A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGRAS GERAIS 1. Assim que a pergunta e as alternativas forem lidas, os alunos terão 10 segundos para escolher uma resposta. 3. Da 1ª a 10ª pergunta,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGRAS GERAIS 1. Assim que a pergunta e as alternativas forem lidas, os alunos terão 10 segundos para escolher uma resposta. 3. Da 1ª a 10ª pergunta,"— Transcrição da apresentação:

1

2 REGRAS GERAIS 1. Assim que a pergunta e as alternativas forem lidas, os alunos terão 10 segundos para escolher uma resposta. 3. Da 1ª a 10ª pergunta, cada resposta correta vale 2 pontos para a equipe. A partir da 11ª pergunta, as respostas corretas passam a valer 4 pontos. 2. Quando for solicitado, um dos alunos deverá levantar a placa com a resposta escolhida. As outras placas deverão estar atrás da placa escolhida como correta. 4. Fique atento às orientações especiais que irão aparecer no telão durante o jogo. 5. O responsável pela turma é o chefe de torcida. 6. É proibido o uso de fones de ouvido, celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico.

3 7. Caso o apresentador precise chamar a atenção de uma equipe, dará um cartão amarelo como advertência. Caso seja necessário, dará um 2° cartão, desta vez de cor alaranjado. A partir da 3ª advertência, a equipe receberá um cartão vermelho e será penalizada em 1 ponto. 8. Não será tolerada qualquer situação de desrespeito com os adversários, podendo a equipe perder 1 ponto, sem a necessidade de cartão amarelo. 9. A competição acaba na questão 25 ou quando faltar 5 minutos para bater o sinal. 10. Em caso de empate, teremos uma nova pergunta, porém, sem alternativas. Quem mais se aproximar da resposta correta vence a competição. REGRAS GERAIS

4 01

5 a) 11 de Setembro de b) Guerra Fria e o Mundo Bipolar. c) Segunda Guerra Mundial. d) Primeira Guerra Mundial. e) Guerra do Golfo. O acontecimento que melhor exemplifica o terrorismo combatido pelos EUA é o(a):

6 a) 11 de Setembro de b) Guerra Fria e o Mundo Bipolar. c) Segunda Guerra Mundial. d) Primeira Guerra Mundial. e) Guerra do Golfo. O acontecimento que melhor exemplifica o terrorismo combatido pelos EUA é o(a):

7 02

8 a) o fortalecimento da democracia nos países-membros; b) a discussão de problemas comuns, entre eles a pobreza e o terrorismo; c) a promoção dos direitos humanos; d) o comércio internacional e o aumento das exportações; e) as relações comerciais exclusivamente com a União Européia. A OEA (Organização dos Estados Independentes) tem como principais objetivos áreas vinculadas com exceção de:

9 a) o fortalecimento da democracia nos países-membros; b) a discussão de problemas comuns, entre eles a pobreza e o terrorismo; c) a promoção dos direitos humanos; d) o comércio internacional e o aumento das exportações; e) as relações comerciais exclusivamente com a União Européia. A OEA (Organização dos Estados Independentes) tem como principais objetivos áreas vinculadas com exceção de:

10 03

11 a) Alca - Área de Livre Comércio das Américas. b) Apec - Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. c) Mercosul - Mercado Comum do Sul. d) Opep - Organização dos Países Exportadores de Petróleo. e) Otan - Organização do Tratado do Atlântico Norte. Estados Unidos e Canadá fazem parte de uma importante associação comercial de países, considerada a maior organização de cooperação econômica do mundo. Estamos falando da(o):

12 a) Alca - Área de Livre Comércio das Américas. b) Apec - Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. c) Mercosul - Mercado Comum do Sul. d) Opep - Organização dos Países Exportadores de Petróleo. e) Otan - Organização do Tratado do Atlântico Norte. Estados Unidos e Canadá fazem parte de uma importante associação comercial de países, considerada a maior organização de cooperação econômica do mundo. Estamos falando da(o):

