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Tópicos Avançados em Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Tópicos Avançados em Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Raimundo Sales Neto e Azevedo

2 TGS Texto – Alegoria da Caverna Conceitos iniciais
Informação Sistema/Tecnologia SI/TI Tecnologia da Informação (Componentes) Estudo de Caso.

3 Agenda Texto – Alegoria da Caverna Conceitos iniciais
Informação Sistema/Tecnologia SI/TI Tecnologia da Informação (Componentes) Estudo de Caso.

4 Alegoria da Caverna: Platão

5 Alegoria da Caverna: Platão

6 Alegoria da Caverna: Platão

7 Alegoria da Caverna: Platão

8 Alegoria da Caverna: Platão

9 Alegoria da Caverna: Platão

10 Alegoria da Caverna: Platão

11 Alegoria da Caverna: Platão

12 Alegoria da Caverna: Platão

13 Alegoria da Caverna: Platão

14 Agenda Texto – Alegoria da Caverna Conceitos iniciais
Informação Sistema/Tecnologia SI/TI Tecnologia da Informação (Componentes)

15 Nem tudo o que se vê ... Mente humana treinada para inferir
Que figura é essa? Uma pizza?

16 Nem tudo o que se vê ... Mente humana treinada para inferir
e essa? Uma pizza mal cortada?

17 Nem tudo o que se vê ... Mente humana treinada para inferir
E essa? Matou a charada? Tente agora ver o cubo como uma figura plana; difícil?

18 Nem tudo o que se vê ... Mente humana treinada para inferir
Criar 3-D: Cubo de Necker (Hoffman)

19 Nem tudo o que se vê ... Mente constroi com dicas oriundas
Do ambiente, via sentidos Do próprio raciocínio Foi a solução encontrada na evolução Impossível apreender o mundo Cria-se imagem mental: construto Construto é informação Gerada a partir de dados (sensoriais e reflexões)

20 } INFORMAÇÃO b @ o c s m s g c 4 r c b e r 1 9 . .
}

21 Sistema e Seus Componentes
Uma coleção de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência Uma definição ampla O “objetos” também são sistemas (Sub-sistemas) Suficiente para propósitos aqui Serve para qualquer tipo de sistema

22 Sistema e Seus Componentes
Representação diagramática Em cada nível componentes se agregam Fazem emergir sistemas em outro nível

23 Sistema e Seus Componentes
Três níveis hierárquicos representados Mais que 3 níveis, difícil trabalhar-se

24 Sistemas teleológicos
Dirigidos por objetivo final Sistema de controle de temperatura de geladeira Computador digital Sistema de Informação Geográfica Navio Sistema de tratamento de água Sistema de gravação ótica ...

25 Sistemas teleológicos
Se você agrupa CPU (Unidades de Controle e Lógica e Aritmética) Dispositivos de Memória (ROM, RAM, HD, etc.) Dispositivos de Entrada, Saída e Comunicação Sob certas condições (prover energia, p. exemplo) Você cria um computador Maior processador de informação artificial conhecido Nenhum de seus componentes o é E a mágica continua ...

26 Visão sistêmica Visão macro Sistema solar

27 Visão sistêmica Visão micro DNA

28 Visão sistêmica Visões macro e micro Precisa-se Toda ajuda é benvinda
Em geral, olhos não alcançam Precisa-se Formas alternativas para compreensão Toda ajuda é benvinda Incluindo métodos de outras disciplinas Trabalho inter-, multi- e trans-disciplinar Teoria Geral de Sistemas visa isso

29 Teoria Geral de Sistemas
Bertalanffy (1969) ensinou Interessante abordar questão do todo Características de um sistema observadas em outro Aplicação diversas áreas do conhecimento Cunhou a expressão Teoria Geral dos Sistemas

30 Pressupostos Básicos da TGS
Integração das ciências naturais e sociais. Orientação rumo a uma teoria dos sistemas. Modo mais abrangente de estudar campos não físicos do conhecimento, como as ciências sociais. Princípios unificadores para diversas ciências. Busca de uma integração na educação científica.

31 Os Fundamentos Básicos da TGS
Os sistemas existem dentro de sistemas. Os sistemas são abertos. As funções de um sistema dependem de sua natureza.

32 Conceito de Sistemas Entradas: Dados Energia Matéria Saídas: Informação Energia Matéria É um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados formando uma atividade para atingir um objetivo operando sobre dados/energia/matéria para fornecer informação/energia/matéria. Fonte: Idalberto Chiavenato

33 SISTEMA Entradas AMBIENTE Saídas

34 Tipos de Sistemas Quanto à sua constituição Quanto à sua natureza
Sistemas físicos ou concretos Sistemas abstratos ou conceituais Equipamentos, maquinaria, objetos e coisas reais. Hardware. Conceitos, filosofias, planos, hipóteses e idéias. Software. Quanto à sua natureza Sistemas fechados (não intercâmbio com o meio ambiente). Sistemas abertos (intercâmbio com o meio ambiente). Sistemas mecânicos. Adaptabilidade é a sua principal característica. Sistemas auto reguláveis. Auto organizáveis.

