A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Sem INFORMAÇÃO “ACHISMO”)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Sem INFORMAÇÃO “ACHISMO”)"— Transcrição da apresentação:

1 (Sem INFORMAÇÃO “ACHISMO”)
1. Introdução Tem PODER quem toma DECISÃO Toma DECISÃO correta quem tem SABEDORIA Tem SABEDORIA quem usa CONHECIMENTO Tem CONHECIMENTO quem possui INFORMAÇÃO (Sem INFORMAÇÃO “ACHISMO”) PORTANTO: INFORMAÇÃO É PODER

2 Processo de Tomada de Decisão
Informação e Conhecimento 1. Definição do PROBLEMA ou OPORTUNIDADE 2. Formulação de ALTERNATIVAS (Quem diz ter apenas uma ALTERNATIVA, não tem alternativa) 3. Avaliação das ALTERNATIVAS 4. Decisão: Escolha da melhor ALTERNATIVA Informação e Conhecimento Informação e Conhecimento Informação e Conhecimento

3 Grandes Invenções RODA MÁQUINA À VAPOR COMPUTADOR
Sociedade de Sobrevivência (troca de mercadorias) Poder: Monopólio de Mercadorias MÁQUINA À VAPOR Sociedade de Consumo (produção de bens e serviços) Poder: Monopólio da Produção COMPUTADOR Sociedade de Informação (globalização) Poder: Monopólio da Informação

4 Informação “Onipotente” “Onisciente” Onipresente Inconsumível
“Quem tem INFORMAÇÃO, pode tudo! (ou quase tudo ...) “Onisciente” “Quem tem INFORMAÇÃO, sabe tudo! (ou quase tudo ...) Onipresente INFORMAÇÃO tem o dom da ubiqüidade (pode estar em vários lugares ao mesmo tempo) Inconsumível INFORMAÇÃO pode ser reutilizada, não gasta Insaciável INFORMAÇÃO: quanto mais ... mais!

5 Informação Informação:
dados dotados de relevância e propósito (P. Drucker) extração de significado dos Dados, gerando uma mensagem “Se a mensagem verdadeiramente informa o Receptor então é uma INFORMAÇÃO, caso contrário é apenas um conjunto de dados sem significado” (Davenport & Prusak) Mensagem Emissor Receptor

6 Meio & Mensagem Ontem: “Televisão transformará a humanidade numa aldeia global e acabará com os conflitos mundiais” (McLuhan - O Meio é a Mensagem) Hoje: Internet mudará não apenas o modo como trabalhamos mas também quem somos (SERÁ???) Sempre: Meio não é Mensagem!!! EXEMPLOS: ter um moderno celular não garante, nem estimula conversas brilhantes ter um DVD de última geração não garante músicas maravilhosas Portanto: Dispor de sofisticada Tecnologia de Informação não implica obter a melhor Informação, muito menos ter Conhecimento e muito menos ainda ter Sabedoria

7 Exemplo: Dados e Informação
Cliente abastece num posto de gasolina DADOS: campos acerca de ... ... quando? (dia/hora) ... quanto? (litros, valor) ... como pagou? (cash, cartão, cheque, vale) ... qual veículo? (marca/chapa) ... quem? (identificação do cliente) INFORMAÇÃO: porque o cliente escolheu o posto? o cliente é assíduo? o cliente tem crédito?

8 Dados DADOS: Matéria-prima essencial para extração de Informação
Falso: Quanto mais dados, melhor! “Dados demais podem dificultar a identificação e a extração de significados que realmente importam” (Davenport & Prusak) Gestão de Dados: Quanto custa obter, armazenar e recuperar os dados? Qual a velocidade de armazenamento, recuperação? Qual a capacidade de armazenamento necessária?

9 Informação Fluxo de Informação: Gestão de Informação:
Hard (direto): telefone, mensageiro, , correio, livros Soft (eventual, informal): conversa no cafezinho, aviso no mural, artigo recomendado como importante Gestão de Informação: Quantitativa: Quantas mensagens por período? Quantas mensagens por tipo? ( , telas consultadas, cartas, relatórios, etc) Qualitativa: Mensagem trouxe um novo insight? Mensagem contribuiu para a tomada de decisão ou solução do problema?