13 04

14 a) UE - União Europeia. b) Nafta - Área de Livre Comércio da América do Norte. c) Alba - Aliança Bolivariana para os Povos da América. d) Otan - Organização do Tratado do Atlântico Norte. e) Unasul - União das Nações Sul-Americanas. O acordo de livre comércio envolvendo Estados Unidos, Canadá e México é o(a):

15 a) UE - União Europeia. b) Nafta - Área de Livre Comércio da América do Norte. c) Alba - Aliança Bolivariana para os Povos da América. d) Otan - Organização do Tratado do Atlântico Norte. e) Unasul - União das Nações Sul-Americanas. O acordo de livre comércio envolvendo Estados Unidos, Canadá e México é o(a):

16 05

17 a) América Central. b) Leste Europeu. c) Sudeste Asiático. d) Oriente Médio. e) América Latina. Região conhecida como Barril de Pólvora, está em constante tensão, tendo como pano de fundo a existência de grandes reservas de petróleo. Concentra grande contingente populacional que considera o governo estadunidense como inimigo:

18 a) América Central. b) Leste Europeu. c) Sudeste Asiático. d) Oriente Médio. e) América Latina. Região conhecida como Barril de Pólvora, está em constante tensão, tendo como pano de fundo a existência de grandes reservas de petróleo. Concentra grande contingente populacional que considera o governo estadunidense como inimigo:

19 06

20 a) Guerra do Golfo b) Guerra da Coréia c) Guerra Fria d) Guerra do Vietnã e) Guerra dos Cem Dias. O acordo de paz assinado em 27 de janeiro de 1973 em Paris previa o fim de que conflito militar envolvendo os Estados Unidos?

21 a) Guerra do Golfo b) Guerra da Coréia c) Guerra Fria d) Guerra do Vietnã e) Guerra dos Cem Dias. O acordo de paz assinado em 27 de janeiro de 1973 em Paris previa o fim de que conflito militar envolvendo os Estados Unidos?

22 07

23 a) Guerra do Vietnã. b) Segunda Guerra Mundial. c) Primeira Guerra Mundial. d) Guerra do Contestado. e) Guerra contra o terror. Importante momento da história, na primeira metade do século XX, que contribuiu para o fortalecimento da economia dos EUA e, principalmente, para aumentar a influência estadunidense em grande parte do globo:

24 a) Guerra do Vietnã. b) Segunda Guerra Mundial. c) Primeira Guerra Mundial. d) Guerra do Contestado. e) Guerra contra o terror. No início do século XX, os Estados Unidos intensificaram sua política imperialista, movida por fatores econômicos, políticos e militares. O conflito com a Colômbia envolveu a independência de qual país e teve qual consequência?

25 08

26 a) Kuwait - aumento na produção de petróleo b) Japão - crescimento econômico do país c) Panamá - construção do Canal do Panamá. d) Canadá - aumento do comércio entre os dois países e) Inglaterra - formação da monarquia No início do século XX, os Estados Unidos intensificaram sua política imperialista, movida por fatores econômicos, políticos e militares. O conflito com a Colômbia envolveu a independência de qual país e teve qual consequência?

27 a) Kuwait - aumento na produção de petróleo b) Japão - crescimento econômico do país c) Panamá - construção do Canal do Panamá. d) Canadá - aumento do comércio entre os dois países e) Inglaterra - formação da monarquia No início do século XX, os Estados Unidos intensificaram sua política imperialista, movida por fatores econômicos, políticos e militares. O conflito com a Colômbia envolveu a independência de qual país e teve qual consequência?

28 09

29 a) Washington. b) Havaí. c) Flórida. d) Novo México. e) Colorado. A expansão territorial estadunidense sempre teve como principal foco aumentar a área de influência político-econômica dos EUA no globo. Um dos 50 Estados Unidos exemplifica a necessidade de estabelecer relações comerciais com o Oriente, especialmente com o Japão e a China. Estamos falando do(a):

30 a) Washington. b) Havaí. c) Flórida. d) Novo México. e) Colorado. A expansão territorial estadunidense sempre teve como principal foco aumentar a área de influência político-econômica dos EUA no globo. Um dos 50 Estados Unidos exemplifica a necessidade de estabelecer relações comerciais com o Oriente, especialmente com o Japão e a China. Estamos falando do(a):

