A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 07 – Transmissão de Dados

2 TELECOMUNICAÇÕES As comunicações podem ser definidas como as transmissões de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor. O sinal compreende uma mensagem que é composta por uma informação ou por um dado. Um sinal trafega por um meio físico, responsável por estabelecer fisicamente a comunicação entre emissor e o receptor

3 TELECOMUNICAÇÕES RECEPTOR EMISSOR

4 TELECOMUNICAÇÕES As telecomunicações se referem à transmissão eletrônica para comunicações, inclusive meios com: rádios, telefone, televisão. A comunicação de dados, um subconjunto de telecomunicações, se refere à coleta, processamento e distribuição eletrônica dos dados – tipicamente entre dispositivos de hardware de sistemas de computadores.

5 TELECOMUNICAÇÕES Um meio de telecomunicação  é qualquer coisa que transporte um sinal eletrônico e faça uma interface entre um dispositivo emissor e um dispositivo receptor. Um dispositivo de telecomunicação  é um componente de hardware que permite que a comunicação eletrônica ocorra.

6 TRANSMISSÃO DE DADOS Conceitos Básicos Informação
-Dados manipulados e processados Sinal -Representação específica das informações no momento da transmissão -Onda eletromagnética que se propaga através de um meio físico

7 TRANSMISSÃO DE DADOS Tipos de Sinal Analógico
-Sinal que varia continuamente no tempo Digital -Sinal que varia em um conjunto de valores discretos

8 CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO
A velocidade de um meio de transmissão é medida em bits por segundo (bps), o número de bits (0 ou 1) que podem ser transferidos por segundo. A maioria dos meios de comunicações podem acomodar várias freqüências de sinal do mesmo tempo. A variação de freqüência de sinal que pode ser enviados simultaneamente através de um determinado meio é conhecido como largura de banda. Quanto maior a largura da banda maior a capacidade de transmissão.

9 MODOS DE TRANSMISSÃO Simplex: Os dados trafegam somente em uma direção. A informação só tem um sentido, do transmissor para o receptor. Um exemplo é a transmissão de TV: você recebe o sinal e vê a programação, mas nunca consegue enviar a sua imagem para o canal; Ex: TV normal, rádio; Half-duplex: Os dados trafegam em ambas as direções, mas apenas uma direção por vez. A informação é transmitida em ambos os sentidos, em modo alternado, ou seja, em um determinado instante a informação só vai ou só vem, a fim de evitar conflitos na linha de dados. Um exemplo de comunicação Half-Duplex é entre duas pessoas utilizando um walkie-talkie. Quando uma pessoa fala a outra deve escutar. Ex. Rádio amador; Full-duplex: Os dados trafegam em ambas as direções ao mesmo tempo. informação é transmitida em ambos os sentidos de modo simultâneo. Um exemplo de comunicação Full-duplex é entre pessoas através do sistema telefônico Ex: Telefone, , Messenger e etc.

10 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO PAR TRANÇADO É o meio de comunicação mais barato e mais utilizados em ambientes de redes LANs atualmente; É constituído por pares de fios de cobre trançados, que constituem o meio de comunicação; É bastante utilizado em Sistema de Cabeamento Estruturado, onde utiliza cabos e conectores definifos por padrões internacionais;

11 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO PAR TRANÇADO Também chamados de cabos UTP os cabos de par trançado são compostos por pares de fios sendo que cada par é isolado um do outro e todos são trançados juntos dentro de uma cobertura externa. Não havendo blindagem física interna, sua proteção é encontrada através do "efeito de cancelamento", onde mutuamente reduz a interferência eletromagnética de radiofreqüência.

12 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO PAR TRANÇADO

13 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO PAR TRANÇADO VANTAGENS: - Possui flexibilidade – cabeamento estruturado - Fácil Instalação - Taxa de transmissão alta e rápida (10 – 100 – 1000 Mbps) - Baixo Custo DESVANTAGENS: - Sucessível às interferências a ruídos (motores). - Bastante manutenção dos conectores – quebra faxineira - Atingi distância pequena (máximo de 100 metros)

14 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO COAXIAL Cabo condutor utilizado para transmitir sinais. Sua maior vantagem é a blindagem que reduz os ruídos durante a transmissão dos dados.

15 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO COAXIAL Além de sua utilização em redes locais, é muito usado para sinais de televisão, como por exemplo transmissão de TV a cabo. Muitas empresas também o usam na construção de sistemas de segurança, sistemas de circuitos televisivos fechados e outros.

16 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO COAXIAL VANTAGENS - Fácil instalação - Baixo custo de instalação - Atinge uma distância máxima de 150m. DESVANTAGENS - Mau contato -Lento com uma rede com muitos micros -Em geral utilizado em topologia Linear (Barramento) -Se um cabo romper a rede toda para

17 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO COAXIAL

18 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO DE FIBRA ÓTICA Transmite sinais através de feixes de luz. É classificada em dois tipos: – Multímodo: um feixe de luz que viaja ao longo do seu trajeto realiza diferentes reflexos na parede do canal; – Monomodo: o sinal de luz é transportado em uma única direção no canal. Atinge distância maiores comparada com o modelo Multímodo.

19 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO DE FIBRA ÓTICA

20 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES
CABO DE FIBRA ÓTICA Vantagens: Imune à interferência eletromagnética – sinal feixe de luz ; Sofre menos atenuação (perda de sinal), geralmente alcança a distância de 2 Km sem a necessidade de repetidor; Largura de banda elevada (velocidade de Mbps a Gbps); Desvantagens: Custo elevado de instalação e montagem, comparado com os outros meios de comunicação; Maior dificuldade na instalação e montagem.


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google