A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Rede BIONORTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Rede BIONORTE."— Transcrição da apresentação:

1 Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Rede BIONORTE

2 DESCRIÇÃO Instituída no âmbito do MCT pela Portaria nº 901, de A BIONORTE é uma rede que integra Instituições da Amazônia Legal, com intuito de acelerar a formação de recursos humanos, especialmente de doutores, e propiciar o desenvolvimento de projetos que resultem em processos e produtos a partir da biodiversidade.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Gerar conhecimentos, processos e produtos a partir da biodiversidade amazônica; Formar recursos humanos, com ênfase na formação de doutores, e atração de pesquisadores para a região; Acelerar o processo de desenvolvimento da Amazônia Legal brasileira.

4 Estrutura de Governança Conselho Diretor – 19 membros ( Presidente: Dr. Luiz Antônio Barreto de Castro - Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED/MCT) ; Coordenação Executiva – Dr. Ricardo Melamed (CGEB/SEPED/MCT ) Comitê Científico – 12 membros ( 9 pesquisadores indicados pelas Secretarias de C&T&I dos 9 estados + 3 membros indicados pelo MCT) Núcleos Executores – ICTs e Setor Empresarial dos nove Estados da Amazônia Legal

5 Contextualização Criou-se CCE-BioNorte na maioria dos Estados MARANHÃO Zafira da Silva de Almeida (UEMA) Natilene Mesquita Brito (IFMA) Silvio Gomes Monteiro (UNICEUMA) Flávia Raquel F. Nascimento (UFMA) Patrícia Albuquerque (UFMA) Ana Lúcia Abreu Silva (UEMA)

6 Contextualização

7 CursoAno Iníci o Nível CAPES No. DocentesÁrea de AvaliaçãoAlunos matric. No. Titulados Perm.Colab. MESTRADO Biodiversidade e Conservação UFMA Cienc.Biológicas I2830 Sustentabilidade de Ecossistemas UFMA Interdisciplinar (Meio Ambiente e Agrárias) 2036 Saúde e Ambiente UFMA Interdisciplinar (Saúde e Biológicas) Química UFMA Química50106 Agroecologia UEMA Agronomia (C. Agrárias) 3086 Ciências Veterinárias UEMA Medicina Veterinária2116 Biologia Parasitária UNICEUMA Cienc.Biologicas III9-

8 ESTADOMSc N3MSc N4 MSc N5 MSc Tot. Dr. N3 Dr. N4 Dr. N5 Dr. Tot. Tot. Acre2202 Amapá Amazonas Maranhão7707 Mato Grosso Pará Rondônia Roraima3303 Tocantins Total

9 Distribuição dos Cursos de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia nos Estados da Amazônia Legal

10 Situação dos Programas de Pós-Grad. Os Programas existentes na área estão em fase de consolidação ou crescimento, sendo que sua maioria apresentam número limitado de docentes do quadro permanente; Em sua maioria os programas têm conceito de avaliação CAPES 3 ou 4, sendo que alguns da área de biodiversidade criados há mais tempo e com mais tradição têm nível de avaliação 5; Existe grande dificuldade para atração e fixação de doutores na Amazônia Legal, principalmente doutores já com experiência e altamente qualificados para atuar no sistema de pós-graduação e formar novos doutores; e Muitos programas apontam como dificuldades a falta de: espaço físico adequado, equipamentos e verbas para custeio, inclusive bolsas de estudo.

11 Encaminhamentos: Encaminhou-se solicitação à CAPES no intuito de flexibilizar-se a regra referente à participação de docentes orientadores nos quadros permanentes de apenas dois programas de pós-graduação ; Se os docentes dos quadros permanentes dos programas já existentes fossem autorizados a participar do quadro permanente de um terceiro programa, caso esse programa seja estruturado em forma de rede, seria possível criar no âmbito da Amazônia Legal um poderoso programa de pós-graduação, com ênfase na formação de doutores.

12 Doutorado em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia Área de Avaliação-CAPES BIOTECNOLOGIA Área de Concentração: Biodiversidade e Biotecnologia Linhas de Pesquisa: 1.Conhecimento da Biodiversidade Amazônica 2. Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade 3. Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprodutos e Bioprocessos

13 Doutorado em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia ESTRUTURAÇÃO: Coordenação geral Vice-Coordenador Colegiado Interestadual SEDE: Intinerante O Aluno teria um Diploma da Universidade de Origem e do Programa de PG da BioNorte.

14 Doutorado em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia ESTRUTURAÇÃO: Coordenação geral Vice-Coordenador Colegiado Interestadual SEDE: Intinerante O Aluno teria um Diploma da Universidade de Origem e do Programa de PG da BioNorte. Encaminhado à CAPES até 03/2010

15 Edital para projetos em rede nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia Publicação prevista: início de Outubro

16 Linhas de pesquisa do Edital: 1. Conhecimento da biodiversidade amazônica: Inventário da flora, fauna e microbiota da Amazônia brasileira; Taxonomia, coleções, distribuição geográfica, nichos ecológicos;e Etnobiologia.

17 Linhas de pesquisa do Edital: 2. Conservação e uso sustentável da biodiversidade: Manutenção e caracterização de bancos de germoplasma; Domesticação de espécies; Melhoramento genético; Sistemas de cultivo.

18 Linhas de pesquisa do Edital: 3. Bioprospecção e desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos: Produção de extratos e óleos essenciais; Desenvolvimento de bioensaios; Identificação e caracterização de princípios ativos; Bioinformática; Desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos - escalonamento de processos; Gestão da inovação.

19 Sobre o formato e objetivos: Os projetos de pesquisa deverão ser em redes ou sub-redes envolvendo pelo menos 3 Estados da Amazônia Legal (pelo menos 2 deles deverão ser AC, AP, RO, RR, MA, TO) ; Serão desejáveis os caracteres multidisciplinar e multi-institucional Deverão prever a formação de recursos humanos: doutores e permitir outras formas como especialização ou capacitação; Devem objetivar o desenvolvimento de bioprodutos e preferencialmente considerar várias etapas da cadeia produtiva.

20 Próximos Passos... Planilha com os nomes dos possíveis docentes do Doutorado Planilha enviada com o nome de 83 docentes (UFMA, UEMA, UNICEUMA e IFMA) Excetuando-se àqueles docentes que já são do RENORBIO (2 PG permanentes + RENORBIO)

21 Obrigada!


Carregar ppt "Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Rede BIONORTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google