A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes."— Transcrição da apresentação:

1 EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes Os Movimentos Da População

2 ÍNDICE Numeramentos e Recenseamentos; Crescimento da População; Distribuição da População; Abandono dos Campos-Êxodo Rural; Abandono do País-Emigração.

3 INTRODUÇÃO Os governos liberais desenvolveram e modernizaram o país através de melhoramentos. Para isso, tinham de conhecer a população portuguesa: quantas pessoas tinha o nosso país, como viviam, o que faziam…

4 Numeramentos e Recenseamentos Na 2º metade do século XIX os governos começaram a dar importância à contagem da população. Antes, faziam se “numeramentos”. Isto fez-se até 1860.Os “numeramentos” eram a contagem pouco exaustiva da

5 população, essencialmente com objectivos militares e de cobrança de impostos. Só em 1864, no reinado de D.Luís, foi feito o primeiro “recenseamento” elaborado de acordo com métodos científicos e de estatística e ficou a conhecer-se o número exato dos habitantes do Reino.

6 população, essencialmente com objectivos militares e de cobrança de impostos. Só em 1864, no reinado de D.Luís, foi feito o primeiro “recenseamento” elaborado de acordo com métodos científicos e de estatística e ficou a conhecer-se o numero exato dos habitantes do Reino.

7

8 Crescimento da população Na 2ºmetade do século XIX o numero de pessoas aumentou e verificou-se um acentuado crescimento populacional em Portugal. Este crescimento estava relacionado com a melhoria da alimentação, os avanços da medicina e os progressos na higiene. Diminuiu a mortalidade. Louis Pasteur, cientista francês, fez importantes descobertas: a vacina contra a raíva foi uma das mais importantes.

9 Distribuição da população A distribuição da população não era igual em todo o país. A maior densidade populacional verificava-se no litoral junto das grandes cidades (Porto e Lisboa). As razões para esta maior concentração de pessoas eram: melhores condições de vida devido ao clima mais ameno; solos mais férteis, bons portos; maior desenvolvimento dos transportes e indústrias que proporcionavam muita mão-de-obra.

10 Com a crescente utilização de máquinas a mão- de-obra foi sendo dispensada na agricultura. O trabalho era mal remunerado e os camponeses migraram para o litoral à procura de melhores condições de vida para si e para a sua família. Este movimento de deslocação das pessoas dos campos para as cidades chama-se “êxodo-rural”. Abandono dos campos - êxodo rural

11 Abandono do pais-emigração Muitas pessoas abandonaram o pais e emigraram. O brasil foi o principal destino destes emigrantes. Uns emigrantes substituíram a mão-de-obra escrava africana em plantações agrícolas ; outros dedicaram-se ao pequeno comercio e fizeram grandes fortunas enviando para Portugal as suas poupanças; outros, mas em menor numero, partiram para africa. Houve, portanto, uma grande ”mobilidade social” e muitas pessoas enriqueceram e mudaram para um estrato social mais elevado.

12

13 Conclusão: Com a melhoria da alimentação, os avanços da medicina e os progressos na higiene, houve uma diminuição do número de mortes e aumento da população. O êxodo rural, a mobilidade social e a emigração também contribuíram para uma melhoria do nível de vida das populações e até o enriquecimento de muitas pessoas.

14 Bibliografia: -História e Geografia de Portugal-saber em ação- 6ºano Autores: Eliseu Alves, Ana Isabel Silva, Manuela Mendes e Sónia Botelho Editora: Porto Editora Páginas:79,80,81 e 82. http.//www.slideshare.net/cabaptista/Portugal http:wwwgoogle:pt/seacht?num

15 FIM


Carregar ppt "EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google