Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMateus Canto Alterado mais de 10 anos atrás
1
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009 1ºTen BM QOS/AsS/02 GLEICY
2
ASSISTENTE SOCIAL Profissional responsável pela garantia e ampliação da cidadania mediante o atendimento das demandas, elaboração de pesquisas e construção de propostas que contemplem as necessidades sociais da população. Em outras palavras, no campo das políticas sociais, o Assistente Social é o profissional que zela pela viabilização e concretização dos direitos sociais.
3
A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL Regulamentada pela Lei 3852/57; Requer formação universitária reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) de quatro anos; Cursos de Especialização Lato e Stricto Sensu; Dispõe de Conselhos Federal (CFESS) e Regionais (CRESS), Delegacias e Sindicatos que fiscalizam e orientam o exercício profissional; O exercício profissional é orientado pela legislação profissional (Código de Ética e da Lei de Regulamentação da Profissão); legislações sociais (ECA, LOS e LOAS), pelas Políticas dos Portadores de Deficiências e do Idoso, além das legislações complementares fundamentadas no capítulo Da Ordem Social da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
4
CAMPO DE ATUAÇÃO O Assistente Social atua nos mais variados setores: Saúde, Educação, Previdência Social, Habitação, Trabalho, Justiça, Nas Organizações Empresariais Privadas, nas Organizações Não-Governamentais, Forças Armadas e Auxiliares, entre outras.
5
SERVIÇO SOCIAL NA 3ª POLICLÍNICA-NITERÓI Na 3ª Policlínica-Niterói, a função do Serviço Social é viabilizar as diretrizes da política atual de saúde estabelecida pela Diretoria competente(DGS). A Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ é o órgão máximo do sistema interno de saúde da Corporação. É responsável por criar diretrizes e normas de funcionamento das suas unidades subordinadas e administrar a prestação de serviços por instituições credenciadas ao sistema, além de formular políticas de prevenção, assistência e treinamento de recursos humanos na área de saúde, coordenando a sua execução.
6
PRINCIPAIS AÇÕES Identificação das demandas sociais Levantamento e mobilização dos recursos da comunidade Estudo da realidade social dos bombeiros com vistas a propiciar medidas e benefícios que venham ao encontro de suas necessidades; Informação dos direitos sociais e previdenciários referentes à patologia especifica Emissão de parecer técnico nos casos de Licença para Acompanhar Tratamento de Saúde de Dependente (LATSD) e da Licença Especial em Caráter Excepcional (LECE) entre outros. Socialização e orientação aos bombeiros e seus dependentes sobre os programas sociais, serviços e recursos disponíveis na Corporação e na Comunidade de modo a efetivar o acesso aos mesmos.
7
PRINCIPAIS AÇÕES Contato e Acompanhamento com o paciente e/ou família Realização de grupos com pacientes e/ou familiares Realização de atividades educativas (palestra, oficinas, etc); Desenvolvimento de Parcerias com programas externos ao CBMERJ Inserção em comissões Multiprofissionais Participação de reuniões e eventos referentes aos assuntos específicos do Serviço Social; Participação no processo de Educação Continuada que visa ampliar o conhecimento, a integração da Equipe e a melhoria dos serviços oferecidos aos militares e seus dependentes.
8
ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS Agendamento Prévio ou Demanda Espontânea
9
ATENDIMENTOS EM GRUPO GASMU (GRUPO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER) Objetivo: Oferecer assistência à saúde da mulher às pacientes do CBMERJ/SEDEC numa perspectiva informativa, holística e multidisciplinar por meio de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde feminina. CURSO DE GESTANTE Objetivos: Sensibilizar os pais quanto à importância da participação efetiva no atendimento ao recém-nascido; e Socializar as informações que permitam aos pais a efetivação de seus direitos sociais (licenças maternidade e paternidade, auxílio natalidade, etc).
10
ATENDIMENTOS EM GRUPO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE OBESIDADE INFANTO-JUVENIL Objetivo:: Contribuir para promoção de estilos de vida saudáveis a partir da mudança de hábitos e reeducação alimentar. PROGRAMA DE CONTROLE DE TABAGISMO Objetivo: Sensibilizar o público-alvo quanto aos benefícios ocasionados com a cessação do ato de fumar. PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR Objetivo: Promover a orientação em Planejamento Familiar com vistas a efetivar o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos.
11
SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br polniteroi@cbmerj.rj.gov.br ouvidoria_3pol@cbmerj.rj.gov.br Tel: 2715-7367 // 2715-7317
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.