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INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO

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Apresentação em tema: "INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
MB-721 Análise de Decisão Semestre

2 Aplicação do Mapa Cognitivo para construir uma Estrutura Hierarquica
Aula 2 - parte 5 Aplicação do Mapa Cognitivo para construir uma Estrutura Hierarquica 05 abril 2013

3 EMENTA Introduçaõ a Análise de Decisão. Métodos Probabilisticos Análise de sensibilidade e perfil de risco. Métodos não probabilísticos. Introdução a métodos de apoio multicritério à decisão (AMD). Construção de uma Estrutura Hierárquica. 3. Método AHP e abordagens. Teoria de utilidade. Uso da função de utilidade para a tomada de decisões. 4. Apresentação do Trabalho Final.

4 Mapas cognitivos “Permite retratar idéias, sentimentos, valores e atitudes e seus inter-relacionamentos, de forma que torne possível o estudo de um problema e a sua posterior análise, utilizando para tal uma representação gráfica”. Gomes et al., (2006)

5 Etapas da construção do mapa cognitivo:
1ª Etapa: Construção dos mapas cognitivos individuais 2ª Etapa: Validação dos mapas cognitivos individuais 3ª Etapa: Agregação dos mapas cognitivos individuais 4ª Etapa: Construção do mapa cognitivo congregado

6 1ª Etapa: Construção dos mapas cognitivos individuais
1° Passo: Definição de um rótulo 2° Passo: Definição dos elementos primários de avaliação (EPAs) 3° Passo: Construção dos conceitos 4° Passo: Construção da hierarquia de conceitos

7 1ª Etapa: Construção dos mapas cognitivos individuais
1° Passo: Definição de um rótulo Exemplo: Uma empresa deseja expandir seu mercado vendendo produtos para o exterior e contrata um consultor para auxiliar nesta decisão, visto que trará sérias mudanças para a empresa. Os acionistas são os decisores. O rótulo para o problema poderia ser: “Exportação de produtos”.

8 1ª Etapa: Construção dos mapas cognitivos individuais
2° Passo: Definição dos elementos primários de avaliação (EPAs) Os EPAs são os conceitos que o decisor considera relevantes sobre o problema e os transmite ao facilitador no momento da entrevista em forma de frases.

9 1ª Etapa: Construção dos mapas cognitivos individuais
Exemplos de EPAs: “aumento do mercado atual”; “faz parte da visão da empresa expandir para o exterior”; “definição do(s) país(es) de mercado alvo dos produtos”.

10 1ª Etapa: Construção dos mapas cognitivos individuais
3° Passo: Construção dos conceitos Cada EPA deve ser modificado com a inclusão de alguns verbos para o infinitivo sugerindo que o EPA seja orientado para uma ação. Conceitos: “aumentar o mercado atual”; “cumprir o que a visão da empresa determina sobre expandir para o exterior”; “definir o(s) país(es) de mercado alvo dos produtos”.

11 1ª Etapa: Construção dos mapas cognitivos individuais
4° Passo: Construção da hierarquia de conceitos

12 2ª Etapa: Validação dos mapas cognitivos individuais
Mapa individual A Mapa individual B Facilitador Decisor A

13 3° Etapa: Agregação dos mapas cognitivos individuais
Mapa individual A Mapa individual B Mapa Agregado Fonte: Adaptado de Jardim (2003)

14 4ª Etapa: Construção do mapa cognitivo congregado

15 Mapas cognitivos Podem ser aplicados para atender um indivíduo ou um grupo de indivíduos (decisores) e geralmente é construído por um analista (facilitador), que de forma mais neutra possível tenta interpretar e relacionar tais idéias.

16 Mapas cognitivos agregado (de grupo) e congregado
Mapa cognitivo agregado e congregado: Utilizado quando o facilitador está lidando com um grupo de decisores que representam os diversos grupos de interesse envolvidos no processo decisório. Mapeamento complexo Inicia-se com a confecção de diversos mapas individuais, de cada um dos membros do grupo, e depois, o facilitador agrega os mesmos gerando um único mapa agregado. Este mapa agregado deve ser validado e então é denominado mapa congregado.

17 Análise do Mapa Cognitivo

18 Etapas da análise do mapa cognitivo:
1º Etapa: Identificação dos clusters 2º Etapa: Identificação das linhas de argumentação. 3º Etapa: Identificação dos ramos

19 Mapas cognitivos (Ackermann et al.(1992):
Por quê? Para procurar explorar as razões de determinada afirmação. Como? Para procurar explorar as formas que o cliente discerne como possíveis para viabilizar alguma ação. Como isto se liga a (...)? Para procurar identificar explicações e conseqüências de determinada afirmação. Em vez de (...)? Para explorar o conteúdo concreto daquilo que foi expresso pelo indivíduo.

