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Meyerhold e a Biomecânica

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Apresentação em tema: "Meyerhold e a Biomecânica"— Transcrição da apresentação:

1 Meyerhold e a Biomecânica

2 Meyerhold e a Biomecânica

3 Vsevolod Emilevich Meyerhold, era pseudônimo de Karl Kazimir Theodor Meyerhold, mais conhecido apenas por Meyerhold. Nasceu em 1874, em Penza, na Rússia. Foi um importante encenador, ator e teórico do teatro. Em oposição ao naturalismo teatral, desenvolveu uma técnica de encenação antinaturalista denominada de Biomecânica.

4 Meyerhold Formando-se ator, em 1898 foi convidado a se juntar à trupe do recém fundado Teatro de Arte de Moscou - TAM, de Stanislavski, onde trabalhou por quatro anos. Templo do naturalismo e do realismo psicológico, o Teatro de Arte foi a grande escola de Meyerhold, que em 1902 decide percorrer caminhos próprios fundando uma nova trupe, a Sociedade do Drama Novo. Danchenko e Stanislavski criaram o TAM para escapar e se contrapor ao tradicionalismo teatral de então, aos clichês repetitivos e enfadonhos, às interpretações baseadas na imitação pela imitação, na cópia servil.

5 Meyerhold Farto do naturalismo e o desejo de desbravar novos horizontes, fez com que quatro anos mais tarde, Meyerhold abandonasse o teatro de Stanislavski. Passa a inspirar-se no impressionismo, no cubismo e finalmente no expressionismo alemão para desenvolver uma pesquisa de trabalho muito particular. Propôs uma nova abordagem: um teatro que “intoxicaria o espectador com força dionisíaca do eterno sacrifício”.

6 Meyerhold A partir de pesquisas no teatro popular, na commedia dell’arte, as improvisações, a pantomima, o grotesco e o simbolismo cênico, desenvolveu uma disposição frontal das personagens com pesquisas voltadas à dicção do ator e com a substituição da cenografia complexa do naturalismo pela iluminação como síntese.

7 Meyerhold e Stanislavski
Em 1905, Stanislavski convida Meyerhold para dirigir mais uma vez o seu Estúdio. Mais uma vez, ambos irão se desentender artisticamente e o projeto de desenvolverem novamente um trabalho em conjunto é desfeito. Apesar de Meyerhold e Stanislavski serem tratados como opostos teatrais – um preocupado com a teatralidade, outro com o conteúdo interno – os dois se admiravam e respeitavam mutuamente. Meyerhold foi sempre um crítico e admirador persistente do Teatro de Arte e declarou certa vez: “serei sempre um aluno de Stanislavski”. Stanislavski, em outra ocasião, o chamou de “filho pródigo”.

8 Seguindo o “mestre” Em 1913 cria sua escola de teatro e passa a se dedicar também à formação de atores. Apesar do compromisso com a causa revolucionária, da consistência dos espetáculos, dos sucessivos sucessos de público, seu teatro começa a ser taxado pelo estado militarista de “incompreensível para as massas”, e de cultuar em suas montagens “aspectos místicos, eróticos e de espírito associal”.

9 Meyerhold

10 “Outubro Teatral” Em contraposição às mostras de teatro tradicionais criou o “Outubro Teatral”, movimento que transformou os teatros em espaços de discussão política e comunhão com os espectadores. Na seqüência dá origem ao ator–tribuno, o artista que não se limita a interpretar seu papel, mas que também agita e atua politicamente, distanciando-se por vezes de sua personagem para fazer com que a mensagem chegue de forma mais clara e límpida ao publico presente nos espetáculos.

11 A Biomecânica Busca o estudo das ações físicas com o propósito de decompor cada movimento, possibilitando uma melhor análise dos seus significados e uma leveza e clareza de expressividade. Mas a burocracia bolchevique condena no dramaturgo a criatividade sem limites e a preponderância do experimentalismo sobre o componente ideológico. Ávidos por abrir espaço para uma nova cultura encabrestada pelo estado, acusam a vanguarda artística de priorizar a forma em detrimento dos conteúdos revolucionários.

12 Os Questionamentos Os burocratas continuavam defendendo e exigindo um teatro em tudo maniqueísta, por demais simplista, esquematizado ao extremo, ao passo que Meyerhold, tomado de impaciência e irritação, começou a criticar as peças e espetáculos que, em suas palavras “qualquer um pode escrever, e qualquer teatro pode montar”.

