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Www.safeunesp.cjb.net VI SAFE - Nutrição Alimentos Funcionais.

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1 VI SAFE - Nutrição Alimentos Funcionais

2 Japão (~1980): introdução do termo FOSHU (Foods for Specified Health Use), traduzido no Brasil para Alimentos Funcionais. Definição: É alimento funcional todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica.

3 Hipócrates: Deixe o alimento ser teu remédio e o remédio ser teu alimento (2500 anos atrás).

4 Surgimento desses produtos Alto custo com tratamento de doenças; Avanço nos conhecimentos mostrando relação entre alimentação e saúde; Interesses econômicos da indústria de alimentos.

5 Cientistas: estudo de dietas de populações que apresentam baixa incidência de câncer e doenças cardiovasculares.

6 Propriedades benéficas dos alimentos funcionais: Constituintes normais desses alimentos; Adição de ingredientes que modifiquem suas propriedades originais.

7 Alimentos Funcionais de Fontes Vegetais

8 Estudos: dietas ricas em frutas e verduras risco 50% < de desenvolvimento de câncer. Descoberta de componentes biologicamente ativos fitoquímicos.

9 A) SOJA Isoflavonas (genisteína e daidzeína): redução do colesterol, doença cardiovascular, osteoporose, câncer, alívio dos sintomas da menopausa.

10 B) TOMATE Licopeno: antioxidante e neutralizador de radicais livres. Prevenção do câncer e aterogênese. Câncer de próstata: redução de 50% usando tomate ou molho de tomate 10 ou + vezes/semana.

11 C) CRUCÍFERAS Repolho, couve-flor, brócolis, etc. Glicosinolatos: aumento do estradiol 2- hidroxilado redução do câncer de mama.

12 D) ALHO Quando esmagado há a conversão: aliina alicina compostos sulfurados Compostos sulfurados: anti-hipertensivo, anti-colesterolêmico e prevenção do câncer (?) um estudo mostrou aumento de câncer de estômago.

13 E) FRUTAS CÍTRICAS Limonóides: prevenção do câncer em roedores.

14 F) CHÁ VERDE Catequinas: prevenção do câncer Mulheres japonesas: 5 ou + copos de chá verde/dia redução do câncer de mama.

15 G) UVAS/ VINHO Cascas de uvas vermelho-roxas escuras. Compostos fenólicos: redução de doenças cardiovasculares. Resveratrol: antiaterogênica e anticarcinogênica in vivo.

16 H) CEREAIS Fibras, carotenóides, tocoferóis, selênio e fenóis: redução do colesterol e do câncer colo-retal e gástrico. Aveia: cereal mais estudado.

17 Alimentos Funcionais de Fontes Animais

18 A) PEIXES E ÓLEOS DE PEIXE AG ômega 3 (EPA e DHA): redução da hipertensão, doença cardiovascular, aterosclerose e desordens inflamatórias e autoimunes. Proteção contra câncer de mama, cólon, pele, pâncreas, próstata, pulmão e laringe.

19 B) LATICÍNIOS Cálcio: prevenção da osteoporose e possivelmente câncer de cólon. Probióticos : microrganismos vivos que melhoram o balanço microbiológico intestinal do hospedeiro. Ex: bifidobactéria, lactobacillus. Prebióticos : ingredientes indigeríveis que estimulam a atividade de algumas bactérias do cólon, melhorando a saúde do hospedeiro. Ex: amidos, fibras dietéticas, oligossacarídeos.

20 ATENÇÃO! Alguns alimentos industrializados tem concentrações baixas dos componentes funcionais. Ex: leite enriquecido com ômega-3. O objetivo não será alcançado se não for associado uma alimentação equilibrada e atividade física.

21 CUIDADO! Segurança: níveis ótimos dos componentes ativos ainda estão por ser determinados. Estudos sugerem que alguns fitoquímicos possam ser carcinogênicos em altas concentrações. Cuidado com Suplementos Dietéticos!

22 Paracelso, séc.XV: Todas as substâncias são venenosas...a dose certa diferencia um veneno de um remédio.

23 Conclusão Não há alimentos bons ou ruins e sim dietas boas e ruins. A saúde é fortemente influenciada também pelo tabagismo, atividade física e estresse.

24 OBRIGADA! Ai, graças a Deus essa menina parou de falar!


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