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As substâncias alimentares: alimentos funcionais. Prof. Halene Maturana.

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1 As substâncias alimentares: alimentos funcionais. Prof. Halene Maturana

2 Classificação de substâncias alimentares segundo predominância de nutrientes Alimentos com predominância de nutrientes construtores: carnes (mamíferos, aves, pescados,...); miúdos, ovos, leguminosas secas (feijões, soja, lentilha, ervilha,...), leites, coalhadas, iogurtes e queijo. Alimentos com predominância de nutrientes reguladores: hortaliças (verduras e legumes), cogumelos e frutas (cítricas e outras). Alimentos com predominância de nutrientes energéticos: cereais (arroz, trigo), feculentos, açúcar, mel, gorduras vegetais e animais (creme de leite, manteiga,...).

3 Classificação das substâncias alimentares segundo a origem Origem animal Carnes: mamíferos, aves, pescados, insetos (içá), miúdos. Leite e derivados: vaca, cabra, evaporado, em pó, desnatado, condensado, creme de leite, queijo,... Ovos e ovas: ovos de peixes, peru, galinha,... Mel: néctar das flores, concentrado de abelhas. Gorduras animais: toucinho- tecido adiposo subcutâneo; banha- tecido adiposo visceral.

4 Origem vegetal Cereias Leguminosas secas FeculentosHortaliçasCogumelos Frutas citricas (fontes de vit. C): limão, laranja, abacaxi, morango,...; não cítricas, frutas secas. Gorduras vegetais: óleos (milho, soja, amendoim, girassol,...) e gorduras hidrogenadas: margarina, banha vegetal,...)

5 Origem mineral Água e sal Outros grupos: BebidasBebidas Condimentos: essências: baunilha; picantes: pimentas; ácidos: vinagre; ervas aromáticas: salsa; bulbos: alho; edulcorantes: açúcar; gordurosos: creme de leite, manteiga.Condimentos: essências: baunilha; picantes: pimentas; ácidos: vinagre; ervas aromáticas: salsa; bulbos: alho; edulcorantes: açúcar; gordurosos: creme de leite, manteiga.

6 Alimentos funcionais É qualquer alimento natural ou preparado, que contenha uma ou mais substâncias classificadas como nutrientes ou não capazes de atuar no metabolismo e na fisiologia humana, promovendo efeitos benéficos para a saúde, podendo retardar o estabelecimento de doenças crônico- degenerativas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

7 Substâncias bioativas Estas estão presentes nos alimentos funcionais e parecem estar mais ligadas à prevenção e ao controle de doenças crônico-degenerativas (câncer e doenças cardiovasculares), aos efeitos indesejáveis da menopausa, ao fortalecimento do sistema imunológico e ao envelhecimento precoce.

8 Alimentos funcionais Alimento: Peixe de água fria (salmão, atum), óleos de peixe. Substâncias bioativas: ácidos graxos poliinsaturados- ômega 3 Efeitos prováveis no organismo: reduzem o risco de doenças cardiovasculares e câncer; controlam a pressão sanguínea; atuam sobre níveis de colesterol e triglicérides.

9 Alimentos funcionais Alimento: laticínios fermentados (iogurtes) Substâncias bioativas: lactobacilos/ bifidobactérias Efeitos prováveis no organismo: contribuem para a saúde do trato gastrintestinal; reduzem o risco de câncer de cólon.

10 Alimentos funcionais Alimento: Aveia (farelo), frutas e legumes Substâncias bioativas: fibras solúveis (pectinas, hemicelulose) Efeitos prováveis no organismo: mantêm a regularidade intestinal; reduzem a taxa de colesterol e LDL.

11 Alimentos funcionais Alimento: grãos integrais e farelos (trigo e arroz) Substâncias bioativas: fibras insolúveis (lignina e celulose) Efeitos prováveis no organismo: regulam o peristaltismo intestinal; reduzem o risco de câncer de colo retal e gástrico

12 Alimentos funcionais Alimento: vegetais crucíferos (repolho, couve, brócolis, couve-flor. Substâncias bioativas: glicosinolatos (sulforafanos) Efeitos prováveis no organismo: possuem propriedades anticarcinogênicas; previnem câncer de mama.

13 Alimentos funcionais Alimento: frutas e vegetais amarelo intensos (cenoura, abóbora, mamão) Substâncias bioativas: carotenóides Efeitos prováveis no organismo: previnem doenças cardiovasculares e câncer; protegem a visão.

14 Alimentos funcionais Alimento: tomate Substâncias bioativas: licopeno (carotenóide) Efeitos prováveis no organismo: reduz o risco de câncer de próstata.

15 Alimentos funcionais Alimento: frutas vermelhas (amora, jabuticaba, uva e cereja) Substâncias bioativas: flavonóides (antocianinas) Efeitos prováveis no organismo: reduzem o risco de câncer; possuem ação antiinflamatória.

16 Alimentos funcionais Alimento: frutas cítricas Substâncias bioativas: limonóides Efeitos prováveis no organismo: anticancerígeno; fortalecem o sistema imunológico.

17 Alimentos funcionais Alimento: soja e produtos Substâncias bioativas: isoflavonas (fitoestrógenos, genisteínas, daidzeína) Efeitos prováveis no organismo: menor incidência dos efeitos indesejáveis da menopausa, da osteoporose e câncer estrógeno-dependente (mama, ovário e útero).

18 Alimentos funcionais Alimento: uvas vermelhas escuras/ vinho tinto. Substâncias bioativas: compostos fenólicos (flavonóides). Efeitos prováveis no organismo: moderado uso de vinho- reduz o risco de doenças cardiovasculares e câncer.

19 Alimentos funcionais Alimento: alho, cebola, alho poró. Substâncias bioativas: compostos sulfurados. Efeitos prováveis no organismo: anticolesterolemia, anti-hipertensivo, anticancerígeno.

20 Alimentos funcionais Alimento: óleos vegetais (milho, girassol e gergelim) Substâncias bioativas: ácidos graxos ômega 6. Efeitos prováveis no organismo: reduzem o risco para doenças cardiovasculares (efeito aterogênico).

21 Alimentos funcionais Alimento: azeite de oliva Substâncias bioativas: ácidos graxos monoinsaturados. Efeitos prováveis no organismo: protege contra câncer (mama e próstata). Efeito aterogênico.

22 Alimentos funcionais Alimento: chá verde Substâncias bioativas: polifenóis (catequinas) Efeitos prováveis no organismo: previne o câncer e as doenças do coração.

23 Alimentos funcionais Alimento: ervas Substâncias bioativas: diversos Efeitos prováveis no organismo: ação antiinflamatória e anticancerígena.

24 Alimentos funcionais Alimento: Linhaça Substâncias bioativas: lignanas Efeitos prováveis no organismo: reduz a probabilidade de câncer induzido pelo hormônio estrogênico.

25 Níveis de ingestão Recomendação: dieta saudável que permita consumir todos os alimentos básicos, em proporções adequadas conforme nossas necessidades, evitando extratos e concentrados, fugindo da mídia que os apresentam como milagrosos capazes de curar todas as doenças.

26 Questões para discussão O que é um alimento funcional Por que devemos escolher vegetais intensamente coloridos para as refeições diárias Por que é importante conhecer as substâncias alimentares em relação aos seus nutrientes?


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