A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GASTOS DE CONDOMÍNIO CLEUZA DAS CHAGAS. OBJETIVOS n n... Afinal, quem paga a pintura da fachada, o inquilino ou o proprietário? Quais despesas são ordinárias,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GASTOS DE CONDOMÍNIO CLEUZA DAS CHAGAS. OBJETIVOS n n... Afinal, quem paga a pintura da fachada, o inquilino ou o proprietário? Quais despesas são ordinárias,"— Transcrição da apresentação:

1 GASTOS DE CONDOMÍNIO CLEUZA DAS CHAGAS

2 OBJETIVOS n n... Afinal, quem paga a pintura da fachada, o inquilino ou o proprietário? Quais despesas são ordinárias, quais são extraordinárias? O rateio-extra deve ser cobrado por unidade ou fração ideal? n n principais dúvidas sobre o assunto

3 INTRODUÇÃO n n Você já tentou analisar em detalhes os gastos de seu condomínio? n n Então, provavelmente, deve saber o quanto é difícil avaliar se eles são altos ou baixos.. n n Este trabalho visa mostrar de que forma você pode economizar e onde estão os maiores gastos.

4 Chame o síndico n n A folha de pagamento dos funcionários, por exemplo, corresponde, em média, à metade das despesas de um edifício n n É cada vez mais comum também encontrar prédios em que a administração é feita sob a forma de autogestão, ou seja pelos próprios moradores, ou pelo seu representante legal, o sindico. n n É possível, com a autogestão eliminar custos com contabilidade, legislação trabalhista e aplicações financeiras.

5 Tipos de despesas n n As despesas ordinárias são de responsabilidade do inquilino; o proprietário arca com as extraordinárias. n n Despesas ordinárias são as de manutenção, ou seja, a taxa condominial de todo mês, exceto Fundo de Reserva e Fundo de Obras. n n Extraordinárias são as despesas com obras de melhoria, principalmente.

6 TIPOS DE DESPESAS

7 Fundo-de-reserva n n O fundo-de-reserva é despesa extraordinária, e portanto, de responsabilidade do proprietário.

8 Inadimplente n n Não há uma obrigação direta do proprietário de arcar com as dívidas do inquilino. n n Mesmo que o inquilino se mude do imóvel ainda em débito com o condomínio, continua sendo responsável pela dívida.

9 Multa n n É uma questão polêmica

10 Mau uso da propriedade n n Casos mais comuns: n n desenvolve atividades comerciais n n Perturba o sossego comum, com barulho; n n Desrespeita sistematicamente o Regulamento Interno ou a Convenção.

11 TABELA

12 Conclusão Busca-se: n n Eliminar custos com a administração na forma de autogestão.


Carregar ppt "GASTOS DE CONDOMÍNIO CLEUZA DAS CHAGAS. OBJETIVOS n n... Afinal, quem paga a pintura da fachada, o inquilino ou o proprietário? Quais despesas são ordinárias,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google