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EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CATADORES DE RECICLÁVEIS: COOPERATIVISMO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Profa. Dra. Angela Martins Baeder Professora Centro Universitário.

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1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CATADORES DE RECICLÁVEIS: COOPERATIVISMO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Profa. Dra. Angela Martins Baeder Professora Centro Universitário Fundação Santo André Equipe de coordenação Projeto Coleta Seletiva Brasil- Canadá e Colaboração: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka Professora da Pós Graduação da Faculdade de Educação e da Geografia da Universidade de São Paulo Equipe de coordenação Projeto Coleta Seletiva Brasil- Canadá

2 Educação Ambiental na busca da gestão compartilhada Capacitação- Prefeitura de São Paulo 2003 – PCSS Movimentos sociais de catadores, parceiros e Prefeitura SP Gestão Participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos - PSWM -2005/11 Inter-universidades - Universidade de São Paulo-BR e Universidade de Victoria-CA com apoio do Centro Universitário Fundação Santo André Parceiros: ONG Rede Mulher de Educação, Movimentos sociais de catadores - Fórum Recicla São Paulo e MNCR, e Prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) CIDA - Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional AUCC - Associação de Universidades e Faculdades Canadenses

3 Margens Billings – Ambientes urbanos Desemprego Moradias Social Resíduos Sólidos – soluções - catadores a) sobrevivência: condições subumanas b) limpeza urbana e Meio ambiente – destinação - reciclagem (40 % domiciliares recicláveis) Grupos de catadores

4 $ $ $ $ $ $ $ Sistema de Coleta Seletiva – Estrutura básica Capacitação para a implantação, gestão e operacionalização Interações autogestão Organização do trabalho Cadastramento Contabilidade Gr

5 Gestão Participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos – PSWM – 2005 a Br/Ca Objetivos: Melhorar a qualidade ambiental nas cidades - sustentabilidade Fortalecer organização dos catadores (as) e ações em redes Construção de políticas públicas de RS com catadores (as) Ações : formação; gestão coletiva; diálogo entre grupos e destes com o governo;pesquisa, a produção e o intercâmbio de conhecimentos. Resultados: Gestão participativa do Projeto (CG) ; fortalecimento dos grupos; rede de comercialização; fundo de capital de giro; vídeo participativo; uso do computador; Equipamentos e melhoria do trabalho. Limites: necessidades muito grandes; sujeitas ao mercado; problemas socioeconômicos das famílias, ausência de valorização do trabalho, autodesvalorização.

6 Princípios da Formação - participação Interatividade em vários níveis Decisões coletivas Trocas de experiências Sistematização coletiva nos processos autonomia individual e coletiva cooperativismo- autogestão apropriação cidadã do contexto histórico e ambiental fortalecimento da Políticas públicas

7 Trocas, Sistematização e socialização dos saberes entre representantes das 4 Centrais Cooperativismo: central na formação Entender e socializar a representação das pessoas sobre cooperativismo

8 Sentido do cooperativismo e empoderamento - Catadores União: enfrentamento coletivo da fragilidade Cidadania: possibilidade diante da iniqüidade Trabalho, emprego e renda: saída concreta para a sobrevivência Igualdade: Direitos de todos iguais; Igualdade Inclusão: Inclusão social Força: enfrentamento coletivo da fragilidade Honestidade: valores – interações cooperativas – individual e coletivo Formação: demanda pelo crescimento Ações coletivas e participação: ações concretas (venda coletiva) e formas democráticas de participação - autogestão Conscientização ambiental: apropriação do papel coletivo e identidade Grupo focal/2008 FORMAÇÃO – PCSS/ 2003 e Grupo focal/2008 Significado dos processos de formação –para a vida para a vida.... a gente vivia lá largado...eu sinto o que está acontecendo no projeto Br Ca, no Movimento Nacional, no Recicla, tudo, a clareza junto com outros catadores Aprendi a achar que eu sou capaz e...os outros também...

