A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”"— Transcrição da apresentação:

1

2 “Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”
Policia Comunitária e a sociedade Juntos

3 POLICIAMENTO COMUNITÁRIO – FILOSOFIA E DOUTRINA
Policiamento comunitário é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.

4 Art. 144 – CF: A SEGURANÇA PÚBLICA É
Art. 144 – CF: A SEGURANÇA PÚBLICA É... - DEVER DO ESTADO - DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.

5 Evolução Um novo pensamento permeia a atuação da atividade policial no Brasil e no Mundo. A Polícia Militar do Distrito Federal têm acompanhado o que há de mais moderno em modelo de polícia e estratégias de policiamento para atender demandas de uma sociedade em constante processo de transformação.

6 Policia Comunitária no mundo
Muitos países desenvolvem métodos para interagir com suas comunidades. Colômbia; Estados Unidos da América; Canadá; Argentina; Europa entre muitos outros.

7 Policia Comunitária no mundo
Koban em Ginza, Área central de Tóquio Policial trabalhando no Koban

8 Policia Comunitária no Brasil
PMDF deu início às visitas técnicas às Corporações co-irmãs no mês de novembro de 2010. Ceará Ronda do Quarteirão. Visita Técnica à Brigada Militar do Rio Grande do Sul na busca por um alto padrão de excelência no Policiamento Comunitário Rio Grande do Sul Brigada Militar

9 Policia Comunitária no Brasil
Visita Técnica à Polícia Militar do Estado de São Paulo Atendendo a política de consolidação da filosofia de Polícia Comunitária, conforme estabelecido no plano estratégico da Corporação

10 Policia Comunitária no Distrito federal
Instalado em local de fácil acesso e visível que serve de referência da Polícia Militar para a prestação do policiamento comunitário e principalmente para a comunidade que necessite de atendimento 24 horas por dia. Os PCS se caracterizam por possibilitar a interação da Polícia Militar com a comunidade permitindo angariar junto à população local uma maior confiança às sua ações e o consequente resgate da sensação de segurança.

11 Policia Comunitária na asa norte
Comunicação Interação

12 Policia Comunitária na asa norte
Participação Construção e avaliação

13 3º BPM Área de responsabilidade
Atualmente, o 3º Batalhão tem como área de responsabilidade a ASA NORTE, a VILA PLANALTO, a GRANJA DO TORTO,SOF, SAAN e SMU, locais onde realiza o Policiamento Ostensivo.

14 Processo “Iniciação continua que tem que ser construído a partir de um relacionamento mais intenso com a comunidade e o próprio sistema de segurança pública”,

15 Como você cidadão, pode contribuir
Organizar o Núcleo Comunitário de Segurança - NUSEG de seu bairro ou setor, que são mini-conselhos compostos por membros da comunidade atendidos por PCS específico; Informar os problemas decorrentes da falta de iluminação pública, terrenos baldios, vegetação alta, locais com risco de desabamentos, imóveis abandonados etc, para encaminhamento aos órgãos responsáveis; Indicar locais utilizados para consumo de drogas; Interagir com os policiais do PCS por meio de visita ao Posto; Participar das reuniões comunitárias dos NUSEG e Conselhos Comunitários de Segurança - CONSEG; Fornecer informações relevantes que possam contribuir para as ações de policiamento; Propor e envolver-se diretamente aos projetos comunitários desenvolvidos ou apoiados pelos PCS.

16 capacitação dos policiais
Diversos cursos; palestras e seminários estão sendo realizados para capacitar os Policiais Militares do DF. Palestrante coronel Luís Castro Júnior ministrou a palestra "Gestão de Polícia Comunitária com foco em Postos Comunitários de segurança".

17 Capacitação Iniciativa do Comando Objetivo
O objetivo é a capacitação dos policiais, em formação, para o exercício da segurança pública orientada pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária, bem como para atuar na mobilização social das lideranças comunitárias, visando garantir ao máximo a difusão desses conhecimentos para promover uma cultura de paz social no Distrito Federal. Esta iniciativa do Comando da Corporação está alinhada com o “Plano Estratégico da PMDF”, visando “ser reconhecida como instituição policial moderna e de referência nacional na prevenção e na repressão imediata da criminalidade e da violência, pautada na defesa e respeito aos direitos humanos, na filosofia de policiamento comunitário, na análise criminal, no policiamento orientado para o problema e na qualidade profissional de seus integrantes”.

18 Comunidade e Policia. “É um processo que tem que ser construído a partir de um relacionamento mais intenso com a comunidade e o próprio sistema de segurança pública”,

19 Concluído “Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que se possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade.” O Chief KERR (apud Ferreira , p.57) 22 Toronto Metropolitan Police


Carregar ppt "“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google