A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É FOCUS GROUP? Uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes e direciona sua discussão sobre o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É FOCUS GROUP? Uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes e direciona sua discussão sobre o."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É FOCUS GROUP? Uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes e direciona sua discussão sobre o tema, de uma maneira não-estruturada e natural. Uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes e direciona sua discussão sobre o tema, de uma maneira não-estruturada e natural. (Parasuraman, 1986: 245)

2 USO DO FOCUS GROUP É apropriado quando o objetivo é explicar como as pessoas consideram uma experiência, uma idéia ou um evento, visto que a discussão durante as reuniões é efetiva em fornecer informações sobre o que as pessoas sentem ou pensam ou, ainda, sobre a forma como agem. É apropriado quando o objetivo é explicar como as pessoas consideram uma experiência, uma idéia ou um evento, visto que a discussão durante as reuniões é efetiva em fornecer informações sobre o que as pessoas sentem ou pensam ou, ainda, sobre a forma como agem.

3 FOCUS GROUP Método com conteúdo próprio Método com conteúdo próprio Técnica que pode ser usada em conjunto com outros métodos Técnica que pode ser usada em conjunto com outros métodos

4 FOCUS GROUP Como método com conteúdo próprio, o Focus Group pode ser usado para: Explorar novas áreas de pesquisa; Explorar novas áreas de pesquisa; Examinar questões de pesquisa bem conhecidas a partir da perspectiva dos participantes. Examinar questões de pesquisa bem conhecidas a partir da perspectiva dos participantes.

5 FOCUS GROUP Em conjunto com outros métodos, pode ser usado como: Uma pesquisa preliminar para preparar questões específicas num grande projeto; Uma pesquisa preliminar para preparar questões específicas num grande projeto; Uma pesquisa para esclarecer resultados de outros dados. Uma pesquisa para esclarecer resultados de outros dados.

6 FOCUS GROUP Associação de Métodos Quali e Quanti Associação de Métodos Quali e Quanti Neste contexto o Focus Group pode: preceder um método quantitativo; preceder um método quantitativo; ser utilizado ao mesmo tempo que procedimentos quantitativos; ser utilizado ao mesmo tempo que procedimentos quantitativos; suceder um método quantitativo. suceder um método quantitativo.

7 FOCUS GROUP As salas onde acontecem as discussões em grupo podem ser salas comuns ou salas especialmente preparadas para este tipo de pesquisa. Estas são conhecidas como As salas onde acontecem as discussões em grupo podem ser salas comuns ou salas especialmente preparadas para este tipo de pesquisa. Estas são conhecidas como salas de espelho.

8 SALAS DE ESPELHO Sala de Discussão em Grupo Microfones TV / Vídeo Espelho falso Sala de Observação

9 QUANTIDADE DOS GRUPOS O número de grupos varia em função das reuniões estarem ou não produzindo novas idéias. Se o moderador pode antecipar com clareza o que será dito no próximo grupo, então, a pesquisa está encerrada, o que normalmente ocorre após o terceiro ou quarto grupo ou sessão (Krueger, 1994; Morgan, 1988; Greenbaum, 1993). O número de grupos varia em função das reuniões estarem ou não produzindo novas idéias. Se o moderador pode antecipar com clareza o que será dito no próximo grupo, então, a pesquisa está encerrada, o que normalmente ocorre após o terceiro ou quarto grupo ou sessão (Krueger, 1994; Morgan, 1988; Greenbaum, 1993).

10 TAMANHO DOS GRUPOS Grupos entre 8 e 12 participantes. Grupos entre 8 e 12 participantes. Segundo Mattar, grupos acima de 12 pessoas inibem e reduzem as possibilidades de todos participarem. Quando possui menos de 8 pessoas, o grupo pode tornar-se menos dinâmico e cresce a chance de alguns participantes dominarem a reunião.

11 PARTICIPANTES A escolha dos participantes deve ser feita conforme o propósito da pesquisa. A escolha dos participantes deve ser feita conforme o propósito da pesquisa. Os fatores discriminantes mais utilizados na formação dos grupos são: Classificação sócio-econômica Classificação sócio-econômica Sexo Sexo Faixa etária Faixa etária Escolaridade Escolaridade Diferenças de percepção política etc. Diferenças de percepção política etc. OBS: Aconselhável formar grupos homogêneos.

12 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES Aplicação de questionários que funcionam como filtros. Aplicação de questionários que funcionam como filtros.

13 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES Procura-se cobrir os segmentos centrais mais numerosos do eleitorado. Procura-se cobrir os segmentos centrais mais numerosos do eleitorado. Descarta-se os 10% mais escolarizados e os 10% da base, onde é maior a incidência de analfabetos e se tem problemas de verbalização. Descarta-se os 10% mais escolarizados e os 10% da base, onde é maior a incidência de analfabetos e se tem problemas de verbalização. Dos 70 ou 80 % do eleitorado que é trabalhado, tenta-se trabalhar, em cada faixa, com categorias de escolarização máxima. Dos 70 ou 80 % do eleitorado que é trabalhado, tenta-se trabalhar, em cada faixa, com categorias de escolarização máxima. Exemplo: No segmento de baixa renda, trabalha-se com pessoas que tenham pelo menos o primário completo.

14 MODERADOR


Carregar ppt "O QUE É FOCUS GROUP? Uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes e direciona sua discussão sobre o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google