31 10

32 a) "América para os americanos". b) "O fim do socialismo". c) "Guerra contra o terror". d) "Aumento das exportações". e) "Globalização econômica". A política externa sempre recebeu tratamento especial do governo dos EUA, estando presente nas relações internacionais do país. Já no século XIX, o governo estadunidense baseou parte de suas ações no continente americano na Doutrina Monroe, que pregava:

33 a) "América para os americanos". b) "O fim do socialismo". c) "Guerra contra o terror". d) "Aumento das exportações". e) "Globalização econômica". A política externa sempre recebeu tratamento especial do governo dos EUA, estando presente nas relações internacionais do país. Já no século XIX, o governo estadunidense baseou parte de suas ações no continente americano na Doutrina Monroe, que pregava:

34 11

35 a) Os dobramentos modernos correspondem às cadeias de montanhas de elevação significativamente mais baixas do que os escudos cristalinos. b) Os escudos cristalinos, como os Pireneus e os Cárpatos, se estendem por todo o sul da Europa. c) O ponto culminante do continente europeu é o Monte Branco, com 4 807m. d) Os Alpes constituem as formações geológicas mais antigas existentes na Europa. e) Dentre os escudos cristalinos, podemos destacar os Montes Urais, na divisa com a Ásia, a Meseta Espanhola e os Alpes Escandinavos. A respeito das cadeias de montanhas europeias, podemos afirmar que:

36 a) Os dobramentos modernos correspondem às cadeias de montanhas de elevação significativamente mais baixas do que os escudos cristalinos. b) Os escudos cristalinos, como os Pireneus e os Cárpatos, se estendem por todo o sul da Europa. c) O ponto culminante do continente europeu é o Monte Branco, com 4 807m. d) Os Alpes constituem as formações geológicas mais antigas existentes na Europa. e) Dentre os escudos cristalinos, podemos destacar os Montes Urais, na divisa com a Ásia, a Meseta Espanhola e os Alpes Escandinavos. A respeito das cadeias de montanhas europeias, podemos afirmar que:

37 12

38 a) São áreas que apresentam importante riqueza mineral, com grandes jazidas de carvão e metais. b) Originaram a Islândia, país marcado pela intensa atividade tectônica. c) São as regiões onde encontramos as mais intensas atividades tectônicas no continente. d) Correspondem às maiores reservas de lítio existentes no planeta. e) Formaram os Apeninos, cadeia montanhosa em que se encontra o vulcão Etna. A respeito dos maciços antigos, ou escudos cristalinos, existentes na Europa, é correto inferir que:

39 a) São áreas que apresentam importante riqueza mineral, com grandes jazidas de carvão e metais. b) Originaram a Islândia, país marcado pela intensa atividade tectônica. c) São as regiões onde encontramos as mais intensas atividades tectônicas no continente. d) Correspondem às maiores reservas de lítio existentes no planeta. e) Formaram os Apeninos, cadeia montanhosa em que se encontra o vulcão Etna. A respeito dos maciços antigos, ou escudos cristalinos, existentes na Europa, é correto inferir que:

40 13

41 a) Consistem no grande programa agrícola europeu, também conhecido como Política Agrícola Comum. b) Correspondem a porções aterradas das águas do Mar do Norte, utilizadas, principalmente, com fins agrícolas. c) A irrigação dos pôlderes ocorre constantemente, com as águas do Mar do Norte. d) Visavam, originalmente, amenizar a crise alimentar europeia após o fim da Segunda Guerra Mundial. e) Localizam-se na Holanda, França e Bélgica, assegurando a totalidade da produção agrícola interna desses países. Sobre os pôlderes, localizados nos países baixos, é correto:

42 a) Consistem no grande programa agrícola europeu, também conhecido como Política Agrícola Comum. b) Correspondem a porções aterradas das águas do Mar do Norte, utilizadas, principalmente, com fins agrícolas. c) A irrigação dos pôlderes ocorre constantemente, com as águas do Mar do Norte. d) Visavam, originalmente, amenizar a crise alimentar europeia após o fim da Segunda Guerra Mundial. e) Localizam-se na Holanda, França e Bélgica, assegurando a totalidade da produção agrícola interna desses países. Sobre os pôlderes, localizados nos países baixos, é correto:

