Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlícia Frances Alterado mais de 9 anos atrás
1
EAE 115 - INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO
EAE INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO Adam Smith AULA 1
2
EAE 115 - INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO
EAE INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO Índice Objetivo do curso Método de ensino Programa do curso Bibliografia básica e complementar Atividades e métodos de avaliação
3
Qual o objetivo da disciplina ?
Alguns autores são considerados clássicos pela originalidade da análise econômica que desenvolveram em suas obras, ou seja, pela forma como forjaram conceitos e modelos com o intuito de explicar as relações econômicas. Em torno destes autores, criam-se escolas de pensamento que propagam o impacto de seus estudos e conclusões para além do período de sua fundação, influenciando a evolução da teoria econômica. Esta disciplina buscará apresentar as escolas clássicas do pensamento econômico, abrangendo desde os Mercantilistas (séculos XVI-XVIII) até o surgimento da economia Neoclássica e Keynesiana (século XX). Ao longo do curso serão discutidos os principais conceitos formulados pelos autores clássicos, destacando, sempre que possível, sua relação com a moderna teoria econômica. A presente disciplina procura enfatizar a constituição de conceitos e modelos básicos que estão na origem desta multiplicidade, onde muitas questões objetivas encontram diferentes respostas, dependendo do autor e do período considerado.
4
O que o aluno deve esperar alcançar ao final do curso ?
A multiplicidade de interpretações ou visões é uma das principais características da Ciência Econômica, mesmo em tempos atuais. Com o passar do semestre espera-se que o aluno vá adquirindo cada vez mais conceitos básicos através dos autores estudados, e que ele perceba a diversidade da discussão dessas informações, e que essa percepção o leve a uma reflexão cada vez maior dos clássicos do pensamento econômico, e conseqüente a um melhor entendimento do tema. Ao término do curso espera-se que o aluno tenha aprendido esses modelos básicos e a partir de então possa começar a desenvolver sua própria opinião em relação as questões econômicas.
5
O curso será ministrado por meio de aulas expositivas. As leituras são
Método de ensino O curso será ministrado por meio de aulas expositivas. As leituras são fundamentais e devem ser realizadas previamente as aulas. Todas as atividades propostas, tais como elaboração de trabalhos e exercícios são fundamentais para o aprendizado do conteúdo. AS AULAS NÃO SUBSTITUEM AS LEITURAS E EXERCÍCIOS E VICE-VERSA. Todas as informações e eventuais mudanças do curso poderão ser informadas através do erudito( acesso através site Por isso é muito importante o acompanhamento do site. Os alunos terão a sua disposição um horário de monitoria, que tem a função de lhes atender em relação às dúvidas sobre o conteúdo da disciplina.
6
Programa: iremos estudar os seguintes autores e e escolas do pensamento econômico
Introdução ao estudo da ciência econômica Antecedentes: o mercantilismo e a fisiocracia Adam Smith David Ricardo e Malhtus Bentham, Say e Senior Karl Marx John Stuart Mill Jevons, Menger e Walras Alfred Marshall Keynes
7
1) Introdução ao estudo da ciência econômica
Economia como ciência Meios e fins da economia Objetivo e objeto da Ciência Econômica As três questões fundamentais Importância dos modelos econômicos Economia e modo de produção capitalista Economia em debate Ligações entre autores do pensamento econômico
8
2) O mercantilismo e a fisiocracia
Contexto histórico do pensamento mercantilista A moeda Políticas econômicas mercantilistas Bibliografia Básica A FISIOCRACIA Contexto histórico do pensamento fisiocrata A ordem da natureza A Sociedade tripartida Repartição do produto Tributação e política governamental
9