13 A Política Quando a Revolução Russa aconteceu em 1917, Meyerhold rapidamente se juntou ao Partido Comunista e em 1920 foi apontado como o cabeça da divisão teatral do People's Commissariat for Education. Com a montagem de O Inspetor Geral, em 1926, Meyerhold irá atingir o auge de sua carreira.

14 A Crítica Foi perseguido pela crítica oficial, pela classe teatral e por toda uma geração de artistas. Isolado e solitário, passou a fazer frente ao período mais sombrio do stalinismo. Sua reputação, no entanto, não é de todo abalada. Em 1935, Stanislavski irá dizer: “o único encenador que conheço é Meyerhold”.

15 As Escolhas Os integrantes do Partido Comunista acusavam o encenador, assim como toda a vanguarda artística, de priorizar a forma em detrimento do conteúdo. Um exemplo disso é a encenação de “O corno magnífico”, em 1922. Sendo condenado pela escolha da peça por tratar-se de um melodrama "reacionário" sobre um ciúme doentio, e desprezou a montagem que privilegiava o riso grosseiro e os jogos corporais, numa clara alusão ao teatro popular, em detrimento de uma sã ideologia.

16 Seu Teatro de portas fechadas
Em dezembro de 1937 é publicado um artigo intitulado “Um teatro estrangeiro”, que acusa o teatro de Meyerhold de “desvio sistemático da realidade soviética, distorção política dessa realidade e calúnias hostis contra nosso modo de vida”, finalizando com a pergunta: “a arte e o público soviéticos precisam realmente de um teatro como esse?”. A resposta oficial foi: - Não. E o Teatro de Meyerhold foi fechado.

17 Stanislavski - O retorno
Stanislavski irá surpreender a todos convidando Meyerhold a trabalhar com ele no novo Teatro Ópera Stanislavski. Era uma decisão valente oferecer proteção a alguém que caíra em desgraça diante do sistema. Mas Stanislavski sabia o que estava fazendo e, aceitando as responsabilidades de sua decisão, alegou: “Precisamos de Meyerhold no teatro. Ele é meu único herdeiro”.

18 Sua Morte Meyerhold, após ser preso e acusado de diversos crimes, ser submetido a intensa tortura física e psicológica é executado em fevereiro de 1940, aos 66 anos. Sua mulher, a atriz Zinaída Raikh e também primeira atriz de sua companhia, foi encontrada morta em seu apartamento, pouco tempo depois da prisão de Meyerhold. Neste período da história soviética, mais de 1500 artistas foram submetidos ao mesmo brutal ritual estalinista de seleção cultural.

19 A BIOMECÂNICA A Biomecânica é um conjunto de exercícios básicos que ajudam o ator a exercer maior controle sobre o seu corpo em situações dramáticas. A Biomecânica trabalha o vocabulário físico-gestual de modo a assegurar ao ator pleno domínio do que expressa.

20 A BIOMECÂNICA Esse recurso transformava o corpo do ator em uma ferramenta. As atuações pelo método da biomecânica possuíam movimentos amplos, exagerados (mas não supérfluos) e incrivelmente tensos. A capacidade comunicativa dos gestos e expressões, ou seja, a linguagem corporal, dentro da biomecânica, subjugou a linguagem oral a ponto de muitas entonações serem feitas de forma quase que inflexível.

21 A BIOMECÂNICA Para Meyerhold, o corpo tem um poder de significação muito maior que a palavra. Propõe a quebra da dicotomia corpo-cérebro com um treinamento global que envolve corpo e cérebro na ação e que serviu de base na construção da biomecânica.

22 A BIOMECÂNICA Meyerhold propõe uma outra relação com o texto e indica que a dramaturgia escrita deveria entrar somente depois que o roteiro de movimentos tivesse sido criado, como o pai da Mímica Moderna dizia que a peça teatral só poderia ser escrita depois de ensaiada. E seu princípio básico era tornar a peça, uma “poesia em movimento”.

23 BIOMECÂNICA Meyerhold na seqüência de biomecânica
“atirando a flecha” (foto sem referência de autoria). Christian M. Schmocker em 1975.


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