9 Gestão Participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos – PSWM 2005 a Br/Ca Cooperativismo - Grupo Focal - Lideranças - CG União é a referência para a sobrevivência das cooperativas. Relações entre pessoas na mesma condição de hierarquia Relação de troca com outras organizações de catadores (Brasil e mundo) Políticas públicas – relação de mercado e formação: Sistematização e troca de saberes constituem processo para crescimento, empoderamento e construção/ampliação de autonomia. Se consolida em situações concretas de luta Hoje Cooperativismo e solidariedade na luta pela preservação do modelo de Coleta Seletiva com inclusão social, frente às propostas de implantação de incineradores.

10 Muito obrigada! Angela Martins Baeder Tel: e Nídia Nacib Pontuschka – Tel.: PSWM – Site:

11 Educação Ambiental – Prática política - Problema socioambiental RS Exclusão social - Muitos catadores isolados ( Brasil) e Destinação RS Finalidade: identificar elementos – soluções participativas (RS) e para construção de Educação Ambiental para transformação - sustentabilidade Destinação de RS políticas públicas inclusivas Experiências Educativas – Transformações – RMSP Mobilização social Após 90 – Novo Contexto Condições de vida – econômica prática individual; sentimento da exclusão Educação/ato político Limpeza e EA local Técnica, Econômica e Política Desafios Interações

12 FREQUÊNCIA ORDEM MÉDIA Inferior a 1,89Superior a 1,89 Superior ou igual a 5 (18) união (1,0)(10) trabalho (1,9) (05) honestidade (2,4) Inferior a 5 (04) cidadania (1,0)(03) conscientização ambiental (2,0) (03) ações coletivas (1,7) (03) emprego e renda (2,7) (02) Igualdade (1,5)(02) força (2,0) (02) Inclusão (1,5)(02) formação (2,5) (02) participação (2,5) Termo indutor: COOPERATIVA – (Vergés,.....)

13 PALAVRA/ ATRIBUTO- TNC – Abric – Termo - COOPERATIVA União: União; União e organização Cidadania Trabalho: Trabalho; trabalho em equipe; em comunidade; conjunto; Frente de trabalho; para todos Força Emprego e renda: Emprego; Geração de renda; emprego e renda Honestidade Formação: Formação; Informação Participação Igualdade: Direitos de todos iguais; Igualdade Inclusão: Inclusão; Inclusão social Ações coletivas: Ações coletivas; Venda coletiva Conscientização ambiental: Conscientização ambiental; Conscientização; Consciência ecológica

14 PALAVRA/ ATRIBUTO 123 Freqüência Ordem ME Síntese: União ,0 Cidadania ,0 Síntese: Trabalho ,9 Força ,0 Síntese: Emprego e renda ,7 Honestidade ,4 Síntese: Formação ,5 Participação ,5 Síntese: igualdade ,5 Síntese: inclusão ,5 Síntese: ações coletivas ,7 Síntese: consc. ambiental ,0 Soma OME22,6 Total de Palavras12 Total de Evocações56 MÉDIA (Freqüências) - Total evoc/total palavras) 5 MÉDIAS (OME) - Soma OME/total de palavras)1,89

15 O que significa catador sem cidadania -exclusão -peça fundamental para o meio ambiente -agente multiplicador -formiguinha -trabalhador dia a dia -sem inclusão -indiferença -necessitado -muito esforçado -sobrevivência -sem estudo -sem auto-estima -sem educação/ tratamento -consciência -importante -desemprego -esperança -nervoso/ passa raiva -o que cata -todos somos agentes do bem, cidadãos sem perspectiva.

16 Palavras excluídas (critérios de Frequência) Futuro: Esperança para o futuro, ser um orientador, desejo, crescimento, resultados, sucesso, respeito, independência, avanço, desenvolvimento. Tipo de vínculos vislumbrados: Família, conjunto, comunidade


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