A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da"— Transcrição da apresentação:

1 Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da
Amazônia Legal – Rede BIONORTE

2 DESCRIÇÃO Instituída no âmbito do MCT pela Portaria nº 901, de A BIONORTE é uma rede que integra Instituições da Amazônia Legal, com intuito de acelerar a formação de recursos humanos, especialmente de doutores, e propiciar o desenvolvimento de projetos que resultem em processos e produtos a partir da biodiversidade.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Gerar conhecimentos, processos e produtos a partir da biodiversidade amazônica; Formar recursos humanos, com ênfase na formação de doutores, e atração de pesquisadores para a região; Acelerar o processo de desenvolvimento da Amazônia Legal brasileira.

4 Estrutura de Governança
Conselho Diretor – 19 membros (Presidente: Dr. Luiz Antônio Barreto de Castro - Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED/MCT); Coordenação Executiva – Dr. Ricardo Melamed (CGEB/SEPED/MCT) Comitê Científico – 12 membros (9 pesquisadores indicados pelas Secretarias de C&T&I dos 9 estados + 3 membros indicados pelo MCT) Núcleos Executores – ICTs e Setor Empresarial dos nove Estados da Amazônia Legal

5 Contextualização Criou-se CCE-BioNorte na maioria dos Estados  MARANHÃO Zafira da Silva de Almeida (UEMA) Natilene Mesquita Brito (IFMA) Silvio Gomes Monteiro (UNICEUMA) Flávia Raquel F. Nascimento (UFMA)  Patrícia Albuquerque (UFMA)  Ana Lúcia Abreu Silva (UEMA)

6 Contextualização

7 Curso No. Titulados MESTRADO
Ano Início Nível CAPES No. Docentes Área de Avaliação Alunos matric. No. Titulados Perm. Colab. MESTRADO Biodiversidade e Conservação UFMA 2005 3 11 7 Cienc.Biológicas I 28 30 Sustentabilidade de Ecossistemas 2002 16 4 Interdisciplinar (Meio Ambiente e Agrárias) 20 36 Saúde e Ambiente 1996 10 12 Interdisciplinar (Saúde e Biológicas) 34 107 Química 1995 50 106 Agroecologia UEMA 5 Agronomia (C. Agrárias) 86 Ciências Veterinárias 2006 1 Medicina Veterinária 21 Biologia Parasitária UNICEUMA 2008 6 Cienc.Biologicas III 9 -

8 ESTADO MSc N3 MSc N4 MSc Tot. Dr. N3 Dr. N4 Dr. N5 Dr. Tot. Tot. Acre
2 Amapá 1 3 Amazonas 6 10 17 12 29 Maranhão 7 Mato Grosso 8 9 Pará 15 23 Rondônia Roraima Tocantins 5 Total 39 20 62 24 86

9 Distribuição dos Cursos de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia nos Estados da Amazônia Legal

10 Situação dos Programas de Pós-Grad.
Os Programas existentes na área estão em fase de consolidação ou crescimento, sendo que sua maioria apresentam número limitado de docentes do quadro permanente; Em sua maioria os programas têm conceito de avaliação CAPES 3 ou 4, sendo que alguns da área de biodiversidade criados há mais tempo e com mais tradição têm nível de avaliação 5; Existe grande dificuldade para atração e fixação de doutores na Amazônia Legal, principalmente doutores já com experiência e altamente qualificados para atuar no sistema de pós-graduação e formar novos doutores; e Muitos programas apontam como dificuldades a falta de: espaço físico adequado, equipamentos e verbas para custeio, inclusive bolsas de estudo.

11 Encaminhamentos: Encaminhou-se solicitação à CAPES no intuito de flexibilizar-se a regra referente à participação de docentes orientadores nos quadros permanentes de apenas dois programas de pós-graduação; Se os docentes dos quadros permanentes dos programas já existentes fossem autorizados a participar do quadro permanente de um terceiro programa, caso esse programa seja estruturado em forma de rede, seria possível criar no âmbito da Amazônia Legal um poderoso programa de pós-graduação, com ênfase na formação de doutores.

12 Doutorado em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia
Área de Avaliação-CAPES BIOTECNOLOGIA Área de Concentração: Biodiversidade e Biotecnologia Linhas de Pesquisa: Conhecimento da Biodiversidade Amazônica 2. Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade 3. Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprodutos e Bioprocessos

13 Doutorado em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia
ESTRUTURAÇÃO: Coordenação geral Vice-Coordenador Colegiado Interestadual SEDE: Intinerante O Aluno teria um Diploma da Universidade de Origem e do Programa de PG da BioNorte.

14 Doutorado em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia
ESTRUTURAÇÃO: Coordenação geral Vice-Coordenador Colegiado Interestadual SEDE: Intinerante O Aluno teria um Diploma da Universidade de Origem e do Programa de PG da BioNorte. Encaminhado à CAPES até 03/2010

15 Edital para projetos em rede nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia
Publicação prevista: início de Outubro

16 Linhas de pesquisa do Edital:
1. Conhecimento da biodiversidade amazônica: Inventário da flora, fauna e microbiota da Amazônia brasileira; Taxonomia, coleções, distribuição geográfica, nichos ecológicos;e Etnobiologia.

17 Linhas de pesquisa do Edital:
2. Conservação e uso sustentável da biodiversidade: Manutenção e caracterização de bancos de germoplasma; Domesticação de espécies; Melhoramento genético; Sistemas de cultivo.

18 Linhas de pesquisa do Edital:
3. Bioprospecção e desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos: Produção de extratos e óleos essenciais; Desenvolvimento de bioensaios; Identificação e caracterização de princípios ativos; Bioinformática; Desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos - escalonamento de processos; Gestão da inovação.

19 Sobre o formato e objetivos:
Os projetos de pesquisa deverão ser em redes ou sub-redes envolvendo pelo menos 3 Estados da Amazônia Legal (pelo menos 2 deles deverão ser AC, AP, RO, RR, MA, TO); Serão desejáveis os caracteres multidisciplinar e multi-institucional Deverão prever a formação de recursos humanos: doutores e permitir outras formas como especialização ou capacitação; Devem objetivar o desenvolvimento de bioprodutos e preferencialmente considerar várias etapas da cadeia produtiva.

20 Próximos Passos... Planilha com os nomes dos possíveis docentes do Doutorado  Planilha enviada com o nome de 83 docentes (UFMA, UEMA, UNICEUMA e IFMA)  Excetuando-se àqueles docentes que já são do RENORBIO (2 PG permanentes + RENORBIO)

21 Obrigada!


Carregar ppt "Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google