A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Manuela Monteiro

2 OBJECTIVOS DA ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO:
Reflectir sobre quais os critérios pedagógicos que contribuem para o sucesso da aprendizagem; Refletir sobre as bases teóricas subjacentes à aprendizagem cooperativa/ensino cooperado.

3 Questão central: “Como conseguir que o ensino responda às necessidades individuais de cada aluno?”

4 Três critérios pedagógicos nos parecem essenciais para o sucesso da aprendizagem:
Os professores precisam de conhecer bem os alunos, em termos das suas capacidades, dos seus conhecimentos, dos seus interesses e da sua experiência anterior; Os alunos precisam ser ajudados a atribuir um sentido pessoal às tarefas e actividades em que participam; As aulas devem ser organizadas de modo a estimular a participação e o esforço.

5 Utilização flexível de recursos Cooperação
É possível pôr em prática estes aspectos de maneiras diferentes, já que o ensino é uma actividade criativa que pode ser realizada de diversas formas. No entanto para conseguir um ensino eficaz podemos basear-nos nos seguintes conceitos: Finalidade Variedade e escolha Reflexão e análise Utilização flexível de recursos Cooperação

6 (trabalhando cooperativamente na sala de aula)
Uma maneira de os professores rentabilizarem o tempo é utilizando o outro recurso principal de aprendizagem existente em qualquer aula: OS ALUNOS (trabalhando cooperativamente na sala de aula)

7 A Aprendizagem Cooperativa não é novidade, é uma idéia bem antiga em várias civilizações:
No século XVII, o mestre Joachim Fortius afirmou que, “se um aluno desejasse obter progresso na sua carreira académica, ele deveria dar aulas diariamente dos conteúdos específicos que estava aprendendo para os outros companheiros da classe”; No primeiro século da nossa era, Quintiliano, o grande professor romano, afirmou: “Aquele que ensina, aprende”.

8 Ministério de Educação,em 2001, na publicação Currículo Nacional do Ensino Básico — Competências Essenciais diz: «A ênfase na organização do currículo por competências favorece a progressiva transformação de tempos e espaços na sala de aula, na escola, na comunidade alargada, e a adopção sistemática de estratégias de aprendizagem cooperativa uma vez que a cooperação surge como uma competência transversal fundamental, omnipresente em todos os documentos definidores do currículo nacional do ensino básico.»

9 Conceitos Básicos Aprendizagem Cooperativa
» Técnica através da qual os estudantes se ajudam no processo de aprendizagem, actuando como parceiros entre si, e com o professor, com o objectivo de adquirir conhecimento sobre um dado objecto «

10 Aprendizagem Cooperativa (características):
Responsabilidade individual pela informação reunida pelo esforço do grupo; Interdependência positiva, de forma a que os estudantes sintam que ninguém terá sucesso, a não ser que todos tenham sucesso; Forma melhor de entender um conteúdo, por ter que explicá-lo a outros membros de um grupo; Desenvolvimento de habilidades interpessoais, que serão necessárias noutras situações na vida do sujeito: dinâmica de grupo e solução de problemas; Forma comprovada de aumentar as actividades e envolvimento dos estudantes.

11 Aprendizagem Cooperativa
SIM • Possibilidade de contar com outros para apoiar a sua aprendizagem; • Responsabilidade individual; • Interdependência positiva; • Desenvolvimento de habilidades interpessoais; • Forma de aumentar o envolvimento dos estudantes. NÃO • Alunos mais “rápidos” e mais “espertos” ajudando os mais “lentos”; • Alunos dividindo uma tarefa, e cada um fazendo uma parte; • Projectos em grupo, onde todos recebem a mesma nota, mas só um fez o trabalho; • Diminuição da carga de trabalho do professor.

12 Aprendizagem Cooperativa
Vantagens de aprender em cooperação: Resultados académicos mais elevados, maior compreensão dos conteúdos, competências sociais mais desenvolvidas, diminuição do estereótipo e preconceito relativamente à diferença, são algumas das dimensões em que a aprendizagem cooperativa, usada de forma consistente e continuada, se revelou superior a métodos de ensino e aprendizagem baseados na competição e/ou no trabalho individual.

13 Aprendizagem Cooperativa
É importante salientar que: A aprendizagem cooperativa na sala de aula é facilitada por uma planificação cooperativa realizada pelos professores!

14 A colaboração é a chave da eficácia dos programas inclusivos
«A colaboração é um processo interactivo que capacita pessoas com diversos conhecimentos a gerar soluções criativas para problemas mutuamente identificados. Assenta nos pontos fortes, conhecimentos e interesses de todos quantos estão envolvidos no processo educativo, nomeadamente alunos, famílias, professores, outros profissionais, auxiliares educativos e gestores.» (Idol, Paolucci-Whitecomb, & Nevin, 1986)

15 Igualdade relacional Participação voluntária CARACTERÍSTICAS DA COLABORAÇÃO Decisões compartilhadas Objectivos comuns Responsabilidade compartilhada Recursos compartilhados Confiança e respeito Correia (1997)

16 Ensino Cooperativo Os professores precisam de cooperar e de ter o apoio prático e flexível dos colegas. Por vezes os alunos precisam de apoio específico que não pode ser dado pelo professor durante a rotina diária da sala de aula. Nestas circunstâncias, outros professores e pessoal de apoio podem “entrar em cena” e questões como a flexibilidade, o planeamento, a cooperação e o espírito de equipa entre professores constituem os maiores desafios.

17 Ensino Cooperativo Características:
Uma das características do ensino cooperativo consiste em o apoio ser prestado na sala de aula sem retirar o aluno. Esta prática estimula no aluno o sentimento de pertença e aumenta a sua auto-estima, o que, por si só, constitui um forte factor para a sua aprendizagem. Uma segunda característica do ensino cooperativo é o combater o isolamento do professor. Os professores podem aprender com as estratégias dos outros e obter um feedback adequado.

18 Condições para tornar uma escola inclusiva
A literatura e os especialistas identificam uma série de condições necessárias para uma inclusão bem sucedida e consequentemente tornar a escola eficaz!

19 Professores: Desenvolver atitudes positivas.
Criar um sentimento de pertença. Incluir competências pedagógicas adequadas e tempo para reflexão.

20 Escola Implementar uma abordagem escolar integrada.
Providenciar uma estrutura de apoio flexível. Desenvolver liderança dentro da escola.


Carregar ppt "APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google