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INCUBADORAS DE EMPRESAS. PORQUE ABRIR UMA EMPRESA?

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Apresentação em tema: "INCUBADORAS DE EMPRESAS. PORQUE ABRIR UMA EMPRESA?"— Transcrição da apresentação:

1 INCUBADORAS DE EMPRESAS

2 PORQUE ABRIR UMA EMPRESA?

3 -44% funcionário de empresa privada; -21% ocupados como autônomos (sem empresa); -13% proprietário de outras empresas; -08% donas de casa; -05% funcionário publico; -03% estudantes; -06% outros (aposentados, desempregados, etc...) Antes de ter seu próprio negócio....

4 -34% desejava ter o próprio negócio; -28% identificou uma oportunidade de negócio; -11% tinha experiência anterior; -06% estava desempregado; -04% foi demitido (FGTS/indenização/PDV); -02% estava insatisfeito no emprego; -09% outros motivos Porque ter seu próprio negócio?....

5 -32% fecham no primeiro ano; -44% fecham no segundo ano; -56% fecham no terceiro ano; -63% fecham no quarto ano; -71% fecham no quinto ano OBS: de empresas são abertas anualmente percentual de mortalidade das empresas

6 -Falta de dedicação ao seu negócio, -Falta de administração do fluxo de caixa, -Falta de aperfeiçoamento de seus produtos e serviços as necessidades de seus clientes, -Falta de experiência no ramo, -Falta de Planejamento prévio, Fatores que afetam a mortalidade das empresas

7 -Falta de Planejamento prévio. 54% não se preocuparam em conhecer os hábitos de consumo seu cliente 38% não conheciam a quantidade de concorrentes que teriam 31% não observaram os produtos e serviços dos concorrentes; 23% não conheciam as condições de preço e prazo dos fornecedores 21% não observaram os aspectos legais relativos aos empresários Fatores que afetam a mortalidade das empresas

8 -Falta de Cliente – 30% -Problemas particulares – 19% -Falta de capital de Risco/Crédito – 18% -Inadimplência dos Clientes – 13% -Concorrência – 8% -Custos elevados – 5% - Impostos, encargos, etc – 4% - Problemas com o Sócio – 4% - outros Porque as empresas fecham?

9 VÍDEO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INCUBADORA DE EMPRESAS

10 VÍDEO INCUBADORAS Incubar: Planejar, projetar e proteger Incubadora: Lugar para crescer forte e saudável, É o primeiro passo (cria condição) para que as empresas se tornem competitivas. Protege as empresas As empresas tem a chance de errar Oferece capacitação gerencial que as vezes o empresário desconhece Oferece um atendimento integral e diferenciado Fortalecer as parcerias Reduzir o risco de mortalidade Criar uma cultura de incubadora no país.

11 CONCEITO

12 É um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de Pequenas Empresas, por meio da formação complementar do empreendedor, em seus aspectos técnicos e gerenciais Facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica Dispõe de uma serie de serviços e facilidades,

13 SERVIÇOS E FACILIDADES Espaço físico individualizado p/ instalação de cada empresa Espaço físico compartilhado, tais como sala de reuniões, show room, secretaria, sala de treinamento, sanitários, vestiários, copa cozinha, serviços (administrativos e internet), auditório e laboratórios Assessorias especializadas que auxiliem as empresas incubadas em suas atividades, quais sejam, gestão da inovação tecnológica, comercialização de produtos e serviços no mercado doméstico e externo, contabilidade, marketing, assistência jurídica, captação de recursos, contratos com financiadores, engenharia de produção e propriedade intelectual, entre outros;

14 SERVIÇOS E FACILIDADES Suporte Gerencial, para detectar as dificuldades enfrentadas e buscar as soluções Capacitação (em gestão e produção) para formação/treinamento, de empresários-empreendedores nos principais aspectos gerenciais, Apoio na divulgação – Folhetos e Cartazes, Apoio de Mercado por meio de participação em feiras. Ac esso a laboratórios e bibliotecas de universidades e instituições que desenvolvam atividades tecnológicas

