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Fabiano Simões Coelho Indicadores de Performance para maximizar o resultado das empresas www.fabianocoelho.com.br www.precificacao.com.br.

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1 Fabiano Simões Coelho Indicadores de Performance para maximizar o resultado das empresas

2 Medindo o sucesso nos negócios...
Qualquer empresa depende de instrumentos de navegação Cabe ao gestor, para diagnosticar um problema, ter sensibilidade para saber quando alguma coisa se comporta de forma estranha.

3 Regras da Natureza 1 – Ocupar Espaço 2 – Produtividade 3

4 Gestão Econômica Financiamento Investimento Operacional
Capital de Terceiros Capital de Giro Produtos / Serviços / Clientes Margem de Contribuição Capital Próprio Ativo ñ Circulante Custos e Desp. Fixos EBIT Remuneração EVA

5 Decisão de Financiamento
Capital de Terceiros Capital Próprio

6 Decisão de Investimento: Visão Econômica
Localização dos Desperdícios Gestão da Capacidade Disponível Investimento Capital de Giro Ativo ñ Circulante

7 Decisão de Investimento: Visão Financeira
Operacional Financiamento Investimento Necessidade de Capital de Giro Tesouraria Capital de Terceiros Capital de Giro Investimento Capital Próprio Ativo ñ Circulante Financiamento Ciclo Operarional PME PMR compra vende recebe PMP Ciclo Financeiro paga

8 Decisão de Investimento: Visão Moderna
Clientes Investimento Relacionamento Satisfação Capital de Giro Estrutural Estratégia Processos Inovação Ativo ñ Circulante Empregados Competências Envolvimento Comprometimento

9 Capital Intelectual de Pessoas
Por ventura considerais que uma cidade é feita por pedras e paredes? As cidades são feitas por homens e não de casas Santo Agostinho

10 Capital Intelectual de Pessoas

11 Margem de Contribuição
Decisão Operacional Financiamento Investimento Operacional Capital de Terceiros Capital de Giro Produtos e Serviços Margem de Contribuição Capital Próprio Ativo ñ Circulante Gestão de Produtos e Serviços Gestão da Carteira de Clientes Ocupar Espaço

12 Formação de Preço baseada em Custo
CDV Unit: Custos e despesas variáveis que variam de acordo com o produto (matéria-prima, energia elétrica, mão de obra, etc.) CD Fixo – Custos e Despesas Fixos: Podem ser identificados ao produto (quando este pertence a um produto) ou não identificados (neste caso, o produto deve absorver parte do mesmo – por isso a necessidade do rateio) % Lucro: margem de lucro estimada em função da receita % CD Variável: Custos e despesas variáveis que variam de acordo com a receita (Impostos sobre vendas, comissão, inadimplência, etc.)

13 Análise Mercadológica
Quem são seus reais clientes? Quem são seus reais concorrentes? O que realmente é o seu produto? Quais são suas estratégias e táticas de precificação?

14 Vocês venderiam um produto deficitário? Receita – Custos = Lucro
Decisão Operacional: Gestão de Produtos Vocês venderiam um produto deficitário? A B C D C. Var unit = $ 40,00 C. Fixo unit = $ 50,00 C unit Total = $ 90,00 Receita – Custos = Lucro Dados extras: Empresa próxima do PE Demanda produto D: 1 MM unid / ano Mark-up = 2,00 (lucro zero) Preço = $ 180,00 Preço Conc. = $ 140,00

15 Decisão Operacional: Gestão de Produtos
Vocês venderiam um produto deficitário? A B C D C. Var unit = $ 40,00 C. Fixo unit = $ 50,00 C unit Total = $ 90,00 Receita – Custos = Lucro C. Fixo unit = $ 50,00 Lucro Preço = $ 140,00 / mark-up = 2,00 SOBRA = $ 70,00 Mark-up = 2,00 (lucro zero) Lucro com a venda do produto D $ 30 MILHÕES (-) C. Var unit = $ 40,00 SOBRA = $ 30,00 Preço = $ 180,00 C. Fixo unit = $ 50,00 Lucro por unid = (20,00) Preço Conc. = $ 140,00

16 Decisão Operacional: Gestão de Produtos
Financiamento Investimento Operacional Capital de Terceiros Capital de Giro Produtos e Serviços Margem de Contribuição Capital Próprio Ativo ñ Circulante Desperdício Expansão de portfólio de produtos e serviços (versões e Segmentação) Venda de produtos em processo Diversifica-ção

17 Quanto custou a borracha??
Decisão Operacional: Gestão de Clientes Decisão de Compra do Consumidor Fatores Racionais Você Característica efetiva do produto Processo de compra Riscos envolvidos Preço compra um lápis e uma borracha, pagando pelos dois R$1,10, mas você sabe que o lápis é R$ 1,00 mais caro que a borracha, então Quanto custou a borracha?? Fatores Emocionais e Psicológicos

18 FINANÇAS: Arte e ciência de administrar fundos.
MBA em Gestão Financeira FINANÇAS: Arte e ciência de administrar fundos. Visa gerenciar os recursos de forma a: maximizar o retorno dos investidores; e Propiciar a manutenção de certo grau de liquidez.

19 O atual paradoxo gerencial:
Se você pode fazer muito mais com pouca gente, então as pessoas que permanecem são muito mais valiosas para você. Edward Gubman, CEO da Hewitt Associates “Uma máquina pode fazer o trabalho de 50 pessoas comuns. Máquina nenhuma pode fazer o trabalho de um homem incomum” . (Elbert Hubbard)

20 O perfil do profissional que todas as empresas procuram:
Características do Profissional Ideal O perfil do profissional que todas as empresas procuram: Ótima formação Visão empreendedora Capacidade de comunicação Ser feliz

21 fabiano@fabianocoelho.com.br (21) 9619-0406
Indicadores de Performance para maximizar o resultado das empresas MUITO OBRIGADO! (21) Fabiano Simões Coelho


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