A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Design e a Produção de Material Didático para EAD (Tópicos Selecionados) 2º. Ciclo de Capacitação em EAD – CEFETCE – MEC/SETEC - Projeto Inter-Red Núcleo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Design e a Produção de Material Didático para EAD (Tópicos Selecionados) 2º. Ciclo de Capacitação em EAD – CEFETCE – MEC/SETEC - Projeto Inter-Red Núcleo."— Transcrição da apresentação:

1 O Design e a Produção de Material Didático para EAD (Tópicos Selecionados) 2º. Ciclo de Capacitação em EAD – CEFETCE – MEC/SETEC - Projeto Inter-Red Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância – NTEAD-CE Professores/Autores: Cassandra Ribeiro Silva e Fabrice Joye –

2 Roteiro de Apresentação Conceitos chave (EAD & outros) EAD: Um método para implementação de um curso on line As questões sobre cenarização pedagógica em EAD Por uma ergopedagogia dos materiais didáticos Perguntas que não querem calar... Metodologia de ajuda à criação de conteúdos interativos (notas de curso) em 5 etapas

3 Questões de partida Como o design (e a cenarização) dos cursos e materiais didáticos podem contribuir para a eficácia da aprendizagem ao mesmo tempo em que atenda as necessidades e peculiaridades do indivíduo que aprende remotamente Como produzir conteúdo sob medida em quantidade industrial e/ou para uso massificado?

4 EAD: Conceitos chave Design e Design gráfico Design Instrucional Didática e Pedagogia Granularização dos conteúdos e objetivos pedagógicos Materiais e objetos pedagógicos? Os objetos pedagógicos A avaliação engenharia pedagógica Interface e IHC Interação e Interatividade Et alors jhkje iuoléj iuhziue wluizliuh luhgl jlierug uegh hjegkjh kej kjkjhgkj kkjhgkjhg iéupéiuoi URL WWW Et alors jhkje iuoléj iuhziue wluizliuh luhgl jlierug uegh hjegkjh kej kjkjhgkj kkjhgkjhg iéupéiuoi

5 Design e Design gráfico (dizajn ou design) n.m. (origem inglesa), é uma disciplina que visa a criação de objetos, de ambientes, de obras gráficas, etc., que sejam funcionais, estéticos e conformes aos imperativos de uma produção industrial (Petit Larousse 1989). Design Refere-se à área de conhecimento e à prática profissional específica relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional. ( André Villas-Boas: Design Gráfico

6 Design Instrucional Ação intencional e sistemática de ensino Processo sistemático e reflexivo de traduzir princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos, atividades, fontes de informação e processos de avaliação Smith & Ragan (1999) e/ou Metodologia para o Desenho da Instrução - didática- planejamento do processo ensino- aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos, recursos e materiais instrucionais..

7 Etapas do Design Instrucional Analise Design Desenvolvimento Implementação Avaliação

8 Didática e pedagogia Didática é... O processo de ensinar (relação professor X saber) Pedagogia é... O processo de formar (relação professor X aluno)

9 Didática ou didáticas? Assim: Da Língua (português, inglês, francês....) Da matemática Das ciências experimentais Da informática Das ciências Humanas Das artes Didática e dificuldades de aprendizagem Uma Didática Geral é problemática porque os problemas de ensino e aprendizagem estão relacionados às especificidades dos conteúdos

10 Granularização de conteúdo e Objetivos Pedagógicos Esses pedaços (grãos) de conteúdo que vão formar o percurso pedagógico - UM CENÁRIO de acesso a um objetivo pedagógico

11 Materiais e objetos pedagógicos? É todo documento disponibilizado para o aluno visando atender objetivos de formação. Um conteúdo, material ou recurso digital, sem dúvida NÃO É PEDAGÓGICO senão tiver, de maneira intríseca e/ou extrínseca, uma intenção ou objetivo pedagógico ou se inserir em um cenário de aprendizagem Têm que ser acompanhado das indicações/condições/identificadores de uso ou de inscrição em um cenário de formação Daí a noção de OBJETOS DE APRENDIZAGEM (ou grãos pedagógicos!)

