A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Histórico da Saúde Ocupacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Histórico da Saúde Ocupacional"— Transcrição da apresentação:

1 O Histórico da Saúde Ocupacional
“Trabalho como bem comum e necessidade, não deve ser visto como castigo, por esse motivo a enfermagem cresceu.”

2 Evolução Histórica: Hipócrates( a.C.): pesquisou as doenças ocupacionais que acometiam os trabalhadores na minas de estanho. Platão( a.C.): Constatou e apresentou enfermidades específicas do esqueleto humano que acometiam determinados trabalhadores no exercício de suas profissões

3 Plínio(23-79 d.C.):publicou a História Natural, em que , pela primeira vez, foram tratados temas referentes à segurança do trabalho.Discorreu sobre o chumbo, mercúrio e poeiras.Menciona o uso de máscaras pelos trabalhadores dessa área.

4 Outros pesquisadores das doenças ocupacionais
Bernardino Ramazzini: o criador da medicina do Trabalho: Ele descreve uma série de doenças diretamente relacionadas com cinquenta profissões, no ano de 1700, na Itália. Robert Baker , inspetor médico de fábricas , instalou o primeiro serviço médico industrial do mundo, em 1930, na Inglaterra.

5 Revolução Industrial Foi o marco inicial da dos problemas de saúde ocupacional na Europa. A industrialização foi responsável pela transformação na segunda metade do século XVIII.A improvisação das fábricas e a mão de obra era constituída principalmente por mulheres e crianças.

6 Sérios problemas Ocupacionais
A falta de condições de vida, o baixo nível sócio econômico, os acidentes de trabalho, provocados por máquinas sem qualquer tipo de proteção e treinamento para manipulação, a falta de ventilação, o ruído das máquinas, o excesso na jornada de trabalho( por vezes 18 horas)

7 As mudanças Oficiais: Em 1919, foi criada a OIT-Organização Internacional do Trabalho pelo Tratado de Versalhes.Ele adota convenções destinadas à proteção da saúde e à integridade física dos trabalhadores , tais como:Limitação da jornada de trabalho, proteção à maternidade, trabalho noturno para mulheres, idade mínima para contratação de crianças e trabalho noturno para menores.

8 A Segunda Guerra Mundial:
Foi o marco para despertar uma nova mentalidade humanitária, na busca de paz e estabilidade social.Nesta fase foi assinada a Carta das Nações Unidas estabelecendo critérios para a busca de progresso social e melhores condições de vida para as futuras gerações.Em 1948 Na assembléia Geral das Nações Unidas, foram assegurados vários direitos ao trabalhador, dentre eles, condições justas e favoráveis de trabalho, direito de repouso e lazer, limitação de horas de trabalho, férias periódicas remuneradas , além de padrão de vida capaz de assegurar ao trabalhador e à sua família saúde e bem estar.

9 Após Segunda Grande Guerra:
Em 1949, passaram a ser feitos estudos sobre ergonomia, com intuito de organizar o trabalho em função das relações entre o homem e o meio ambiente laboral.Algumas grandes empresas italianas iniciaram processos de conscientização quanto à nocividade de produtos químicos, detecção de problemas, reorganização das condições de trabalho nas fábricas.Este fato fez com que se deviasse a atenção dos efeitos para as causas dos problemas de saúde, o que envolve as condições e questões do meio ambiente.

10 No Brasil: Somente em 1940 começaram as preocupações com os problemas ocupacionais.Em 1943, entrou em vigor a Consolidação das leis do Trabalho -CLT- que representa o início da proteção legal dos trabalhadores.Em 1960 criado o FGTS, o INPS( previdência Social), atualmente chamado de INSS, e o mais importante órgão relacionado ao trabalhador o FUNDACENTRO(Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), e a nossa Associação Nacional do Trabalho.

11 Ministério do Trabalho:
Em 1972 foram lançadas as Portarias e 3.237, que tornava obrigatório nas empresas com mais de cem funcionários, a existência de um serviço de saúde, composto por médico, engenheiro de segurança do trabalho, técnico em segurança e auxiliar de enfermagem.O enfermeiro de nível superior entrou no ano de 1975, para compor a equipe de saúde ocupacional,pela portaria do Ministério do Trabalho.Neste ano foi criado ainda o Código de Deontologia de Enfermagem, e seus conselhos no ano seguinte.


Carregar ppt "O Histórico da Saúde Ocupacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google