de meios mecânicos e mais recentemente de meios fotomecânicos e digitais para a sua reprodução. Portanto, a sua evolução e história está intimamente ligada à imprensa e à gravura.

12 A ilustração por ser uma imagem pictórica, geralmente figurativa(representando algo material),embora algumas raras vezes também abstrata, utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico. São comuns em jornais, revistas e livros, especialmente imagens na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda. Mas existem também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis.

13 A ilustração possui uma tradição antiga que remonta às primeiras formas pictóricas, continuando pela Revolução Industrial até a nossa era digital. Atualmente essa tradição tem sido especialmente importantes para as histórias em quadrinhos e a animação. Em princípio, o que distingue a ilustração das histórias em quadrinhos é não descrever, necessariamente, uma narrativa sequencial, mas por sintetizar ou caracterizar conceitos, situações, ações ou, até mesmo, determinadas pessoas como é o caso da caricatura.

14 Ao longo dos tempos notabilizaram-se vários artistas plásticos que também eram ilustradores: (no sec.XIV e XV) Albrecht Dürer, Hans Holbein, (no sec.XIX) Henri de Toulouse-Lautrec, Gustave Doré e Aubrey Beardsley (no sec.XX) Alfred Kubin, Ben Shann, Paul Nash.

15 Albrecht Dürer Apocalipse (1498) Adão e Eva (1504) Vida de Virgem (1511) A Pequena Paixão (1511) O Cavaleiro, A Morte e o Diabo (1513) A Melancolia (1514) Rinoceronte de Dürer (1515)

16 Rinoceronte de Dürer é uma xilogravura criada pelo artista alemão Albrecht Dürer em 1515

17 LISTA DE OBRAS ILUSTRAÇÕES de contos de fadas populares: Chapeuzinho Vermelho encontra o lobo (Chapeuzinho Vermelho) O lobo pulou sobre a velha senhora e devorou-a(Chapeuzinho Vermelho) Ela surpreendeu-se com a aparência da vovozinha (Chapeuzinho Vermelho) O príncipe subiu a escada e entrou na sala da guarda(A Bela Adormecida) Deitada no leito havia uma princesa de radiante beleza(A Bela Adormecida) Se você abrir a porta, eu ficarei muito zangado (Barba Azul) Suas amigas logo vieram para admirar o esplendor de sua casa (Barba Azul) Deus seja Louvado! Meus irmãos estão chegando! (Barba Azul) Como ela é bela! (Cinderela) Seu pezinho calçou o sapato sem a menor dificuldade(Cinderela) Illustration de Les FablesJean de la Fontaine

18 ILUSTRAÇÕES de contos de fadas populares: Gustave Doré :

19 (A Bela Adormecida)

20 Cinderela

21 ABEL E CAIN

22

23 No século XX em Portugal sobressairam nomes como Stuart de Carvalhais, Bernando Marques, Maria Keil e mais recentemente António ou Cid, como caricaturistas/cartoonistas. Nos finais do século passado e no início deste a ilustração portuguesa ganhou um forte impulso revelando novos talentos, dos quais os mais famosos tanto nacional como internacionalmente são Pedro Salgado e André Carrilho.


Carregar ppt "2-ILUSTRAÇÃO PROFESSORA : ROSÂNGELA ALVES CURSO DESIGN-2009.2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google