12 Os objetos pedagógicos Que se revertem nas possibilidades tecnológicas e pedagógicas de reutilização, atualização, customização e distribuição on line e/ou off line Minimizam os custos de produção utilizados nos diversos modelos pedagógicos e nos formatos de entrega dos conteúdos por causa da sua característica de modularização/granularidade (componente, lição, módulo, processo, curso, recursos, exercícios, atividades...) Que evidencia a presença dos – ÁVEIS: adaptáveis, abordáveis, avaliáveis, acessíveis, duráveis, intercambiáveis, interoperáveis, geráveis, confiáveis, reutilizáveis. Grãos de conteúdos

13 Avaliação ModalidadeFunção Diagnóstico ControleFormativa ClassificaçãoSomativa Seja do produto ou processo, observar:

14 Engenharia Pedagógica...vai da análise inicial das necessidades até a entrega, manutenção e atualização contínua do produto acabado. Objetivos Conteúdo Estratégia Pedagógica Avaliação Pré-requisitos Necessidades Desenvolvimento Material Conjunto dos processos utilizados para produzir, de maneira sistêmica e planificada, um produto ou ambiente de aprendizagem

15 Interface e Ergonomia de IHC São todos os aspectos dos sistemas informáticos que influenciam na participação do usuário nas tarefas informatizadas – aspectos gráficos, objetos e objetivos da interação e do usuário. É a zona de comunicação em que se realiza a interação entre o usuário e o programa Conceber uma interface é resolver um problema de Comunicação Interface

16 Interface e Ergonomia de IHC A área de estudos da ergonomia de software interessa-se ao mesmo tempo à: Utilidade (adequação a tarefa) Usabilidade (facilidade de uso) Utilizabilidade (utilidade + usabilidade) (facilidade de aprendizagem e de utilização) Adequação dos software, particularmente das interfaces, às tarefas e objetivos de interação do usuário.

17 Interação e Interatividade AlunoConteúdo AlunoProfessor AlunoAluno AlunoInterface

18 Ead: um método para a implementação de um curso online Definição de uma arquitetura pedagógica Sequenciamento e decomposição dos conteúdos Concepção das atividades pedagógicas Definição dos modos de aprendizagem Seleção dos recursos a implementar Avaliação da formação

19 As questões sobre Cenarização pedagógica em EAD O que é a cenarização Importância da cenarização Porque cenarizar? Como cenarizar uma atividade de formação? Cenarizar para qual modelo pedagógico? O que é a cenarização Interativa As etapas da implementação da cenarização interativa

20 Necessidades Cliente Necessidades Cliente Suas Necessidades Suas Necessidades Seqüência Roteiro Seqüência Roteiro Multimidia Interatividade Multimidia Interatividade Cenarizar...

21 Idéia Projeto Idéia Projeto Implementação Cenarização Fase central do projeto

22 APRENDIZ FORMADOR ADMINISTRADOR CONCEPÇÃO INFORMADOR Informação Produção Autogestão Colaboração Assistência pedagógica Assistência organizacional Cenarização: equipe

23 Espaço Autogestão Espaço Colaboração Espaço Produção Espaço Assistência Espaço Informação homepages expert mediateca Servidor multimidia Motor pesquisa videoconf Espaço grupo fórum chat Virtual Agents FAQ Ajuda contextualizada formador Fichas guias modelização trabalhos editores modelos Anotação Plano trabalho Estado progressão Perfil grupo Cenário atividades Estrutura conhecimento Perfil individual Cenarização: os recursos

24 Cenarização: de uma lógica linear para não linear (Tipo hipermídia)

25 Modulos Ilustrações Animações Comunicações Para que cenarizar? Ao contrário dos clássicos documentos PDF, exige-se outros tipos de tratamento tecnopedagógico (do lado produtor e do aprendiz)

26 Definição Projeto Conteúdo, Publico-alvo, equipe projeto Definição Projeto Conteúdo, Publico-alvo, equipe projeto Cenarização Seqüências Story-board, Recursos, Implementação Cenarização Seqüências Story-board, Recursos, Implementação Avaliação Cenarização: etapas básicas