20 Análise do Mapa Cognitivo
1º Etapa: Identificação dos clusters Agrupamentos formados como conseqüência das afinidades entre os conceitos do mapa. Fonte: Lima (2008)

21 Análise do Mapa Cognitivo
1ºEtapa: Identificação dos clusters Evidenciam informações estratégicas. Fonte: Lima (2008)

22 Análise do Mapa Cognitivo
2º Etapa: Identificação das linhas de argumentação Seqüência de conceitos que se conectam entre si por uma relação de influência e que formam uma linha de raciocínio de meios e fins com início em um conceito-cauda e término em um conceito cabeça.

23 Fonte: Lima (2008)

24 Análise do Mapa Cognitivo
3º Etapa: Identificação dos Ramos Constituídos por uma ou mais linhas de argumentação que demonstrem preocupações similares sobre o contexto decisório (ENSSLIN, et al., 2001).

25 Aplicação do Mapa Cognitivo para construir uma Estrutura Hierarquica
Trabalho de Madeira na revista PODES.pdf

26 APLICAÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS E AHP PARA SELEÇÃO DE AERONAVES POR UMA COMPANHIA AEREA REGULAR
artigos de apoio\MB-217 Perote versão final rev 23Jun10.doc

27

28 APLICAÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS E AHP PARA SELEÇÃO DE AERONAVES POR UMA COMPANHIA AEREA REGULAR
Objetivos específicos: Uso de mapas cognitivos; Validação dos pontos de vista fundamentais (PVF) (equivalentes a critérios) conforme os axiomas apresentados por Bana e Costa (1992); proposição de uma estrutura hierárquica Objetivo geral: Aplicação do método AHP (Analytical Hierarchy Process) à seleção de aeronaves por uma companhia aérea regular precedido pela estruturação do problema utilizando Mapas Cognitivos.

29 APLICAÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS E AHP PARA SELEÇÃO DE AERONAVES POR UMA COMPANHIA AEREA REGULAR

30 APLICAÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS E AHP PARA SELEÇÃO DE AERONAVES POR UMA COMPANHIA AEREA REGULAR

31 Multimetodologia: Exemplo 1
C1 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 C2 18, 20, 21 C3 22, 23, 24, 25, 26 C4 19, 27, 28, 29 C5 30, 32, 33, 34 C6 31, 35, 36, 37, 38, 39

32 Validação dos PVFs ~ Critérios à luz dos axiomas
APLICAÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS E AHP PARA SELEÇÃO DE AERONAVES POR UMA COMPANHIA AEREA REGULAR PVF Definição É isolável? É essencial? É controlável? 2 Ter um baixo custo direto de operação... Não ter Custos diretos de operação são aqueles diretamente relacionados à operação da aeronave, tais como combustível, manutenção, salários da tripulação e custos de aquisição (ou leasing) da aeronave. Sim, pois em linhas gerais trata dos custos diretos de operação médios por viagem e/ou por assento para uma rota média, o que não tem relação direta com nenhum outro PVF. Sim, pois a companhia aérea não pode incorporar um ativo ao seu patrimônio sem conhecer os custos de operá-lo. Sim, porque, para fins de avaliação, as premissas de cálculo devem ser fixas, o que elimina variações do ambiente inerentes a situações reais. 18 Ter performance adequada... Não ter Por “performance adequada” entende-se, neste caso, desempenho satisfatório de decolagem em aeroportos críticos (e.g. pista curta, alta temperatura, alta altitude) e alcance (distância máxima de vôo a partir de uma dada origem). Sim, porque este critério avalia se o desempenho da aero-nave impõe, por ques-tões de segurança ou limitações técnicas, alguma restrição ao cumprimento da missão (e.g. número de passageiros menor que o máximo da aeronave). Sim, pois se uma dada alternativa é mal avaliada neste critério, pode prejudicar severamente a estratégia da empresa aérea de atender a determinados mercados. Sim, pois o resultado da avaliação depende de premissas bem estabelecidas, tais como a malha a ser operada e as condições operacionais de despacho da aeronave. Validação dos PVFs ~ Critérios à luz dos axiomas

33 APLICAÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS E AHP PARA SELEÇÃO DE AERONAVES POR UMA COMPANHIA AEREA REGULAR

34 Tarefa 3 para 17 de maio ,


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