35 Parâmetros dos Sistemas
Ambiente Saída ou produto ou resultado (output) Entrada ou insumo (input) SISTEMA Processamento ou processador ou transformador (throughput) Feedback (Retroalimentação)

36 Conceitos Associados aos Sistemas
Um sistema é uma reunião ou conjunto de elementos relacionados Os elementos podem ser conceitos, (quando tratamos de sistemas conceituais), podem ser objetos (sistemas físicos), podem ser pessoas ( um time de futebol), podem ser formados pela combinação destes ( sistema homem- máquina), podem ser formados de outros sistemas (subsistemas) Os sistemas fazem parte de sistemas maiores (sistema total) Um dos problemas que enfrentamos ao analisar um sistema é saber até onde devemos decompor o sistema em subsistemas e até onde reunir sistemas em sistemas maiores.(limites)

37 Conceitos Associados aos Sistemas
Elementos: são os componentes do sistema. Os elementos do sistema podem por sua vez ser sistemas, isto é, subsistemas. Podem ser inanimados ou vivos ou ambos. Os elementos do sistema que entram são chamados de entradas e os que saem são chamados de saídas ou resultados. Processo de conversão: é um processo em que os elementos do sistema podem mudar de estados. Muda elementos de entrada em elementos de saída. Em um sistema organizado, os processos de conversão agregam valor e utilidade às entradas, ao serem convertidas em saídas.

38 Conceitos Associados aos Sistemas
Entradas e recursos: a diferença entre entradas e saídas é mínima, e depende do ponto de vista e circunstância. Os recursos são aplicados na conversão das entradas. Quando se avalia a eficácia de um sistema para alcançar seus objetivos, as entradas e os recursos, geralmente, são considerados como custos Saídas ou resultados: as saídas são os resultados do processo de conversão e são consideradas como resultados, êxitos ou benefícios

39 Conceitos Associados aos Sistemas
Entradas e recursos: a diferença entre entradas e saídas é mínima, e depende do ponto de vista e circunstância. Os recursos são aplicados na conversão das entradas. Quando se avalia a eficácia de um sistema para alcançar seus objetivos, as entradas e os recursos, geralmente, são considerados como custos Ambiente ou meio: é imperativo estabelecer os limites do sistema, quando se trata de sistema aberto. A definição dos limites do sistema determina quais os sistemas estão sob controle de quem toma decisões, e quais os que ficam fora de seu domínio Feedback: está relacionado ao conceito de controle. O propósito do feedback é o controle. Relações: se dão entre os objetos, subsistemas, entre objetos e subsistemas,....

40 Sistema e Seus Componentes
Três níveis hierárquicos representados Mais que 3 níveis, difícil trabalhar-se

41 TECNOLOGIA Tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas; As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos; Um método ou processo de construção e trabalho A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

42 Tecnologia da Informação
Conceito conjunto de recursos computacionais para manipulação e geração de informações/conhecimentos Componentes - hardware (e seus dispositivos e periféricos) - software (e seus recursos) - sistemas de telecomunicação gestão de dados e informações Peopleware

43 Tecnologia da Informação
Hardware

44 Tecnologia da Informação
Software Sistemas Informação ou

45 Tecnologia da Informação
Sistemas de Tele- comuni- cações

46 Gestão de Dados e Informações
Tecnologia da Informação Gestão de Dados e Informações  backup multivolume e local

47 Tecnologia da Informação
Peopleware

48 Sistema e Seus Componentes
Três níveis hierárquicos representados Mais que 3 níveis, difícil trabalhar-se

49 Sistema Empresa Ecossistema, Meio Ambiente Externo (MAE) e Interno
(MAI)  necessidade para seu funcionamento

50 Sistema Empresa (ou Organização)
A empresa (organização) é um sistema: complexidade de atividades funcionamento de processos envolvimento de pessoas e entidades externas manipulação de informações Objetivos: - satisfação clientes (I/E), desenvolvimento, modernidade, perenidade, lucratividade (inteligências competitiva e empresarial ou organizacional)

51 Sistema Empresa Abordagem sistêmica e racional
- integrativa e corporativa dos sistemas (fluxos) - ciência e comportamento (racionalização) - causa, ação e conseqüência - entrada, processamento, saída e retroalimentação  visão de floresta / harmonia  olhar de cima para baixo (o todo) (caixa d’água)

52 Sistema Empresa Funções Empresariais Estratégico Gerencial Operacional

53 Tecnologia da Informação
Peopleware Hardware Software Redes/Teleprocessamento SGDI

54 - negócio empresarial ou atividade organizacional (privada ou pública)
Sistemas de Informação Objetivo - auxiliar os processos decisórios na organização (E, T, O) Foco - negócio empresarial ou atividade organizacional (privada ou pública)

