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CONCEITO CCQ é a atividade de grupos voluntários e autônomos, constituídos por 3 a 7 participantes, pertencentes ou não a uma mesma área de trabalho. OBJETIVO.

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1 CONCEITO CCQ é a atividade de grupos voluntários e autônomos, constituídos por 3 a 7 participantes, pertencentes ou não a uma mesma área de trabalho. OBJETIVO Promover o crescimento do ser humano, através da participação na solução de problemas atuais e potenciais, de forma contínua. CCQ - Círculos de Controle de Qualidade

2 Grupo IMÃ 09/06/2003 Armando (Operação) Colombo (Eletroeletrônica) George (Operação) Júlio (CCO) Marcelo (Operação) Márcio (Eletroeletrônica) Ronilson (Operação) Criação: Membros:

3 Identificação do Problema Problemas levantados pelo grupo : Dificuldade na detecção de trilhos partidos; Dificuldade em controlar a locomotiva comandada com pontos diferentes utilizando cabo jumper; Mangotes longos em trens.

4 Identificação do Problema GUT:

5 Mangotes Longos nos Trens Identificação do Problema

6 Observação do Problema Dificuldade do manobreiro identificar o mangote longo P CD A

7 Observação do Problema Passagem de nível ocasionando desacoplamento dos mangotes longos P CD A

8 Dificuldade em identificar o mangote longo Observação do Problema Não existe mecanismo para detectar o mangote longo de forma eficiente; Manobreiro não tem como identificar com precisão se o mangote é longo; Atraso na saída dos trens. P CD A

9 Observação do Problema Paradas de trens por desacoplamento de mangotes Ocorrências P CD A

10 Observação do Problema Paradas de trens por desacoplamento de mangotes Efeito na malha ferroviária P CD A Cargueiro Minério

11 Prejuízos na parada de um trem cargueiro com uma locomotiva e oitenta vagões Observação do Problema Parada na circulação de trens direta e indiretamente Diminuição no ciclo de vagões Atraso dos trens Atraso na entrega das cargas U$ 200,00 /h P CD A

12 P CD A Desenvolvimento Do Protótipo Testes Validar e Implantar Solução Proposta de Solução Cronograma P CD A Rodando o PDCA

13 Fluxo do Processo Atual Identifica e corrige Trem segue sem desacoplamento de mangote Trem pode parar por desacoplamento de mangote Não Sim Trem cargueiro formado aguardando rota no pátio de Tubarão Manobreiro procura mangotes longos P CD A

14 Objetivos e Metas Objetivo Criar um mecanismo eficiente para detectar ocorrências de mangotes longos na partida do trem. Desenvolver e testar o mecanismo até agosto de 2003 Meta P CD A

15 Cronograma inicial P CD A

16 Parada dos Trens Análise de Causa/Efeito Manobreiros tem dificuldade em identificar mangotes longos Inexistência de dispositivo para detecção de mangotes longos Desacoplamento dos mangotes P CD A

17 Comprovação das Causas Teste dos porquês Por que há necessidade de criar um dispositivo de detecção de mangote longo? - Porque há paradas de trens devido ao desacoplamento dos mangotes. Por que há paradas de trens devido ao desacoplamento dos mangotes? - Porque os manobreiros tem dificuldade em identificar os mangotes longos. Porque os manobreiros tem dificuldade em identificar os mangotes longos? - Porque não há nenhum dispositivo para detecção dos mangotes longos. P CD A

18 Análise de Causa/Efeito Inexistência de dispositivos para detecção de mangotes longos com precisão Causa Fundamental P CD A

19 Propor Soluções Adquirir no mercado um dispositivo Contratar o desenvolvimento de um dispositivo Desenvolver um dispositivo P CD A

20 Solução Adotada Desenvolver dispositivo para detectar mangotes longos P CD A

21 Análise de Viabilidade Valor estimado de 1 hora de um cargueiro parado: U$ 200,00 Cotação do Dólar: U$ 1,00 = R$ 3,00 Média Mensal em Horas de Trem parado: 63,09 hrs 200,00 * 3,00 * 63,09 * 3 * 12 = ,00 Prejuízo estimado das paradas durante um ano: R$ ,00 P CD A

22 Análise de Viabilidade Custo de uma unidade do dispositivo: R$ 1.000,00 Custo de 10 unidades: R$ ,00 Prejuízo das paradas durante um ano: R$ ,00 Proposta Viável P CD A

23 Fluxo Proposto Dispositivo Identifica o mangote longo Manobreiro Corrige Não Sim Trem cargueiro formado aguardando rota no pátio de Tubarão Maquinista recua o trem sobre o dispositivo Trem não possui mangotes longos P CD A

24 Plano de Ação P CD A

25 Cronograma Revisado P CD A

26 Ação Diagrama em Blocos do Sistema P CD A Microcontrolador Sensor de Mangotes Longos Display Dispositivo Sensor de Eixos Sirene

27 Ação DTML Detector Detector de Mangote Longo P CD A

28 Verificação Testes realizados com o protótipo: Vários testes efetuados com trens no pátio de Tubarão EFICÁCIA COMPROVADA P CD A

29 O Problema foi Solucionado? Melhoria da operação ferroviária P CD A

30 Ganhos Tangíveis Custo do DTML-100 (1 unidade):R$ 1.200,00 Custo para 10 equipamentos:R$ ,00 Total de custos:R$ ,00 Ganho total (1 ano de utilização): R$ ,00 Prejuízo de um ano devido a paradas de cargueiros por desacoplamento de mangotes longos: R$ ,00 P CD A

31 Ganhos Intangíveis Satisfação do cliente Flexibilidade Operação menos estressante aos manobreiros, maquinistas e operadores CCO Equipamento inteligente, que proporciona facilidade para integração e modificação de funções P CD A

32 Padronização Em fase de elaboração/revisão: Manual de treinamento PRO P CD A

33 Conclusão Será efetuada a contratação para fabricação de 10 unidades do sistema Utilização em outros pátios Utilização em outras ferrovias. P CD A

34 Planos para o Futuro Desenvolvimento de interfaces que permitam a telesupervisão do sistema a partir do CCO ou do computador de bordo da locomotiva. Incorporar função de identificação de vagão.

35 A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou. A. Szent-Gyorgyi


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