15 OBJETIVOS Uma Infra-estrutura adequada, Criação e fortalecimento de empresas inovadoras, Suporte Gerencial, Capacitação em Gestão e Produção, Transferência de Tecnologia das Universidades para o setor produtivo. Apoio de Mercado

16 VANTAGENS Criar uma cultura de planejamento, gestão e inovação, Criar empresas fortes e competitivas Diminuir a taxa de mortalidade das empresas, Gerar emprego e renda, Atuar no desenvolvimento local e regional, Transferência de Tecnologia das Universidades para o setor produtivo. Proporcionar uma Rede Paulista de Incubadoras

17 EVOLUÇÃO DO CONCEITO Espaço físico. Transferência de Tecnologia das Universidades Suporte Gerencial. Criar empresas competitivas Capacitação empresarial. Planejamento das empresas – Plano de Negócio. Gerar emprego e renda. Diminuir a taxa de mortalidade das empresas. Atuar no desenvolvimento local e regional. Atuar na missão dos parceiros e, também, atuar em forma de Rede com as outras incubadoras.

18 TIPOS DE INCUBADORAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. EMPRESAS TRADICIONAIS, MISTA, HOTEL DE PROJETOS / IDÉIAS TEMÁTICAS:Agronegócios Culturais Cooperativas, Sociais Moda VIRTUAL

19 MODALIDADE DE INCUBAÇÃO PRÉ RESIDENCIA Período de tempo determinado, onde o empreendedor poderá estar finalizando sua idéia utilizando todos os serviços da Incubadora/Hotel de Projetos, para definição do empreendimento, estudo da viabilidade técnica-econômica e financeira ou elaboração do protótipo/processo, necessários para o efetivo início do negócio. RESIDENCIA Empresas constituídas ou em fase de constituição, instaladas na incubadora, que já tenham dominado a tecnologia, o processo de produção, disponham de capital mínimo assegurado e um Plano de Negócios bem definido, que permitam o início da operação de seu negócio e faturamento.

20 MODALIDADE DE INCUBAÇÃO EMPRESAS NÃO RESIDENTES Empresas já constituídas que mantém um vínculo com a Incubadora, sem ocupar o espaço físico e que buscam, o aprimoramento de suas ações mercadológicas por meio da utilização dos produtos e serviços disponibilizados, EMPRESAS GRADUADAS Empresas que completaram seu período de residência, podendo após esta fase, manter o vínculo com a Incubadora.

21 REQUISITOS PARA IMPLANTAR UMA INCUBADORA Diagnóstico sobre o potencial econômico da região, Entidades representativas locais comprometidas, Imóvel em condição de abrigar a incubadora, Empreendedores interessados, Estudo de Viabilidade da Incubadora, Plano de Negócio.

22 PARCEIROS CIESP/FIESP Sindicato Rural Agencia de Desenvolvimento Prefeitura Municipal Universidades e Faculdades Associação Comercial Empresarial SENAI, SENAC, SENAR, SESC Institutos de Pesquisas Fundações Outras entidades de representação no município... Agencias de Fomento e Agencias Bancárias, investidores

23 ALGUMAS RESPONSABILIDADES PROPONENTE: Disponibilizar um Imóvel Adequar para abrigar no mínimo 10 empresas Vigilância e limpeza COMUNIDADE: Identificar as entidades parceiras p/ apoio ao projeto Elaborar um Estudo de Viabilidade Desenvolver o Plano de atuação da Incubadora Divulgação institucional do Projeto SEBRAE-SP: Disponibilizar suporte à implantação do Projeto Disponibilizar modelos e documentações Auxiliar na seleção das empresas Disponibilizar recursos para operação da Incubadora Capacitar as empresas incubadas

24 ALGUMAS RESPONSABILIDADES EMPRESAS: Elaborar o Plano de Negócio da Empresa, Desenvolver as ações de acordo com o Plano de Negócio, Efetuar, mensalmente, o pagamento da taxa de ocupação, Efetuar as adequações e manutenções internas do box Arcar integramente com os custos de seu processo de produção Pagar suas despesas operacionais (água,energia e telefone) Manter suas obrigações ficais regularizadas, Realizar, no mínimo, 4 treinamentos em gestão (p/ano) Participar as reuniões e eventos promovidos pela incubadora, Informar os resultados da empresa (empregos e faturamentos)