27 Análise das Necessidades Especificações dos Objetivos de Comunicação Maquete Geral com Justificativa Validação pelo cliente Avaliação Usabilidade Desenvolvimento Telas & Funcionalidades Descrição do Conteúdo Categorias Exemplos de Informações Formatos Estrutura de Interação

28 Selecionar os recursos materiais e humanos necessários Organizar e supervisionar as etapas de implementação Manter uma avaliação periódica com todos os membros Cenarização: papel chefe de projeto

29 Público-Alvo Objetivos gerais e específicos Exigências, limitações (contraintes) Descritivo do curso Quadro Pedagógico Recursos necessários Avaliação pelos aprendizes Gastos Prazo Acompanhamento Público-Alvo Objetivos gerais e específicos Exigências, limitações (contraintes) Descritivo do curso Quadro Pedagógico Recursos necessários Avaliação pelos aprendizes Gastos Prazo Acompanhamento Cenarização: plano de trabalho

30 Pre-requisitos Objetivos Pedagógicos Conteúdo Interativo Auto-avaliação Para saber mais... Cenarização: o aprendiz deve identificar

31 Por uma ergopedagogia dos materiais didáticos para EAD O consumidor de tecnologias de ao modo multi/hipermidiática para a educação possui um triplo status: Usuário - Ergonomia Aprendiz – Pedagogia Leitor – Comunicação

32 Por uma ergopedagogia dos materiais didáticos para EAD O Aprendiz A tarefa de aprendizagem As caractéristicas do ambiente As limitações técnicas

33 Perguntas que não querem calar... Preciso mesmo fazer um planejamento? Como me organizar para transpor um curso/material impresso para a mídia digital? ___________________________________________ Outras questões (do tipo faça você mesmo) Ver atividade no material impresso!

34 Metodologia de ajuda a criação de conteúdo interativos (notas de curso) em 5 etapas

35 - Enriquecimento estimuli / midia / interatividade + NCI Modo consulta múltiplas Livros Eletrônicos Online Multimídia Formação (hipermídia interativo) Notas Curso Interativas (áudio, vídeo, gráfico, animação) Notas Curso Interativas (exemplos, exercícios, problemas, resumos) Adaptação para a tela + elementos hipermídia Cópia eletrônica da versão impressa original Evolução dos conteúdos Interativos (NCI)

36 Notas Interativas (Ex.layout) Página inicial Responsável Realizador Introdução Objetivos Sumário Lista do conteúdo Definição Exemplos Problemas Síntese, Ajuda Glossário

37 I - Análise II - Estrutura do Conteúdo III - Maquete IV - Produção / Avaliação V - Publicação & Atualização Método para elaboração notas interativas

38 Formato das notas de curso Utilidade Pedagogia Pertinência Perfil dos usuários e Necessidades I - Analise (1)

39 Formato das notas de curso Aplicação & Formato Arquivo Segurança I - Analise (2)

40 Planejamento Recursos Humanos I – Analise - Organização

41 Enunciados, materiais, recursos Cenário II - Estruturação Conteúdo Mapas Conceituais

42 Organização e redação final do conteúdo Integração das partes midiatizadas Estrutura hipertextual e Navegação Ergonomia da Interface Protótipo & Teste III - Maquete

43 Maquette PIP2P3P4 SUBTITULO Corpo 1.1 ooo 1.2 oooo Natal Modificado o Maquete

44 Realização Técnica Ajustes e Midiatizaçaõ do Conteúdo Teste em Produção Resultado e Correções Continuação da Produção IV - Produção & Avaliação

45 Publicação e lançamento das notas Planejamento e início do ciclo atualização Retroação dos usuários Armazenamento V – Publicação & Difusão

46 Mais uma vez obrigada pela paciência! Cassandra & Fabrice


Carregar ppt "O Design e a Produção de Material Didático para EAD (Tópicos Selecionados) 2º. Ciclo de Capacitação em EAD – CEFETCE – MEC/SETEC - Projeto Inter-Red Núcleo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google