A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consciência e convivência Objetivos: desenvolver a consciência crítica em relação a existência e seus afetos. Indústria cultural O inconsciente A crise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consciência e convivência Objetivos: desenvolver a consciência crítica em relação a existência e seus afetos. Indústria cultural O inconsciente A crise."— Transcrição da apresentação:

1 Consciência e convivência Objetivos: desenvolver a consciência crítica em relação a existência e seus afetos. Indústria cultural O inconsciente A crise da ciência em Popper A finitude humana A microfísica do poder A falência do amor romântico

2 Relacionar Amor, liberdade e egoísmo Conhecimento e opinião Consciência crítica e ideologia Ideologia, características e a Indúst. Cultural Ciência, indução, positivismo e verdade Intersubjetividade e ciência Causas da falência do amor Epistemologia e filosofia

3 Indústria cultural Em Dialética do Esclarecimento se estabelece uma crítica a razão iluminista e controladora e a assimilação dos indivíduos ao sistema social dominante. Em Dialética do Esclarecimento se estabelece uma crítica a razão iluminista e controladora e a assimilação dos indivíduos ao sistema social dominante. Horkheimer e Adorno denunciam a morte da razão crítica e a desesperança em relação a possibilidade de transformação da realidade social. Horkheimer e Adorno denunciam a morte da razão crítica e a desesperança em relação a possibilidade de transformação da realidade social.

4 Adorno e Horkheimer e a indústria cultural

5 Indústria cultural Indústria da diversão de massa, veiculada pela TV, jornal, cinema, música, revista, para obter a homogeneização dos comportamentos, a massificação das pessoas. Indústria da diversão de massa, veiculada pela TV, jornal, cinema, música, revista, para obter a homogeneização dos comportamentos, a massificação das pessoas. A falta de perspectiva de mudança social o fez despertar o interesse pela teoria estética, por revelar o caráter autêntica da razão espontânea e não manipuladora. A falta de perspectiva de mudança social o fez despertar o interesse pela teoria estética, por revelar o caráter autêntica da razão espontânea e não manipuladora.

6 O inconsciente e a cura pela fala O mal estar da civilização ocidental O mal estar da civilização ocidental Os sonhos e os desejos reprimidos. Os sonhos e os desejos reprimidos. A sexualidade e os complexos. A sexualidade e os complexos. Quando Nietzsche chorou Quando Nietzsche chorou Filmes recomendados: A jornada da alma Filmes recomendados: A jornada da alma

7 Verdade e opinião em Platão e Descartes Discurso do Método Discurso do Método Principais idéias Principais idéias A ignorância e alegria (mito da caverna) A ignorância e alegria (mito da caverna)

8 A crise da ciência em Popper. Crítica ao positivismo. Crítica ao positivismo. Crítica ao método indutivo Crítica ao método indutivo Valorização da metafísica e da filosofia. Valorização da metafísica e da filosofia. Epistemologia e positivismo. Epistemologia e positivismo

9 O poder

10 A microfísica do poder

11 o poder está em toda parte, não porque englobe tudo e sim porque provém de todo lugar o poder está em toda parte, não porque englobe tudo e sim porque provém de todo lugar Os micropoderes. Os micropoderes. A disciplina social A disciplina social A medicina como forma de poder A medicina como forma de poder A sexualidade e a corpolatria. A sexualidade e a corpolatria.

12 A filosofia de Heidegger Reitor na Universidade da Alemanha Reitor na Universidade da Alemanha Discurso hermético: vocabulário em grego e o alemão. Discurso hermético: vocabulário em grego e o alemão. Integrou a Fenomenologia e a ontologia. Integrou a Fenomenologia e a ontologia. O Ser e o Tempo, uma obra inacabada. O Ser e o Tempo, uma obra inacabada. Fenomenologia e Psicoterapia Fenomenologia e Psicoterapia A angústia, a finitude, a vida autêntica. A angústia, a finitude, a vida autêntica.

13 A falência do amor romântico Em Sartre o amor é entendido como tentativa de capturar a liberdade do outro. Entrevista: Flávio Gikovate O psiquiatra decreta a morte do amor romântico e diz que a vida de solteiro é um caminho viável para a felicidade. Revista Veja – Junho de 2008

14 A família contemporânea neoliberal Salazar (2002) através de Lipovetsky, fala de uma ética a ser buscada que viria contrapor a ética da felicidade dos anos 80, caracterizada [...] pela falta de obrigação de consagrar a vida ao próximo, a família ou a nação [...] em que [...] a idéia de sacrifício de si mesmo está deslegitimada, sendo estimulado o usufruto do presente o templo do eu e do corpo [...] (Ibidem). Os imperativos desta ética são juventude, saúde, elegância, lazer e sexo, em busca da felicidade narcisista no qual tudo pode.

15

16 Conseqüências A internalização dos modelos ou referencias da família está defasada. A mídia tem substituído esse papel. Estatística do IBGE, segundo a Folha de São Paulo de 2004: os brasileiros estão se casando cada vez mais tarde. A taxa caiu de 7,2 para 5,9. O total de divórcios no pais passou de 95 mil em 2001 para 139 mil no ano passado, um aumento de 46%.

17 Pais e mães se sentem confusos, ambivalentes quanto aos seus papeis. O fundamentalismo religioso culpa o aumento da violência e o enfraquecimento de valores norteadores a ausência da mulher dentro do lar.

18 Feminismo

19 Movimento Feminista Na França, Simone de Beauvoir publica O Segundo Sexo em 1949: analisa o conflito entre liberdade e autonomia das mulheres fazendo uma crítica à Psicanálise. Nos EUA, Beth Friedan publica em 1963 A mística do feminino analisa as ciências sociais e a psicanálise com o esforço de empurrar as mulheres para a casa.

20 Movimento Feminista Começa na Revolução Francesa Declaração dos Direitos da Mulher e do Cidadão em 1791 Em 1867 na Inglaterra o então deputado John Stuart Mill deseja substituir da constituição a palavra homem pela palavra pessoa.

21 O anti-feminismo Nos anos 80 surge um movimento anti-feminismo – massacre ocorrido na universidade de montreal, em 1989 que vitimaram várias estudantes, um jovem realizou vários disparos. O dia internacional da mulher em homenagem às vítimas que protestavam por melhores salários. Música Woman in chains.


Carregar ppt "Consciência e convivência Objetivos: desenvolver a consciência crítica em relação a existência e seus afetos. Indústria cultural O inconsciente A crise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google