10 Transformação de Dados em Informação (Davenport & Prusak)
Contextualização: extração de significado, dentro de um contexto Categorização: identificação dos componentes essenciais dos dados Cálculo: tratamento estatístico dos dados Correção: eliminação de dados com erros Condensação: apresentação dos dados de forma concisa, resumida, sintética

11 Requisitos da Informação (Blowersox & Closs, 1996)
Disponibilidade: informação deve estar disponível para ser acessada e atualizada, sempre que necessário, preferencialmente de qualquer lugar. Integridade: deve-se garantir que o acesso e a atualização da informação não comprometa sua integridade. Ex.: dois usuários acessando/alterando simultaneamente a mesma informação. Precisão: informação deve refletir a situação real. Ex.: a quantidade exata de um item no estoque ou a situação na qual de fato encontra-se o procesamento de um pedido.

12 Requisitos da Informação (Blowersox & Closs, 1996)
Rapidez na Atualização: menor diferença entre o momento que um fato ocorre e quando a informação acerca do mesmo encontra-se disponível Ex.: tempo decorrido entre o instante que um cliente faz um pedido e quando atualiza-se o banco de dados com tal fato. Formato Apropriado: informação deve ser apresentada no formato adequado às necessidades do usuário.

13 Requisitos da Informação (Blowersox & Closs, 1996)
Flexibilidade: informação deve ser disponibilizada de maneira flexível, de modo a satisfazer às necessidades dos usuários. Ex.: pedidos podem ser agregados por região, por tipos de produtos, por tipos de clientes, etc. Também, podem ser analíticas (informações detalhadas) ou sintéticas (apresenta-se apenas resumos, totalizações) Excepcionalidade: em termos gerenciais, deve-se priorizar informações que possibilitem a análise de situações de exceção, as quais requerem atenção especial, possivelmente com a necessidade de tomada de decisão.

14 Conhecimento “Mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações” (Davenport & Prusak) Tem Conhecimento aquele que: observa, escuta, pergunta tem dúvida, tem curiosidade sabe o que vale a pena sabe o que de fato é importante sabe o que na prática funciona (ou não funciona) sabe o que esperar de uma dada situação sabe qual o momento de acelerar e o de frear

15 Conhecimento “É o único recurso ilimitado, é o ativo que aumenta com o uso” (P. Romer - Stanford University) “Única vantagem sustentável que uma empresa tem é: aquilo que coletivamente ela sabe; a eficiência com que ela usa o que sabe; a prontidão com que ela adquire novos conhecimentos.” (Davenport & Prusak)

16 Capitais do Conhecimento
(Cavalcanti, 2001) Capital Ambiental Capital Intelectual Capital Estrutural Capital de Relacionamento

17 Capital Ambiental Características sócio-econômicas das regiões de atuação da organização Aspectos legais, valores éticos e culturais Aspectos governamentais, institucionais, estabilidade política Aspectos financeiros: nível de taxa de juros, mecanismos de financiamentos Importante: “Inteligência Competitiva: processo sistemático e ético de coleta de informações das atividades desenvolvidas pelos concorrentes e das tendências gerais dos ambientes de negócio”

18 Capital Intelectual Capacidade, habilidade, competência, experiência, conhecimento formal dos integrantes da organização Representa o valor dos funcionários, colaboradores, isto é, representa o que eles podem agregar de valor á organização Importante: definir as competências essenciais

19 Capital de Relacionamento
Rede de relacionamentos com os funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, etc. “... os clientes são os mais valiosos; eles pagam as contas” (Stewart, 1998) Estabelecimento de alianças estratégicas

20 Capital Estrutural Conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, fluxos de trabalho, marcas, patentes, sistemas de Informática Cultura da organização “tudo aquilo que fica na organização quando as pessoas deixam o escritório e vão para a casa” (Edvinsson, 1998)

21 Transformação de Informação em Conhecimento
(Davenport & Prusak) Comparação: de que forma as informações relativas a uma dada situação se comparam a outras situações conhecidas? Consequências: que implicações estas informações trazem para as decisões e tomadas de ação Conexões: quais as relações deste novo conhecimento com o conhecimento já acumulado? Conversação: o que as outras pessoas pensam desta informação?

22 Dados, Informação, Conhecimento e Sabedoria
Dados estão nos arquivos, nas mídias eletrônicas Informação pode ser extraída de um memorando, de uma tela, etc. Conhecimento existe dentro das pessoas, tem origem e é aplicado na mente das pessoas Sabedoria é a faculdade da pessoa usar adequadamente o Conhecimento adquirido e a Informação disponível

23 Processo de Tomada de Decisão
DECISOR INFORMAÇÃO DADOS CONSCIÊNCIA CRÍTICA, ÉTICA, VALORES CONHECIMENTO HONESTIDADE INTEGRIDADE RESPONSABILIDADE SABEDORIA AÇÃO


Carregar ppt "(Sem INFORMAÇÃO “ACHISMO”)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google