A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS 1. Introdução 2. Alimentos Brancos 3. Alimentos Vermelhos 4. Alimentos Amarelos 5. Alimentos Arroxeados 6. Alimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS 1. Introdução 2. Alimentos Brancos 3. Alimentos Vermelhos 4. Alimentos Amarelos 5. Alimentos Arroxeados 6. Alimentos."— Transcrição da apresentação:

1 SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS 1. Introdução 2. Alimentos Brancos 3. Alimentos Vermelhos 4. Alimentos Amarelos 5. Alimentos Arroxeados 6. Alimentos Verdes 7. Alimentos Marrons (Clique sobre uma das cores)

2 As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. As cores dos alimentos denotam a presença de pigmentos e, por isso, uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável. Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos. Introdução

3 Alimentos Brancos Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque: 1.Contribuem na formação e manutenção dos ossos. 2.Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos. 3.São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

4 Alimentos Vermelhos O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Mais recentemente foi é apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.

5 Alimentos Amarelos O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem beta- caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

6 Alimentos Arroxeados Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que: 1.Retarda o envelhecimento. 2.Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético

7 Alimentos Verdes Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos: 1.Desintoxicam as células. 2.Inibem os radicais livres substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo. 3.Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração. 4.Protegem o cabelo e a pele.

8 Alimentos Marrons As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo: 1.Melhoram o funcionamento do intestino. 2.Combatem a ansiedade e a depressão. 3.Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

9 Texto e imagens: Design: Luana Rodrigues Contato: Todos os Direitos Reservados Home Page: By Luana Rodrigues CRÉDITOS Sair


Carregar ppt "SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS 1. Introdução 2. Alimentos Brancos 3. Alimentos Vermelhos 4. Alimentos Amarelos 5. Alimentos Arroxeados 6. Alimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google