43 14

44 a) O rio Volga é o maior rio da Europa, nascendo na região de planaltos próxima a Moscou e desaguando no Mar Mediterrâneo, nos Bálcãs. b) Um importante rio para a Itália corresponde ao Pó, localizado na região do país onde há o predomínio da agricultura. c) O rio Sena, apesar de margear importantes pontos turísticos da França, se encontra altamente poluído, devendo passar nas próximas décadas por processos de despoluição semelhantes aos adotados no rio Tâmisa, na Inglaterra. d) O rio Danúbio, que nasce nos Alpes alemães, caracteriza-se pela existência de diversos canais artificiais construídos, o que vem a garantir uma importante rede de transportes com outros rios na região. e) O rio Reno, localizado exclusivamente em território suíço, é de extrema importância para a economia do país. A rede hidrográfica europeia é amplamente utilizada, garantindo parcela substancial do desenvolvimento econômico do continente. Sobre esse assumo, podemos afirmar que:

45 a) O rio Volga é o maior rio da Europa, nascendo na região de planaltos próxima a Moscou e desaguando no Mar Mediterrâneo, nos Bálcãs. b) Um importante rio para a Itália corresponde ao Pó, localizado na região do país onde há o predomínio da agricultura. c) O rio Sena, apesar de margear importantes pontos turísticos da França, se encontra altamente poluído, devendo passar nas próximas décadas por processos de despoluição semelhantes aos adotados no rio Tâmisa, na Inglaterra. d) O rio Danúbio, que nasce nos Alpes alemães, caracteriza-se pela existência de diversos canais artificiais construídos, o que vem a garantir uma importante rede de transportes com outros rios na região. e) O rio Reno, localizado exclusivamente em território suíço, é de extrema importância para a economia do país. A rede hidrográfica europeia é amplamente utilizada, garantindo parcela substancial do desenvolvimento econômico do continente. Sobre esse assumo, podemos afirmar que:

46 15

47 a) A parte ocidental do território europeu está sujeita à continentalidade, garantindo as grandes amplitudes térmicas na região. b) O clima Polar predomina na porção oriental, com baixas temperaturas e grande amplitude térmica anual. c) Em grande parte do território europeu prevalece o clima Mediterrâneo e Polar – por isso a existência de contrastes climáticos tão evidenciados na Europa. d) O clima Mediterrâneo predomina no sul do continente, com longos verões - quentes e secos – e invernos chuvosos. e) Na norte da Itália, nos Alpes, podemos encontrar o clima Temperado de Altitude, com invernos rigorosos e verões marcados por temperaturas significativamente elevadas. A partir de seus conhecimentos sobre o clima europeu, assinale a alternativa correta:

48 a) A parte ocidental do território europeu está sujeita à continentalidade, garantindo as grandes amplitudes térmicas na região. b) O clima Polar predomina na porção oriental, com baixas temperaturas e grande amplitude térmica anual. c) Em grande parte do território europeu prevalece o clima Mediterrâneo e Polar – por isso a existência de contrastes climáticos tão evidenciados na Europa. d) O clima Mediterrâneo predomina no sul do continente, com longos verões - quentes e secos – e invernos chuvosos. e) Na norte da Itália, nos Alpes, podemos encontrar o clima Temperado de Altitude, com invernos rigorosos e verões marcados por temperaturas significativamente elevadas. A partir de seus conhecimentos sobre o clima europeu, assinale a alternativa correta:

