A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NUTRIÇÃO E CÂNCER Seminário Integrador II Profª: Paula Rosane Vieira Guimarães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NUTRIÇÃO E CÂNCER Seminário Integrador II Profª: Paula Rosane Vieira Guimarães."— Transcrição da apresentação:

1 NUTRIÇÃO E CÂNCER Seminário Integrador II Profª: Paula Rosane Vieira Guimarães

2 INTRODUÇÃO O surgimento do câncer é determinado por vários fatores que estão relacionados ao tempo de exposição das células ao agentes causadores. As células cancerosas ultrapassam os limites do tecido de origem.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Alimentação saudável; Preferências a alimentos naturais preservando o valor nutritivo dos mesmos; Quatro Leis da Alimentação.

4 OBJETIVO Investigar os efeitos benéficos dos alimentos em relação à prevenção e tratamento de cânceres; Identificar os alimentos que apresentam relação comprovada com o câncer; Analisar a influência da alimentação em pacientes oncológicos no estagio pré-patológico e patológicos.

5 MATERIAL E MÉTODO Constitui em uma revisão bibliográfica; Foram utilizados artigos e publicações relacionados à nutrição e câncer.

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO Estudos ressaltam que cereais, hortaliças, alimentos de origem vegetal, carne, peixes, ovos, leite e derivados, tanto previnem como aumentam o risco de desenvolvimento de câncer; Efeitos benéficos se dão principalmente por substâncias que atuam juntas.

7 RESULTADOS E DISCUSSÃO Peixes: quando consumidos mais que três vezes por semana, reduz o risco de câncer de próstata. Leite e Derivados: aumento do risco de câncer renal e próstata.

8 RESULTADOS E DISCUSSÃO Cereais: previnem vários tipos de cânceres (exceto tireóide). Hortaliças e Frutos: previne cânceres em geral (gastrointestinais e respiratórios). Carnes Vermelhas: aumenta a incidência de diversos tipos cânceres.

9

10

11 CONCLUSÃO São necessários mais estudos sobre ação anticarcinogênica em humanos; Pessoas com maior qualidade de vida buscam melhores hábitos alimentares; Atividade Física.

12 REFERÊNCIAS WAITZBERG, Dan Linetzky. Dieta Nutrição e Câncer. 1. Ed. São Paulo: Atheneu, p GAROFOLO, Adriana et al. Dieta e câncer: um enfoque epdemiológico. Rev,. Nutr. [online]. 2004, vol.17, n.4, p Disponível em: &script=sci_arttext > Acesso em:23 mar MINISTÉRIO da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Disponível em: Acesso em: 6 de junho de 2011.


Carregar ppt "NUTRIÇÃO E CÂNCER Seminário Integrador II Profª: Paula Rosane Vieira Guimarães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google