A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C ONCEITOS Um auxílio para aulas de história. E STADO N ACIONAL Estado: Nacional Independente Autônomo Sempre é Tributário: Trabalho Produtos Espécie($)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C ONCEITOS Um auxílio para aulas de história. E STADO N ACIONAL Estado: Nacional Independente Autônomo Sempre é Tributário: Trabalho Produtos Espécie($)"— Transcrição da apresentação:

1 C ONCEITOS Um auxílio para aulas de história

2 E STADO N ACIONAL Estado: Nacional Independente Autônomo Sempre é Tributário: Trabalho Produtos Espécie($)

3 E STADO M ONÁRQUICO : Absolutista: Leiga (civil) Religiosa Fundamentalista Teocrática Parlamentar e Constitucional: Eletiva: Monopartidária Bipartidária Multipartidária Com voto: Majoritário Distrital Distrital misto Lista partidária

4 E STADO R EPUBLICANO C ONSTITUCIONAL Presidencialista Bicameral Unicameral Eletiva: Monopartidária Bipartidária Multipartidária Com voto: Majoritário Distrital Distrital misto Lista partidária Parlamentarista Bicameral Unicameral Eletiva: Monopartidária Bipartidária Multipartidária Com voto: Majoritário Distrital Distrital misto Lista partidária

5 G OVERNO Administra o Estado temporariamente; Ministérios e demais órgãos burocráticos Órgão emissor de moeda Empresas do Estado (Estatais) Bancos de Fomento Define diretrizes, políticas públicas, para o para o Estado Curto prazo Médio prazo Longo prazo

6 O QUE O G OVERNO FAZ COM O E STADO ? Quantos cidadãos o Estado Atende ou Gerencia ou Regula ? O Estado amplia ou reduz? O Estado distribui ou concentra? O Estado insere ou exclui? Como o Estado Arrecada? De quem arrecada? O que faz com que arrecada?

7 G OVERNO DE D IREITA & G OVERNO DE E SQUERDA Esquerda Transformação Eleita para tal Golpe para chegar ao poder Populista Propostas de curto prazo como solução Ilusão de mudança Direita manutenção Eleita para tal Golpe para chegar ao poder Populista Propostas de curto prazo como solução Ilusão de mudança

8 O E STADO DEMOCRÁTICO As propostas de Governo são apresentadas aos cidadãos nos pleitos eleitorais Majoritárias: Cargos executivos (presidentes, Governadores, prefeitos) por maioria simples ou absoluta em 1 ou 2 turnos. Proporcionais Cargos Legislativos ( senadores, deputados da união ou dos estados ou províncias, e vereadores) onde são eleitos em número proporcional a população da área onde foi candidato.

9 O E STADO DEMOCRÁTICO – P ARTIDOS As propostas de governo, são apresentadas como propostas de um partido. Internamente seleciona dentre seus filiados, quem é o candidato ao cargo Se vencedor, executará a proposta de governo. A legislação partidária é variável de acordo com o país.


Carregar ppt "C ONCEITOS Um auxílio para aulas de história. E STADO N ACIONAL Estado: Nacional Independente Autônomo Sempre é Tributário: Trabalho Produtos Espécie($)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google