55  base: informação e conhecimento
Sistemas de Informação Benefícios - valor agregado ao produto - melhores serviços e vantagens competitivas - oportunidade de negócios - segurança nas informações - efetividade, qualidade e produtividade - carga de trabalho reduzida - redução de custos e de desperdícios - controle das operações, etc.  base: informação e conhecimento

56  capacitação é imprescindível
Sistemas de Informação Diferencial de negócios e solução de problemas organizacionais por meio da informação (interna e externa) e do conhecimento. O SI favorecerá: - as decisões (O/G/E) - a satisfação dos clientes (I/E) - alternativas de lucratividade - inteligências competitiva e organizacional  capacitação é imprescindível

57 Sistemas de Informação
Sistemas e procedimentos - ações, normas, processos (SISTEMA)  fundamentais para SI Gerenciais  formalizados (documentados)  juntos formam os “sistemas”  definição dos requisitos funcionais (PESSOAS) (SOFTWARE) (PESSOAS)

58 Sistemas de Informação
Decomposição dos subsistemas (input, processing, output)  integração de sistemas e procedimentos  “seleção” de dados na entrada para geração de informações úteis

59 O Sistema de Informação - SI
Uma classificação do SI Segundo o nível de decisão: SIO – Sistema de Informação Operacional SIG – Sistema de Informação Gerencial SIE – Sistema de Informação Estratégico Segundo a abrangência da Informação SI Pessoal SI Grupal SI Inter-grupal SI Inter-organizacional SI Global Benefício da TI no desempenho empresarial

60 Uma classificação do SI
Classificação segundo o nível de decisão Sistemas de Informação Operacional (SIO) transacionais, de apoio, rotineiros Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) de gestão intermediária Sistemas de Informação Estratégicos (SIE) executivos  integrados e coerentes

61 SI segundo o nível de decisão
“tipos”

62 O Uso da Informação SIG SIO SI segundo o nível de decisão SIE
Base de Dados

63 SI segundo a abrangência da informação
SI pessoal SI Grupal

64 SI segundo a abrangência da informação
SI Intergrupal

65 SI segundo a abrangência da informação
SI Interorganizacional SI Global

66 Alinhamento TI & Negócios
1 a 7% orçamento SI & Negócios Pressões Qualidade Redução de Tempo LUCRO Foco no cliente e no Mercado Liderança em Custo Organização Integração de Processos Competição Global

67 Alinhamento TI & Negócios
Integração dos SI’s organizacionais

68 Alinhamento TI & Negócios
Integração dos SI’s organizacionais Benefícios: Integração e padronização de PROCESSOS Eliminação de redundâncias Redução de tempo nas Operações Eficiência Adaptação às mudanças de processos Visão sistêmica da organização Acesso à informação Perspectivas diferentes de análise das informações Estruturação conforme o nível de decisão Preparação organizacional para integração de novas ferramentas

69 Alinhamento TI & Negócios
Integração dos SI’s organizacionais

70 Alinhamento TI & Negócios
Integração dos SI’s organizacionais Dificuldades: Implantação Imposição de padrões Fornecedor único Melhores práticas compartilhadas Resistências Readaptações Custos Complexidade Funcionalidades Número de usuários Adaptações Parametrizações Customizações

71 Alinhamento TI & Negócios
Integração dos SI’s organizacionais Então por que implantar: Constantes mudanças organizacionais Equipamentos arcaicos Equipamentos sobrecarregados Linguagem de programação arcaica Fornecedor ausente Impossibilidade de atualizações Evolução tecnológica Custos elevados de manutenção Necessidade de reengenharia Interconexão global

72 Alinhamento TI & Negócios
Integração dos SI’s organizacionais A sopa de Letrinhas: CRM – Customer Relationship Management CPFR – Collaborative, Planning, Forecasting and Replenishment BI – Business Intelligence SCM – Suply Chain Management ECC – Enterprise Core Competence WMS – Warehouse Management System B2B – Business to Business B2C – Business to Consumer B2G – Business to Governement B2E – Business to Employe GIS – Geografic Information System DW – Data Warehouse DM – Data Mart DMining – Data Mining IA – Inteligência Artificial BSC – Balanced ScoreCard

73 Referências Bibliográficas
ALBERTIN, A.L. – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÂO. São Paulo. Editora Atlas, 2004. ALVES, J.B.M. – TEORIA GERAL DOS SITEMAS. Florianóplolis. UFSC, em DEZ/2006. ANDRADE, A.L. (et al)– PENSAMENTO SISTÊMICO. Porto Alegre. Bookman, 2006. AUDY, J.L.N. – FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Porto Alegre. Bookman, 2005. BATISTA, E.O. – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo. Saraiva, 2006. BERTALANFFY, L. von – Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis, Editora Vozes, 1985. O’BRIEN, J.A. – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: e as deecisões gerenciais na era da Internet. São Paulo. Saraiva: 2001e 2006(1ª e 2ª Edições) REZENDE, D.A. – TECNOLOGIA DA INFROMAÇÃO: Aplicada a Sistemas de Informações Empresariais. São Paulo. Editora Atlas, 2006.


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