49 16

50 a) As porções mais preservadas correspondem às localizadas no sul do continente, em função de o estágio de desenvolvimento econômico nessa região ser o mais baixo de todo o continente. b) A preservação das áreas naturais encontradas no extremo norte, como a Tundra, está intimamente ligada às condições adversas do clima na região, que dificulta a ação humana. c) A maior biodiversidade encontrada na Europa corresponde à Tundra, vegetação de estratos arbóreos e amplamente irrigada pelas bacias hidrográficas do norte da Europa. d) A inexistência de formações florestais – com o predomínio de extensos campos – facilitou o desenvolvimento da atividade industrial europeia. e) Os trechos de mata nativa mais preservados da Europa estão localizados na porção Ocidental. A vegetação do continente europeu se distribui espacialmente em faixas no sentido leste-oeste, acompanhando as linhas latitudinais. Sobre esse assunto, é correto:

51 a) As porções mais preservadas correspondem às localizadas no sul do continente, em função de o estágio de desenvolvimento econômico nessa região ser o mais baixo de todo o continente. b) A preservação das áreas naturais encontradas no extremo norte, como a Tundra, está intimamente ligada às condições adversas do clima na região, que dificulta a ação humana. c) A maior biodiversidade encontrada na Europa corresponde à Tundra, vegetação de estratos arbóreos e amplamente irrigada pelas bacias hidrográficas do norte da Europa. d) A inexistência de formações florestais – com o predomínio de extensos campos – facilitou o desenvolvimento da atividade industrial europeia. e) Os trechos de mata nativa mais preservados da Europa estão localizados na porção Ocidental. A vegetação do continente europeu se distribui espacialmente em faixas no sentido leste-oeste, acompanhando as linhas latitudinais. Sobre esse assunto, é correto:

52 17

53 a) Na Tundra podemos encontrar o Permafrost, um dos solos mais férteis de todo o planeta. b) As Florestas Temperadas têm como característica marcante as árvores de folhas caducifólias, que perdem suas folhas na estação seca – garantindo uma menor perda de água para o vegetal. c) A Floresta de Coníferas predomina no continente, em especial nas porções de clima Mediterrâneo. d) A Vegetação Mediterrânea é amplamente extraída, garantindo às regiões em que podemos encontrar essa formação um significativo desenvolvimento econômico associado à atividade madeireira. e) As estepes são amplamente utilizadas para a agricultura irrigável do continente, uma vez que apresentam solos pobres em nutrientes. Sobre as características específicas das formações vegetais da Europa, podemos concluir que:

54 a) Na Tundra podemos encontrar o Permafrost, um dos solos mais férteis de todo o planeta. b) As Florestas Temperadas têm como característica marcante as árvores de folhas caducifólias, que perdem suas folhas na estação seca – garantindo uma menor perda de água para o vegetal. c) A Floresta de Coníferas predomina no continente, em especial nas porções de clima Mediterrâneo. d) A Vegetação Mediterrânea é amplamente extraída, garantindo às regiões em que podemos encontrar essa formação um significativo desenvolvimento econômico associado à atividade madeireira. e) As estepes são amplamente utilizadas para a agricultura irrigável do continente, uma vez que apresentam solos pobres em nutrientes. Sobre as características específicas das formações vegetais da Europa, podemos concluir que:

55 18

56 a) A geotermia tem sido utilizada na Alemanha. A fonte de calor provém de reservatórios naturais de água, abastecendo redes de calefação e gerando energia elétrica. b) A maior preocupação das nações da Europa na busca de energias alternativas está associada à incapacidade natural de fornecimento disponibilizada no continente – uma vez que a emissão de gases do efeito estufa ainda é baixa no continente. c) A Espanha, que em função do elevado uso de energia nuclear garante o abastecimento energético de praticamente toda a nação, é o país europeu que menos investe em fontes de energia alternativas. d) A Europa se encontra em uma posição privilegiada no desenvolvimento de energias alternativas, pois o predomínio da utilização dessas fontes ocorre desde o início da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra. e) A Alemanha pretende explorar a energia solar a tal ponto em que se estima em 50% a garantia de abastecimento do país proveniente dessa fonte nas próximas décadas. A questão energética tem promovido amplo debate no cenário internacional. A Europa possui especial preocupação com o assunto em virtude, principalmente, da relação entre as formas de estabelecimento da ocupação urbana e rural e o desenvolvimento econômico atingido. Sobre a questão energética europeia, podemos afirmar:

