A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mensagem: “(...) Ao vibrarmos o amor, nosso sentimento atinge as criaturas que nos cercam, envolvendo-as em energia superior, que lhes aquece o “germe”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mensagem: “(...) Ao vibrarmos o amor, nosso sentimento atinge as criaturas que nos cercam, envolvendo-as em energia superior, que lhes aquece o “germe”"— Transcrição da apresentação:

1

2 Mensagem: “(...) Ao vibrarmos o amor, nosso sentimento atinge as criaturas que nos cercam, envolvendo-as em energia superior, que lhes aquece o “germe” divino, propiciando condições para o seu desabrochar. Eis a função principal do educador: acordar na criança o germe que ela já possui, auxiliando o seu desenvolvimento. (...) “ Walter Oliveira Alves, Educação do Espírito

3 Conceito de competências e habilidades A competência é um conjunto de saberes e habilidade é um saber-fazer relacionado à prática do trabalho, mais do que mera ação motora. As habilidades são essenciais da ação, mas demandam domínio de conhecimentos.Ao educar para competências será através da contextualização e da interdisciplinaridade, com conteúdos pertinentes à realidade do aluno. “Competência em educação é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos - como saberes, habilidades e informações - para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”.

4 Educadores exemplares: Socrátes : Foi o pai da Ética ocidental, maior filósofo de todos os tempos.Contrariamente à maioria, não foi um teóricos de idéias, pregava, explicava e vivia as virtudes. Tinha grande autoridade moral, por sua vida exemplar de homem de bem, revelava com seu método uma confiança fundamental no ser humano, sabendo-o depositário de verdades morais no fundo de si mesmo, acreditava que aprender era recordar também por causa das pré –existências da alma

5 Comenius : Líder religioso checo, foi o iniciador da Psicologia moderna; educação para todos, homens mulheres, pobres e ricos, normais ou deficientes, abolição de castigos, escola global e estimulante partindo do interesse e da observação. Acreditava que o homem sendo um espírito imortal, a educação deveria transcender a mera realização terrena. Bach : aclamados um dos maiores gênios musicais da História, era um pedagogo de mão cheia, conseguia simplificar a complexidade musical, para ensinar e contagiar com seus dons seus alunos. Era capaz de descer à uma criança, ou um iniciante, e se interessar pelo seu progresso.

6 Pestalozzi: Educador suíço não foi apenas o mestre de Kardec. Idéias como educação integral, que ele resumia educação da cabeça, das mãos e do coração, educação ativa onde a criança aprende observando e fazendo e não apenas escutando. Seu principal mérito foi de afirmar e analisar a base afetiva da educação. Ele teorizou e demonstrou que a partir do elo afetivo educador e educando, baseado evidentemente na educação sincera e integral, é que se desenvolve um processo pedagógico eficaz, em que ambos crescem espiritualmente

7 Kardec: codificador do espiritismo, antes de se dedicar à doutrina, exerceu na França, durante 30 anos sua missão de educador. Discípulo de Pestalozzi, começou a aplicar o método do seu mestre,e desde o princípio revelou idéias próprias e personalidade segura. Apesar da amplitude de seu conhecimento e da sua altura moral, sabe ensinar traduzindo os conceitos mais difíceis em linguagem simples, clara, objetiva,usando uma lógica fantástica.

8 Eurípedes Barsanulfo : Nascido em Sacramento MG, deixou um rastro de luz em sua passagem pela terra, vem à terra para se dedicar ao próximo, restaurando- lhe a saúde, com receitas, remédios cuidados ministrados por ele mesmo e educando crianças e jovens, no seu famoso colégio Allan Kardec.não era um mestre só de sala de aula levava seus alunos, para fazer parte de seu cotidiano, exemplificando fazendo seus alunos a participarem de suas atividades caritativas, ensinando a prática do bem pela própria prática

9

10 Quais seriam as condições essenciais para que alguém possa desempenhar a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil? Nas bases de todo programa educativo o amor é a pedra angular favorecendo o entusiasmo e a dedicação,a especialização e o interesse, o devotamento e a continuidade, a disciplina e a renovação, uma vez que no trato com a criança e o jovem o esforço renovador pela evangelização jamais prescindirá da força da exemplificação para quem ensina.

11 Requisitos do evangelizador: Ser evangelizador não é dar aulas de evangelização. Evangelizar é vivenciar. Vivenciar é conviver, é fazer desabrochar, despertar o gigante adormecido que há em cada criança. Considera-se uma tarefa difícil ou quase impossível, analisar a capacidade interior e o potencial de amor e dedicação que existe em cada um,cumpre-nos porém ressaltar, enquanto a necessidade de alguns predicados básicos à tarefa que assumimos, como evangelizadores e são eles:

12 Vocação Tato pedagógico Fidelidade a mensagem espírita Paciência, capacidade de compreender e formar caráter Pedagogia do amor Acolhimento e simpatia Otimismo e entusiasmo Aparência pessoal Reserva e dignidade Imparcialidade Didática e manejo com a classe Conhecimento

13 Atitudes que devem ser evitadas: Falar baixo ou alto demais, aos gritos. Ler a aula Permanecer sentado ou em pé sempre no mesmo lugar Não adaptar-se ao meio, caindo na rotina Desordem em classe Linguagem inadequada Mau humor cara feia Interrogatório inadequado Não exemplificar o que ensina.

14 Tenha sensibilidade para se avaliar, considerando seu papel de mediador entre o conhecimento, o aluno e sua realidade. Na tarefa de evangelizar, o trabalhador é influenciado pelo Plano Espiritual, pelos irmãos esclarecidos e os não tão esclarecidos. Para se entrar em sintonia com os espíritos superiores é necessário a prece, vigilância das atitudes e trabalho no bem. A tarefa de evangelizar é muito importante para ser realizada na improvisação, ao acaso ou nas dependências do momento.

15 Reflexão “O importante não é o tamanho do que você faz, e sim o tamanho do amor que você coloca no trabalho que decidiu fazer”


Carregar ppt "Mensagem: “(...) Ao vibrarmos o amor, nosso sentimento atinge as criaturas que nos cercam, envolvendo-as em energia superior, que lhes aquece o “germe”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google