A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Maria Imaculada A Importância dos Alimentos Funções dos alimentos: fornecem matéria-prima para a construção de células; atuam como combustíveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Maria Imaculada A Importância dos Alimentos Funções dos alimentos: fornecem matéria-prima para a construção de células; atuam como combustíveis."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Maria Imaculada A Importância dos Alimentos Funções dos alimentos: fornecem matéria-prima para a construção de células; atuam como combustíveis para respiração celular. Substâncias presentes nos alimentos: Água Sais minerais Proteínas Carboidratos Lipídios Vitaminas

2 Colégio Maria Imaculada Descrição das substâncias: 1ª) ÁGUA corpo humano adulto possui 65% de água funções urina formas de eliminação de água fezes suor vapor da expiração formas de compensação bebendo-a diretamente pela perda de água indiretamente via alimentos Compõe células, tecidos, órgãos, sistemas Compõe materiais intercelulares (ex.: plasma sanguíneo)

3 Colégio Maria Imaculada 2ª) SAIS MINERAIS NOME DO SALFUNÇÃO (ÕES)ONDE É ENCONTRADO Cloreto de Sódio regula a quantidade de água no corpoé o sal de cozinha Potássio regula a quantidade de água no corpo auxilia na condução de impulsos nervosos auxilia na contração muscular banana limão leite Cálcio e Fósforo formação de ossos e dentes atividade dos músculos leite, queijo, ovos Ferro constitui a hemoglobina que é um pigmento respiratório feijão, ovos, couve Iodo funcionamento da glândula tireóidea peixe, frutos do mar, sal de cozinha Flúor formação dos dentes inibem o desenvolvimento da cárie água encanada Magnésio formação dos ossos funcionamento dos tecidos nervosos e musculares verduras, peixes, ovos, carnes

4 Colégio Maria Imaculada Doenças relacionadas a carência de sais minerais na dieta: Osteoporose Trata-se de uma doença que enfraquece os ossos, cujos fatores que favorecem seu surgimento são: hábito de fumar ingestão de bebidas alcoólicas falta de exercícios físicos alimentação pobre em cálcio Anemia Ferropriva Há um comprometimento na produção de hemoglobina (pigmento respiratório que dá cor vermelha as hemácias). A deficiência de ferro na alimentação leva a esse tipo de anemia. Bócio Endêmico ou Papo ou Papeira Doença causada quando a dieta é pobre em sais de iodo, onde a glândula tireóidea cresce exageradamente.

5 Colégio Maria Imaculada 3ª) PROTEÍNAS são macromoléculas formadas por AMINOÁCIDOS são encontradas: leite, carne, queijo, ovos, feijão, soja, ervilha plástica ou construtora (formação de tecidos) funções reguladora (através de enzimas que aceleram as reações químicas) 4ª) CARBOIDRATOS ou GLICÍDIOS Função: fornecer energia ao corpo, pois atua como combustível durante a respiração celular. Tipos: glicose e frutose são moléculas pequenas, facilmente absorvidas pelo intestino. Podemos encontrar no mel e em frutas.

6 Colégio Maria Imaculada sacarose é a junção de glicose + frutose; podemos encontrar na cana- de-açúcar e beterraba. lactose é a junção de glicose + galactose; podemos encontrar no leite. amido é uma molécula bem grande, formada pela união de centenas de moléculas de glicose, não é doce,sendo reserva de energia das plantas. Podemos encontrar amido na mandioca, batata, feijão. 5ª) LIPÍDIOS os mais conhecidos são os óleos e as gorduras que são formados por ácido graxo e glicerol. energética funções estrutural(forma membranas celulares) onde são encontrados: leite integral, ovos, carnes com gorduras, coco, azeite.

7 Colégio Maria Imaculada 6ª) VITAMINAS Função: reguladora, ou seja, ativam certas enzimas. Tipos: TIPO DE VITAMINAFUNÇÃO (ÕES)O QUE LEVA A FALTAONDE É ENCONTRADA A manutenção do tecido epitelial crescimento do corpo capacidade de visão problemas de pele cegueira noturna leite, queijo, gema de ovo, cenoura D participa da absorção de cálcio e fósforo formação dos ossos raquitismoovos, leite, manteiga E ainda não muito claras não formação de glóbulos vermelhos não cicatrização de tecidos em ratos causa esterilidade ovos, leite, feijão, trigo K coagulação do sangue hemorragiasfígado, alface, repolho Complexo B papel fundamental no metabolismo fraqueza muscular comprometimento do crescimento alteração nos ossos anemia perturbações gastrointestinais arroz, ovos, leite, feijão C manutenção dos tecidos de sustentação do corpo (ossos, cartilagens) formação e conservação dos dentes crescimento fortalecimento contra infecções escorbuto anemia comprometer o crescimento acerola, laranja, limão


Carregar ppt "Colégio Maria Imaculada A Importância dos Alimentos Funções dos alimentos: fornecem matéria-prima para a construção de células; atuam como combustíveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google