A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Uma proposta para análise e aplicação jornalística 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Uma proposta para análise e aplicação jornalística 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos."— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Uma proposta para análise e aplicação jornalística 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos

2 Caracterizar infográficos publicados Paleografia Com. Visual Des. Inf. Jornalismo Cognição Narrativa Definir o que é infográfico Modelo para caracterizar infográficos INTRODUÇÃO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução ■ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ Método de avaliação de leitura Avaliar a leitura de infográficos 2007 Definir o que é infográfico Método de avaliação de leitura Caracterizar infográficos publicados Criar peças para teste de leitura Avaliar a leitura de infográficos 2008 Paleografia Com. Visual Des. Inf. Jornalismo Cognição Narrativa Definir o que é infográfico Caracterizar infográficos publicados 2009 2010

3 Introdução □ Comunicação verbal e visual ■□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Comunicação é um processo de compartilhamento de informações com o objetivo de transmitir sentidos. 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos

4 COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL EuOutro 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □■□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ sensorial TATO AUDIÇÃO VISÃO

5 COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Comunicação verbal (escrita) Comunicação visual (imagens) 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□■□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ Os sistemas de escrita se desenvolveram a partir das pinturas rupestres (representativas). Nossa capacidade de ler foi desenvolvida a partir da capacidade de reconhecer objetos.

6 COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□■□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

7 COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL “Os fatos são representados pelo pensamento imagético de maneira mais completa, e são representados pelo pensamento conceitual de maneira mais clara.” (Flusser, 2008, p. 115) Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□■□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos

8 COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Quando usar imagens para comunicar? Quando usar a escrita para comunicar? Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□■□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos

9 COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□■□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos

10 COMUNICAÇÃO VERBAL E VISUAL Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□■ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos

11 DESIGN DA INFORMAÇÃO “Design da informação é definido como a arte e ciência de preparar a informação para que ela possa ser utilizada por seres humanos com eficácia e eficiência.” (Horn, 2000, p. 15) 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação ■□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

12 DESIGN DA INFORMAÇÃO Design Design da informação Visualização da informação Infográfico 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □■□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

13 DESIGN DA INFORMAÇÃO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□■ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ “Em jornais e revistas, [design da informação] é chamado information graphics; nos negócios, se chama presentation graphics ou business graphics; e na ciência, é conhecido como visualização científica.” (Horn, 2000, p. 17)

14 JORNALISMO O jornalismo deve fornecer “informação independente, confiável, precisa e compreensível, elementos importantes para que o cidadão seja livre.” (Kovach e Rosenstiel, 2003, p. 20) 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo ■□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

15 JORNALISMO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □■□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

16 JORNALISMO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□■□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

17 JORNALISMO Funções  Verificar  Selecionar  Explicar Estilo  Objetivo  Preciso  Claro  Conciso 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□■ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

18 EM CONTEXTO 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia ■□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

19 INFOGRÁFICO A infografia é um processo de visualização da informação. A função do infográfico é tornar algo visível ao leitor. 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □■□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

20 INFOGRÁFICO  Vinculado a conteúdo jornalístico  Representa dados de forma diagramática  Promove a visualidade da informação 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□■ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

21 MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Três pares classificativos:  Complementar/independente (Teixeira, 2007)  Enciclopédico/específico (Teixeira, 2007)  Estetizante/analítico (Cairo, 2008) 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização ■□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

22 MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □■□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ (Teixeira, 2007)

23 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□■□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□ MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS (McCandless, 2009)(Mijksenaar, 1997)

24 MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS  Objetivo: sistema simples de avaliação  Procedimento: pontuação de critérios (com definições claras)  Teste: aplicação → panorama 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□■ Caracterização de infográficos □□□□□□□□□

25 Teoria e lógica Decisões conceituais Medidas de operalização Amostragem Treinamento e confiabilidade Codificação Tabulação CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos ■□□□□□□□□ (Neuendorf, 2002)

26 CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Índice de independência Índice de especificidade Peças AGORA1,912,1345 DIÁRIO1,662,0029 ESTADO1,341,8172 FOLHA1,842,1050 JT1,341,4553 JORNAIS1,581,87249 ÉPOCA1,712,1059 VEJA1,932,2330 REVISTAS1,792,1589 MÉDIA1,631,94338 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □■□□□□□□□

27 CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□■□□□□□□

28 CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS IntegridadeUsabilidadeAparênciaConteúdoPeças AGORA7,006,164,475,5945 DIÁRIO6,905,693,485,5529 ESTADO7,396,493,576,0772 FOLHA7,246,324,086,1050 JT7,116,223,775,8753 JORNAIS7,176,223,775,87249 ÉPOCA7,566,614,536,0259 VEJA6,876,104,706,2030 REVISTAS7,336,444,586,0889 MÉDIA7,216,283,985,92338 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□■□□□□□

29 CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□■□□□□

30 CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□■□□□  Integridade  Índices médios superiores a 2 pontos em cada subdivisão;  Melhores índices foram obtidos na clareza, indicando que a linguagem infográfica segue o estilo jornalístico.

31 CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□■□□  Usabilidade  Escolha de formatos que favoreciam a organização, mas não reforçavam conexões ou interpretações;  Uso pouco frequente de recursos de hierarquização.

32 CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□■□  Aparência  Grande quantidade de infográficos que se limitavam a quadros de textos;  Uso limitado de elementos figurativos e iconográficos.

33 CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos Introdução □ Comunicação verbal e visual □□□□□□□□ Design da informação □□□ Jornalismo □□□□ Infografia □□□ Modelo de caracterização □□□□ Caracterização de infográficos □□□□□□□□■  Conteúdo  Enfatizam ou resumem pontos centrais;  Aprofundamento, contextualização e uso de visualidade são menos frequentes.

34 Teoria e lógicaDecisões conceituaisMedidas de operalizaçãoAmostragemTreinamento e confiabilidadeCodificaçãoTabulação MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos (Neuendorf, 2002)


Carregar ppt "MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Uma proposta para análise e aplicação jornalística 2010.10.29S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google