57 a) A geotermia tem sido utilizada na Alemanha. A fonte de calor provém de reservatórios naturais de água, abastecendo redes de calefação e gerando energia elétrica. b) A maior preocupação das nações da Europa na busca de energias alternativas está associada à incapacidade natural de fornecimento disponibilizada no continente – uma vez que a emissão de gases do efeito estufa ainda é baixa no continente. c) A Espanha, que em função do elevado uso de energia nuclear garante o abastecimento energético de praticamente toda a nação, é o país europeu que menos investe em fontes de energia alternativas. d) A Europa se encontra em uma posição privilegiada no desenvolvimento de energias alternativas, pois o predomínio da utilização dessas fontes ocorre desde o início da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra. e) A Alemanha pretende explorar a energia solar a tal ponto em que se estima em 50% a garantia de abastecimento do país proveniente dessa fonte nas próximas décadas. A questão energética tem promovido amplo debate no cenário internacional. A Europa possui especial preocupação com o assunto em virtude, principalmente, da relação entre as formas de estabelecimento da ocupação urbana e rural e o desenvolvimento econômico atingido. Sobre a questão energética europeia, podemos afirmar:

58 19

59 a) Apesar de graves, os problemas associados à questão do lixo não chegam a ser tão preocupantes no que diz respeito à questão da qualidade de vida nos espaços urbanos. b) O principal causador do acúmulo do lixo na região de Nápoles é a população, que não efetua a reciclagem. c) A existência de diversos aterros no país contrasta com o descaso da população, que não destina o lixo nos lugares devidamente apropriados. d) A melhor solução ambiental adotada ocorreu em 2007, quando a população de Nápoles ateou fogo no lixo, reduzindo a quantidade de resíduos. e) A problemática está fortemente vinculada à falta de locais para a implantação de aterros sanitários. Apesar de termos observado um crescente aumento nas ações referentes às questões ambientais, a Europa ainda apresenta diversos assuntos a serem resolvidos. Sob essa perspectiva, assinale a alternativa correta a respeito da problemática do lixo encontrada recentemente na Itália:

60 a) Apesar de graves, os problemas associados à questão do lixo não chegam a ser tão preocupantes no que diz respeito à questão da qualidade de vida nos espaços urbanos. b) O principal causador do acúmulo do lixo na região de Nápoles é a população, que não efetua a reciclagem. c) A existência de diversos aterros no país contrasta com o descaso da população, que não destina o lixo nos lugares devidamente apropriados. d) A melhor solução ambiental adotada ocorreu em 2007, quando a população de Nápoles ateou fogo no lixo, reduzindo a quantidade de resíduos. e) A problemática está fortemente vinculada à falta de locais para a implantação de aterros sanitários. Apesar de termos observado um crescente aumento nas ações referentes às questões ambientais, a Europa ainda apresenta diversos assuntos a serem resolvidos. Sob essa perspectiva, assinale a alternativa correta a respeito da problemática do lixo encontrada recentemente na Itália:

61 20

62 a) Ocorre o predomínio dos planaltos, em especial na porção oriental do continente. b) As grandes planícies encontram-se especialmente na Europa Ocidental. c) As maiores cadeias de montanhas estão localizadas nas fronteiras com a Ásia. d) As maiores altitudes existentes na Europa estão entre 2000 e 2500m. e) Grande parte do território se situa abaixo dos 600 metros de altitude. A partir das análises físicas do relevo europeu, pode-se concluir que:

63 a) Ocorre o predomínio dos planaltos, em especial na porção oriental do continente. b) As grandes planícies encontram-se especialmente na Europa Ocidental. c) As maiores cadeias de montanhas estão localizadas nas fronteiras com a Ásia. d) As maiores altitudes existentes na Europa estão entre 2000 e 2500m. e) Grande parte do território se situa abaixo dos 600 metros de altitude. A partir das análises físicas do relevo europeu, pode-se concluir que:


Carregar ppt "REGRAS GERAIS 1. Assim que a pergunta e as alternativas forem lidas, os alunos terão 10 segundos para escolher uma resposta. 3. Da 1ª a 10ª pergunta,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google