Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLívia Flor Alterado mais de 9 anos atrás
1
MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Uma proposta para análise e aplicação jornalística 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos
2
Caracterizar infográficos publicados Paleografia Com. Visual Des. Inf. Jornalismo Cognição Narrativa Definir o que é infográfico Modelo para caracterizar infográficos INTRODUÇÃO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução ■ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ Método de avaliação de leitura Avaliar a leitura de infográficos 2007 Definir o que é infográfico Método de avaliação de leitura Caracterizar infográficos publicados Criar peças para teste de leitura Avaliar a leitura de infográficos 2008 Paleografia Com. Visual Des. Inf. Jornalismo Cognição Narrativa Definir o que é infográfico Caracterizar infográficos publicados 2009 2010
3
Introdução □ Comunicação verbal e visual ■□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Comunicação é um processo de compartilhamento de informações com o objetivo de transmitir sentidos. 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos
4
COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL EuOutro 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □■□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ sensorial TATO AUDIÇÃO VISÃO
5
COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Comunicação verbal (escrita) Comunicação visual (imagens) 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□■□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ Os sistemas de escrita se desenvolveram a partir das pinturas rupestres (representativas). Nossa capacidade de ler foi desenvolvida a partir da capacidade de reconhecer objetos.
6
COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□■□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
7
COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL “Os fatos são representados pelo pensamento imagético de maneira mais completa, e são representados pelo pensamento conceitual de maneira mais clara.” (Flusser, 2008, p. 115) Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□■□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos
8
COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Quando usar imagens para comunicar? Quando usar a escrita para comunicar? Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□■□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos
9
COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□■□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos
10
COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□■ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos
11
DESIGN DA INFORMAÇÃO “Design da informação é definido como a arte e ciência de preparar a informação para que ela possa ser utilizada por seres humanos com eficácia e eficiência.” (Horn, 2000, p. 15) 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação ■□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
12
DESIGN DA INFORMAÇÃO Design Design da informação Visualização da informação Infográfico 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □■□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
13
DESIGN DA INFORMAÇÃO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□■ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ “Em jornais e revistas, [design da informação] é chamado information graphics; nos negócios, se chama presentation graphics ou business graphics; e na ciência, é conhecido como visualização científica.” (Horn, 2000, p. 17)
14
JORNALISMO O jornalismo deve fornecer “informação independente, confiável, precisa e compreensível, elementos importantes para que o cidadão seja livre.” (Kovach e Rosenstiel, 2003, p. 20) 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo ■□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
15
JORNALISMO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □■□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
16
JORNALISMO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□■□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
17
JORNALISMO Funções Verificar Selecionar Explicar Estilo Objetivo Preciso Claro Conciso 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□■ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
18
EM CONTEXTO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia ■□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
19
INFOGRÁFICO A infografia é um processo de visualização da informação. A função do infográfico é tornar algo visível ao leitor. 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □■□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
20
INFOGRÁFICO Vinculado a conteúdo jornalístico Representa dados de forma diagramática Promove a visualidade da informação 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□■ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
21
MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Três pares classificativos: Complementar/independente (Teixeira, 2007) Enciclopédico/específico (Teixeira, 2007) Estetizante/analítico (Cairo, 2008) 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização ■□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
22
MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □■□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ (Teixeira, 2007)
23
2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□■□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS (McCandless, 2009)(Mijksenaar, 1997)
24
MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Objetivo: sistema simples de avaliação Procedimento: pontuação de critérios (com definições claras) Teste: aplicação → panorama 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□■ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□
25
Teoria e lógica Decisões conceituais Medidas de operalização Amostragem Treinamento e confiabilidade Codificação Tabulação CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos ■□□□□□□□□ (Neuendorf, 2002)
26
CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Índice de independência Índice de especificidade Peças AGORA1,912,1345 DIÁRIO1,662,0029 ESTADO1,341,8172 FOLHA1,842,1050 JT1,341,4553 JORNAIS1,581,87249 ÉPOCA1,712,1059 VEJA1,932,2330 REVISTAS1,792,1589 MÉDIA1,631,94338 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □■□□□□□□□
27
CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□■□□□□□□
28
CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS IntegridadeUsabilidadeAparênciaConteúdoPeças AGORA7,006,164,475,5945 DIÁRIO6,905,693,485,5529 ESTADO7,396,493,576,0772 FOLHA7,246,324,086,1050 JT7,116,223,775,8753 JORNAIS7,176,223,775,87249 ÉPOCA7,566,614,536,0259 VEJA6,876,104,706,2030 REVISTAS7,336,444,586,0889 MÉDIA7,216,283,985,92338 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□■□□□□□
29
CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□■□□□□
30
CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□■□□□ Integridade Índices médios superiores a 2 pontos em cada subdivisão; Melhores índices foram obtidos na clareza, indicando que a linguagem infográfica segue o estilo jornalístico.
31
CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□■□□ Usabilidade Escolha de formatos que favoreciam a organização, mas não reforçavam conexões ou interpretações; Uso pouco frequente de recursos de hierarquização.
32
CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□■□ Aparência Grande quantidade de infográficos que se limitavam a quadros de textos; Uso limitado de elementos figurativos e iconográficos.
33
CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□■ Conteúdo Enfatizam ou resumem pontos centrais; Aprofundamento, contextualização e uso de visualidade são menos frequentes.
34
Teoria e lógicaDecisões conceituaisMedidas de operalizaçãoAmostragemTreinamento e confiabilidadeCodificaçãoTabulação MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos (Neuendorf, 2002)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.