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O QUE É FOCUS GROUP? Uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes e direciona sua discussão sobre o.

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1 O QUE É FOCUS GROUP? Uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes e direciona sua discussão sobre o tema, de uma maneira não-estruturada e natural. (Parasuraman, 1986: 245)

2 USO DO FOCUS GROUP É apropriado quando o objetivo é explicar como as pessoas consideram uma experiência, uma idéia ou um evento, visto que a discussão durante as reuniões é efetiva em fornecer informações sobre o que as pessoas sentem ou pensam ou, ainda, sobre a forma como agem.

3 FOCUS GROUP Método com conteúdo próprio
Técnica que pode ser usada em conjunto com outros métodos

4 FOCUS GROUP Como método com conteúdo próprio, o Focus Group pode ser usado para: Explorar novas áreas de pesquisa; Examinar questões de pesquisa bem conhecidas a partir da perspectiva dos participantes.

5 FOCUS GROUP Em conjunto com outros métodos, pode ser usado como:
Uma pesquisa preliminar para preparar questões específicas num grande projeto; Uma pesquisa para esclarecer resultados de outros dados.

6 FOCUS GROUP preceder um método quantitativo;
Associação de Métodos Quali e Quanti Neste contexto o Focus Group pode: preceder um método quantitativo; ser utilizado ao mesmo tempo que procedimentos quantitativos; suceder um método quantitativo.

7 FOCUS GROUP As salas onde acontecem as discussões em grupo podem ser salas comuns ou salas especialmente preparadas para este tipo de pesquisa. Estas são conhecidas como salas de espelho.

8 Sala de Discussão em Grupo
SALAS DE ESPELHO Microfones Sala de Observação Espelho “falso” TV / Vídeo Sala de Discussão em Grupo

9 QUANTIDADE DOS GRUPOS O número de grupos varia em função das reuniões estarem ou não produzindo novas idéias. Se o moderador pode antecipar com clareza o que será dito no próximo grupo, então, a pesquisa está encerrada, o que normalmente ocorre após o terceiro ou quarto grupo ou sessão (Krueger, 1994; Morgan, 1988; Greenbaum, 1993).

10 TAMANHO DOS GRUPOS Grupos entre 8 e 12 participantes.
Segundo Mattar, grupos acima de 12 pessoas inibem e reduzem as possibilidades de todos participarem. Quando possui menos de 8 pessoas, o grupo pode tornar-se menos dinâmico e cresce a chance de alguns participantes dominarem a reunião.

11 PARTICIPANTES A escolha dos participantes deve ser feita conforme o propósito da pesquisa. Os fatores discriminantes mais utilizados na formação dos grupos são: Classificação sócio-econômica Sexo Faixa etária Escolaridade Diferenças de percepção política etc. OBS: Aconselhável formar grupos homogêneos. OBS: Aconselhável formar grupos homogêneos. Isto não significa que os participantes devam ter a mesma perspectiva sobre o tópico, pelo contrário, pois neste caso a discussão seria improdutiva. OBS: Aconselhável formar grupos homogêneos. Isto não significa que os participantes devem ter a mesma perspectiva sobre o tópico, pelo contrário, pois neste caso a discussão seria improdutiva.

12 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES
Aplicação de questionários que funcionam como filtros.

13 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES
Procura-se cobrir os segmentos centrais mais numerosos do eleitorado. Descarta-se os 10% mais escolarizados e os 10% da base, onde é maior a incidência de analfabetos e se tem problemas de verbalização. Dos 70 ou 80 % do eleitorado que é trabalhado, tenta-se trabalhar , em cada faixa, com categorias de escolarização máxima. Exemplo: No segmento de baixa renda, trabalha-se com pessoas que tenham pelo menos o primário completo.

14 MODERADOR


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