A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
12/04/2017 Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - Curso: Licenciatura Plena em Matemática Disciplina: Metodologias e Práticas no Ensino de Matemática Professor: MSc. Antonio Roberto de Oliveira 12/04/2017

2 Objetivos da formulação e da resolução de problemas
12/04/2017 Objetivos da formulação e da resolução de problemas Vivemos em um momento da história que, cada vez mais o ser humano precisa estar preparado para acompanhar 12/04/2017

3 continuação Assim, os educadores, precisa ajustar a essa questão pedagógica para poder acompanhar a prática escolar. 12/04/2017

4 continuação O maior desafio da educação contemporânea é um ensino que prepare o ser humano para a vida e a diversidade que nela se apresenta 12/04/2017

5 continuação Sendo a matemática uma área do conhecimento voltada para o raciocínio lógico e de direta relação com a vida cotidiana das pessoas, sua metodologia de ensino deve valorizar os pensamentos e questionamentos dos alunos por meio da expressão de suas idéias 12/04/2017

6 A formulação e resolução de problemas e seus aspectos
- desenvolve o poder de comunicação da criança, quando trabalhadas oralmente, e valorizam o conhecimento prévio do aluno, uma vez que dão a oportunidade do mesmo explorar, organizar e expor seus pensamentos, estabelecendo uma relação entre suas noções informais ou intuitivas e a linguagem abstrata e simbólica da matemática 12/04/2017

7 Fazer o aluno pensar produtivamente
Outros objetivos que a formulação e a resolução de problemas pretendem atingir Fazer o aluno pensar produtivamente para isso, nada melhor que apresentar situações-problemas que o envolvam, o desafiem e o motivem a querer resolvê-las. Para wertheimer (1945) o pensamento produtivo distingue do pensamento reprodutivo. Assim, o pensamento produtivo produz novas e diferentes soluções, inventando, buscando u sando novos métodos, enquanto o pensamento reprodutivo apenas reproduz a aplicação de métodos já conhecidos. 12/04/2017

8 Desenvolver o raciocínio do aluno
12/04/2017 continuação Desenvolver o raciocínio do aluno Descubra como começou e continue: 0, 3, 8, 15, 24... • Fazer uso dos conhecimentos da Física, da Química e da Biologia para explicar o mundo natural e para planejar, executar e avaliar intervenções práticas. • Aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. 12/04/2017

9 Ensinar o aluno a enfrentar situações novas
continuação Ensinar o aluno a enfrentar situações novas As rápidas mudanças sociais e o aprimoramento d=cada vez maior da tecnologia impedem que se faça uma previsão exata de quais habilidades, conceitos e procedimentos matemáticos são úteis hoje a fim de preparar o aluno para sua vida futura. 12/04/2017

10 continuação Ensinar apenas conceitos, habilidades, procedimentos e atitudes que atualmente são relevantes parece não ser o caminho, pois eles poderão tornar-se obsoletos daqui a 15 ou 20 anos, quando a criança de hoje estará no auge de sua vida produtiva 12/04/2017

11 continuação Assim, um caminho bastante razoável é preparar o aluno para lidar com situações novas,m quaisquer que sejam elas. 12/04/2017

12 continuação Dar ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da matemática As aplicações são empregos das noções e teorias da matemática para obter resultados, conclusões e previsões em situações que vão desde problemas triviais do dia a dia a questões mais sutis que surgem noutras áreas 12/04/2017

13 continuação As dificuldades dos alunos em lidar com a matemática é sentido desde os primeiros anos de escola dos alunos, pois, como sabemos, a resolução de problemas através de algorítmos muitas vezes ocorre por parte dos professores um excesso de regras desvinculadas a situações reais da vida cotidiana do aluno 12/04/2017

14 continuação Exemplo de aplicações de matemática através de problemas
Por dia, um homem precisa comer aproximadamente o equivalente a 2% da sua massa para manter o corpo em temperatura adequada. Por outro lado, um rato prexia diariamente de uma quantidade de alimentos equivalente a 50% da sua massa. Nessas condições, responda: Quantos quilogramas você precisa comer por dia; uma criança de 45 quilos comeu 800 gramas de alimento num dia. Ela comeu a quantidade suficiente para manter a temperatura do corpo? Comeu a mais ou a menos? Quantos? Um rato comeu 105 gramas de alimentos numa dia. Isso corresponde a 50% da sua massa. Qual é a massa do rato? 12/04/2017

15 continuação Tomar as aulas de matemática mais interessantes e desafiadoras Uma aula de matemática desafiadora e bem orientada pelo professor, torna-se mais interessante do que aquelas voltadas para o modelo clássico de explicar e repetir 12/04/2017

16 Equipar o aluno com estratégias para resolver problemas
continuação Equipar o aluno com estratégias para resolver problemas Para resolver problemas precisamos desenvolver uma determinada estratégia, que em geral se aplica a um grande número de problemas Exemplo Qual é o plano para escalarmos uma montanha? 12/04/2017

17 Dar uma boa base matemática para as pessoas
continuação Dar uma boa base matemática para as pessoas Precisamos de pessoas ativas e participativas, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto possível, precisas. 12/04/2017

18 continuação Liberar a criatividade do aluno Esse é um dos principais objetivos do ensino de matemática no ensino fundamental. Para cumprir esse objetivo é viável fazê-los através da resolução de problemas 12/04/2017

19 Referêncial WERTHEIMER, M. Productive thinking. Chicago: University Press, 1945. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Médio, Brasilia: 1999. Productive thinking (pensamento produtivo) 12/04/2017


Carregar ppt "Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google