A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: Conceito de economia Prof ª Ms. Edineide Maria de Oliveira Economia AULA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: Conceito de economia Prof ª Ms. Edineide Maria de Oliveira Economia AULA."— Transcrição da apresentação:

1 Tema: Conceito de economia Prof ª Ms. Edineide Maria de Oliveira Economia AULA

2 ECONOMIA A palavra economia deriva do grego oikonomía: de óikos = casa; de nómos = lei; que significa a administração de uma casa, ou do Estado.

3 OBJETO DA ECONOMIA EQUILIBRAR: RECURSOS ESCASSOS X NECESSIDADES ILIMITADAS

4 Evolução do Pensamento Econômico Aristóteles ( a.C.) Platão ( a.C) Xenofontes ( a.C.) Mercantilismo( século XVI) Fisiocracia (século XVIII) Escola Clássica ( ) Teoria Neoclássica (1870 – século XX) Teoria Keynesiana ( ) Período recente (a partir de 1970)

5

6 MERCANTILISMO Primeira escola econômica. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre acumulação de riquezas de uma nação. O acúmulo de metais adquiri grande importância, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso, a política mercantilista acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.

7 FISIOCRACIA Escola francesa Acreditava que a terra era única fonte de riqueza Acreditava que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providencia Divina Dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique, o primeiro a dividir a economia em setores. Transformação da obra no sistema de circulação monetária input-output criado no século XX pelo economista russo, naturalizado norte-americano, Wassily Leontif, da Universidade de Harvard

8 FISIOCRACIA A presença do governo era desnecessário devido as leis da natureza era suprema A função do soberano era servir de intermediário para que as leis da natureza fossem cumpridas. A riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas, como lavoura, pesca e a mineração. Laissez faire, laissez passer. Encorajava-se a agricultura e exigia-se que as pessoas empenhadas no comércio e nas finanças fossem reduzidas ao menor número possível Os organicistas (fisiocratas) associaram conceitos de Medicina à Economia: circulação, fluxo, órgão e funções.

9 Escola Clássica Adam Smith ( ) Jean Baptiste Say ( ) David Ricardo ( ) Thomas Malthus ( ) John Stuart Mill ( )

10 Economia Política É a disciplina social que estuda a economia em sentido positivo (come ela é ), com o objetivo de representar concomitantemente, com o aux í lio de modelos matem á ticos se necess á rio, as constantes presentes no comportamento econômico de indiv í duos e institui ç ões p ú blicas e privadas.economiapositivomatem á ticosindiv í duos p ú blicasprivadas

11 A expressão Economia Política Afirmou-se a partir do início do século XVII, manifestação atribuída ao mercantilista francês Antoine de Montchrétien, autor de um tratado de Economia Política em 1615, pois a denominação usual da economia era adjetivada, isto sucedeu devido às dimensões da economia enquanto ramo do conhecimento, só que se alargaram com a maior complexidade assumida pelas questões econômicas, após o Renascimento, com o desenvolvimento de novos Estados- nações mercantilistas – Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Alemanha.

12 Economia Política Nesse período, os pensadores pós- renascentistas definiam a economia como ramo do conhecimento essencialmente voltado para a administração do Estado, sob o objetivo central de promover seu fortalecimento.

13 Economia Política Nesta época as questões de maior relevância eram: - os sistemas de posse territorial, - a servidão; - a arrecadação de tributos, a organização das primeiras corporações; - a concessão de mercados; - o comércio internacional; a cunhagem e o emprego de moedas. Essas questões eram tratadas sob os ângulos da política, filosofia e do direito canônico.

14 Economia Política Na Inglaterra, Ricardo, intitulou a sua obra Princípios de economia política e tributação. E, assim a Economia Política também passou para países da América Latina, inclusive o Brasil, sendo desnecessário ressaltar ter sido, desde logo, erigida em uma das cadeiras básicas dos novos cursos de ciências jurídicas criados pelo Decreto imperial de


Carregar ppt "Tema: Conceito de economia Prof ª Ms. Edineide Maria de Oliveira Economia AULA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google