25 ITENS APOIADOS PELO SEBRAE-SP PARA A INCUBADORA Plano de Negócio, Gerenciamento da Incubadora, Treinamento do Gerente, Despesas de viagem do Gerente, Equipamentos de Informática (2 computadores, fax, 2 impressoras, telefones), Seguro dos bens da administração, Suprimentos de informática (papel A4/fax, cartuchos), Material de divulgação da Incubadora, ANPROTEC (Mensalidade e seminário anual)

26 ITENS APOIADOS PELO SEBRAE-SP PARA AS EMPRESAS Curso de Plano de Negócio Capacitação em Gestão (Consultoria e Treinamento) Participação em Feiras (aquisição de stands) Material de divulgação (folhetos) Biblioteca técnica (jornal, revista e livros) Missões e Caravanas Palestras técnicas Cursos específicos de produção Certificação em ISO Registro de Patente (INPI)

27 ITENS APOIADOS PELOS PARCEIROS Não apoiados pelo sebrae-sp imóvel da incubadora (aquisição ou locação) Adequação do imóvel (divisórias, hidráulica, elétrica, medidor de energia individual, pontos de telefones), Aprovação do bombeiro Limpeza e vigilância da Incubadora Mobiliário de copa/cozinha (mesas, cadeiras, fogão, marmiteiro, geladeira e armários) Mobiliário básico (mesa da gerencia, secretária, computadores e reunião, 10 cadeiras) Sala de treinamento (2 mesas, 25 cadeiras c/ braço, tela p/ projeção, tv e vídeo, projetor multimídia) *

28 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO

29 Passos para IMPLANTAR A INCUBADORA Solicitar o projeto ao SEBRAE-SP, Reunir com os parceiros p/ alinhar conceito, Formar grupo de trabalho, Identificar o imóvel para a incubadora, Identificar os responsáveis pela adequação, Iniciar a obra e definir seu cronograma, Divulgar a incubadora no município, Elaborar EVT, Regimento interno e projeto anual da Incubadora, Intercâmbio com outras incubadoras, Elaborar matéria ou edital p/ chamada das empresas, Selecionar o Gerente da Incubadora, Definir a entidade gestora, Constituir o conselho da incubadora,

30 Passos para IMPLANTAR A INCUBADORA Analise do projeto pelo SEBRAE-SP, Aprovação do projeto pelo SEBRAE-SP, Elaboração e assinatura do convenio pelos parceiros, Palestra de sensibilização e lançamento da incubadora, Efetuar o curso de plano de negócio, Receber e selecionar os planos de negócios, Definir as empresas selecionadas Concluir a obra de adequação da incubadora, Afixar uma Placa, com as entidades parceiras e a data de inauguração, Instalar as empresas residentes, Inaugurar a Incubadora,

31 Situação do Programa no Estado de São Paulo

32 EVOLUÇÃO DO CRESCIMENTO DAS INCUBADORAS NO BRASIL Fonte: ANPROTEC

33 -41 incubadoras em funcionamento (Set/2003) - 4 novas incubadoras até Dezembro 2003 Sorocaba – FIESP Praia Grande – FIESP São João da Boa Vista – PRÓ CULTURA Presidente Prudente – UNOEST/UNINFO JR -35 novas incubadoras em 2004 Totalizando 80 incubadoras PROSPECÇÃO

34 Novas Incubadoras Incubadoras em funcionamento 02 Incubadoras

35

36 PANORAMA ATUAL 41 incubadoras em funcionamento 514 Capacidade de incubação 450 empresas residentes 88% de ocupação dos boxes postos de trabalho diretos 356 empresas graduadas

37 RESULTADOS ALCANÇADOS 979 empresas atendidas 86% de sobrevivência (2 anos de incubação) 75% de sobrevivência (até o 5ª ano) Investimentos SEBRAE-SP R$ ,00 p/ Incubadora (média anual) R$ ,00 média anual p/ empresa. R$ 841,66 por mês R$ 2.055,63 média anual p/ posto de trabalho. R$ 171,25 por mês

38 OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Sucesso a todos. EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE INCUBADORAS Gilson Roberto Carbinatto Marcos Mange


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