A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sérgio Lenz Fones (48) ou MSN: E B D Li ç ão 7 13/11/2011 Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC

2 Lição 7 13 de Novembro de 2011 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (2 Cr 7:14) Texto Áureo VERDADE PRÁTICA Quando o povo de Deus arrepende-se de seus pecados, além de receber o perdão divino, começa a viver uma fase de copiosas bênçãos.

3 Esboço da Lição: 3 – A GRANDE MISERICÓRDIA DE DEUS 2 – A LEI DO SENHOR E REMINISCÊNCIA 1 – OS RESULTADOS DE UM GENUÍNO AVIVAMENTO

4 O verdadeiro avivamento, segundo a lição deste domingo, não se limita a produzir cânticos e celebrações, mas: CONTRIÇÃO CONFISSÃO ARREPENDIMENTO

5 1.1 – Arrependimento e confissão de pecados (Ne 9:1): Pano de saco era um tecido rústico usado em várias aplicações, citado freqüentemente na Bíblia como um tipo de vestimenta. Roupas de pano de saco serviam para comunicar certas emoções ou atitudes às outras pessoas. Em termos gerais, a roupa de pano de saco mostrava a angústia da pessoa.

6 1.2 – Sinais do verdadeiro arrependimento: O significado básico de arrependimento (gr. metanoeo) é voltar-se ao contrário; dar uma volta completa. Trata-se de abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo e, através dEle, para Deus.

7 1.2 – Sinais do verdadeiro arrependimento: O arrependimento inclui três aspectos: 1º) O aspecto intelectual, ou seja, o reconhecimento, pelo homem, do erro de sua vida, sua culpa diante de Deus, sua incapacidade para, em suas próprias forças agradar a Deus. Sendo o homem um ser intelectual, Deus somente se agrada em ser adorado por meio de um processa racional.

8 1.2 – Sinais do verdadeiro arrependimento: O arrependimento inclui três aspectos: 2º) O aspecto emocional – tristeza pelo seu pecado como uma ofensa contra um Deus santo e justo. Os sentimentos não são equivalentes ao arrependimento, mas podem conduzir a um verdadeiro arrependimento, porque o verdadeiro arrependimento não pode provir de um coração frio ou indiferente.

9 1.2 – Sinais do verdadeiro arrependimento: O arrependimento inclui três aspectos: 3º) O aspecto da vontade ou volitivo – mudança de propósito, resolução íntima contra o pecado e disposição para buscar de Deus o perdão, purificação e poder. Este é o mais importante dos elementos, pois Deus pode apelar à pessoa para se converter, chamá-la ao arrependimento, mas como Deus dotou o homem com o livre arbítrio, somente este pode ou não aceitar o perdão divino; somente o próprio homem pode escolher arrepender-se ou não.

10 1.3 – Apartaram-se dos povos idólatras (Ne 9:2a): Arrependimento na Bíblia significa mudar ou voltar-se. A Palavra indica que deve haver uma completa mudança no indivíduo. Vivendo um grande e autêntico avivamento, o povo apartou-se: 1 – Dos costumes pagãos. 2 – Das mulheres estrangeiras. O preço sempre será alto!

11 1 – Qual a primeira grande conseqüência do avivamento? 2 – O que os judeus usaram, para demonstrar tristeza?

12 2.1 – Valorizando a Lei do SENHOR: A Palavra de Deus é o alimento da alma! Há quanto tempo tens feito tua alma jejuar?

13 2.2 – A confissão dos pecados: HUMILHAR-SE CLAMAR ARREPENDER-SE MUDAR AS ATITUDES ENDURECER A CERVIZ RECLAMAR PERSISTIR NO ERRO EM NOSSAS DERROTAS, FRACASSOS, PREJUÍZOS E OUTROS SOFRIMENTOS SÓ EXISTEM DOIS CAMINHOS

14 2.3 – Relembrando a história do seu povo: Ela pode ser esboçada da seguinte forma: a criação (9:6); o chamado de Abraão e a aliança que Deus fez com ele (9:7,8); o êxodo do Egito(9:9-12); a entrega da lei no monte Sinai(9:13,14); a providencia divina durante a jornada pelo deserto(9:15); as repetidas rebeliões do povo no deserto, em contraste com a imutável bondade de Deus(9:16-21); a conquista de Canaã(9:22-25); a era dos juizes(9:26-28); a falta de atenção às advertências, resultando no cativeiro(9:29-31); os apelos por perdão e libertação das conseqüências do cativeiro(9:32-37) e o desejo do povo de estabelecer aliança com Deus(9:38). Este versículo é, de várias maneiras, a parte mais importante da oração. Os judeus perceberam que o problema eram eles, não o Senhor. Com base nisso, se dispuseram a fazer um novo concerto com o Senhor.

15 3 – O que a leitura da Palavra gerou para o povo de Israel? 4 – Que fizeram os judeus após o arrependimento de pecados?

16 3.1 – Deus clemente e misericordioso (Ne 9:31): Apesar da incredulidade de Israel (e do mundo), o SENHOR continua: Sendo longânimo (=pessoa de extrema paciência) Exercitando a paciência. Executando a misericórdia ( Piedade, compaixão, sentimento despertado pela infelicidade de outrem. Perdão concedido unicamente por bondade; graça).

17 3.2 – A súplica de Israel: Deus tem um plano para todos: Estar sempre presente em todos os momentos de nossa vida. Israel entendeu que para isso se cumprir, necessitava: 1. Firmar um concerto com Deus. 2. Suplicar pela misericórdia divina. 3. Na tragédia, reconhecer a direção divina em todas as coisas.

18 3.3 – Um firme concerto: Para ter uma vida vitoriosa é preciso tomar algumas decisões. São elas: [1] Decida não usar a unção divina em detrimento do caráter: Não encubra o pecado com sinais e maravilhas. Decida parar de flertar com o mundo imediatamente. Decida reduzir todas as suas paixões a uma só – Deus e seu Reino. Decida obter vitória permanente em Cristo, e não apenas vitórias ocasionais. [1] Extraído do Estudo sobre Sansão da Prof. Izabel C. Veiga Mello do CEEDUC.

19 3.3 – Um firme concerto: Quanto mais nos aproximamos de Deus através da comunhão, mais distantes ficamos do pecado e das concupiscências da carne. Porém o inverso também é verdadeiro. Isto é lei! META: Cada dia ficar mais parecido com Cristo. MÉTODO: Andar em espírito!

20 5 – O que acontece quando o povo se arrepende e se compromete definitivamente com o SENHOR?

21 A EXEMPLO DE NEEMIAS ROGUEMOS:


Carregar ppt "Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google