3) Adam Smith Contexto histórico do pensamento de Smith Biografia
A divisão do trabalho O valor Os preços Os salários Os lucros Natureza, acumulação e emprego do capital Livre comércio e tributação Crítica à teoria do valor de Smith
10
4) David Ricardo e Thomas Malthus
Contexto histórico do pensamento de Ricardo A teoria da renda e do lucro A teoria do valor A solução de Ricardo para a transformação de valores em preços Fundamento econômico dos conflitos de classe Livre comércio e suas vantagens MALTHUS Contexto histórico do pensamento de Malthus A perspectiva social de Malthus A teoria da população Controles populacionais e nível de vida A teoria da renda A teoria da superprodução
11
5) Bibliografia: Bentham, Say e Senior ***********************
Jeremy Bentham Jean-Baptiste Say William Nassau Senior
12
6) Karl Marx O método de Marx (materialismo histórico e dialético)
Algumas questões teóricas em Marx A crítica de Marx à economia clássica A mercadoria O caráter social da produção de mercadorias Fetichismo Acumulação capitalista A transformação de valores em preços
13
7) John Stuart Mill Contexto histórico do pensamento de Mill
A obra Principles of Political economy Produção Distribuição Salários, lucros e renda A teoria do valor e os valores internacionais Sociedade e reforma
14
8) Jevons, Menger e Walras
Contexto histórico do pensamento marginalistao A importância do marginalismo
15
9) Alfred Marshall A obra Principles of Economy A Teoria da utilidade
A demanda O lado da oferta Os custos na formação da curva de oferta Os mercados Equilíbrio e formação de preços Curto e longo prazo
16
10) John Maynard Keynes Contexto histórico do pensamento Keynesiano
A euforia econômica do início do século XX nos EUA A grande depressão A saída da crise A Teoria de Keynes Demanda efetiva Crises de demanda efetiva O legado de Keynes
17
GALBRAITH,J.K. A era da incerteza. São Paulo : Pioneira, 1998
Bibliografia DOBB, M.Teorias de valor e distribuição desde A.Smith.Portugal: Ed Presenca, 1973 FEIJÓ, R. História do pensamento econômico: de Lao tse a Robert Lucas.São Paulo : Atlas, 2001 GALBRAITH,J.K. A era da incerteza. São Paulo : Pioneira, 1998 Hunt, E. K.História do Pensamento Econômico.Rio de Janeiro : Campus, 1987 JEVONS, W.S.Teoria da Economia Política.São Paulo: Abril Cultural, 1983 KEYNES, J. M. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Abril Cultural, 1983 MARSHALL, A. Princípios de Economia. São Paulo: Abril Cultural, 1983
18
MARX, K.O Capital.São Paulo: Abril Cultural, 1983
Bibliografia (cont.) MARX, K.O Capital.São Paulo: Abril Cultural, 1983 MARX, K.Para a Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1983 MARX, K.Salário, Preço e Lucro. São Paulo: Abril Cultural, 1983 Mill, J. S.Principios de economia política :com algumas de suas aplicações à filosofia social.São Paulo: Abril Cultural, 1983 NAPOLEONI, C.Smith, Ricardo e Marx. Rio de Janeiro : Graal, 1991 Ricardo, D. Princípios de Economia Política e Tributação.São Paulo: Abril Cultural, 1983 SAY, J.B.Tratado de Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1983 SMITH, A. A riqueza das nações:investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1983
19
Bibliografia (cont.) SWEEZY, P.M.Teoria do Desenvolvimento Capitalista. Rio de Janeiro: Zahar, 1982 WALRAS, L.Compendio dos Elementos de Economia Política Pura. São Paulo: Abril Cultural, 1983
20
Atividades e avaliação
As atividades ao longo do semestre serão: 4 listas de exercícios 1 trabalho 2 provas A média será composta pela nota da prova 1 (com peso 1), pela nota da prova 2 (com peso 2) e pela nota do trabalho. As listas de exercícios serão obrigatórias e não valerão nota, porém a cada lista de exercícios não entregue o aluno perderá 0,4 pontos em sua média final. Para serem aceitas as listas de exercícios deverão receber uma nota maior ou igual a cinco (5,0).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.